Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Comprometimento com o sucesso

Comprometimento com o sucesso

10/10/2013 Marlene Monteiro

Coaching é o nome de um moderno método que revolucionou, no início deste século, os processos de tratamento e assistência psicológica.

Se é verdade que a Programação Neurolinguística pode ser vista como uma síntese da Psicologia, então não será exagero afirmar que o Coaching é a PNL em síntese. Nascido nos meios esportivos, o Coaching pretendeu, inicialmente, trabalhar o moral dos atletas, estabelecendo metas de conquista esportiva e direcionando-lhes a mente para o sucesso nos certames que tinham de enfrentar.

O coach (treinador) tornou-se um líder do atleta, acrescentando a suas condições físicas um preparo psicológico até então nunca conseguido. Em pouco tempo compreendeu-se que o processo denominado Coaching podia-se estender além dos campos e quadras do esporte. Assim é que hoje temos O Coaching das Organizações, de saúde, de negócios, de finanças, de carreira, das empresas e muitas outras modalidades, todas centradas num só processo: guiar o cliente (ou clientes) rumo à realização de seus objetivos, ou seja, ao sucesso.

E isso de uma maneira rápida e com resultados bem evidentes. O chamado Coaching Sistêmico objetiva localizar e destacar a real função de cada elemento no grupo, promovendo uma integração final que se reflete em aumento súbito e crescente de efeitos positivos tais como produtividade e cumprimento integral de metas, ao par de manter, em cada um e em todos, um estado de espírito alegre e sem estresse. A profissão de Coach tornou-se, de repente, uma das mais bem remuneradas e — por consequência — uma das mais cobiçadas.

Todavia, para se exercer a tarefa de Coach, o indivíduo precisa de uma formação específica, de modo a ter suas ações estruturadas em conhecimentos sólidos, de preferência com base no ensinamento de grandes mestres do assunto.

Belo Horizonte vai sediar, em novembro próximo, um evento que representa a rara oportunidade de se profissionalizar na arte do Coaching. Trata-se do PROFESSIONAL INTEGRATIVE SYSTEM COACHING, com a presença de nomes já consagrados no cenário da Psicologia moderna tais como Bernd Isert, Plínio de Souza e Marlene Monteiro. O evento interessa não apenas a profissionais da Psicologia, mas também a quem pretende ingressar no mundo do Coaching — A ciência do sucesso no século XXI.

*Marlene Monteiro é Psicóloga, Psicoterapeuta e Hipnóloga, Master e Trainer em PNL, Business Coaching, com certificação internacional, e membro da Comunidade Mundial de Programação Neurolinguística, Trainer na formação Coachingterapia, Coaching em Constelação familiar, Sistêmica e nas organizações.



Há tempos são os jovens que adoecem

Há alguns anos o Netflix lançou uma série chamada “Thirteen Reasons Why”, ou, em tradução livre, “As Treze Razões”.


Administração estratégica: desafios para o sucesso em seu escritório jurídico

Nos últimos 20 anos o mercado jurídico mudou significativamente.


Qual o melhor negócio: investir em ações ou abrir a própria empresa?

Ser um empresário ou empresária de sucesso é o sonho de muitas pessoas.


Intercooperação: qual sua importância no pós- pandemia?

Nos últimos dois anos, o mundo enfrentou a maior crise sanitária dos últimos 100 anos.


STF e a Espada de Dâmocles

O Poder Judiciário, o Ministério Público e a Polícia Investigativa são responsáveis pela persecução penal.


Lista tríplice, risco ao pacto federativo

Desde o tempo de Brasil-Colônia, a lista tríplice tem sido o instrumento para a nomeação de promotores e procuradores do Ministério Público.


ESG: prioridade da indústria e um mar de oportunidades

Uma pesquisa divulgada recentemente pelo IBM Institute for Business Value mostra que a sustentabilidade tem ocupado um lugar diferenciado no ranking de prioridades de CEOs pelo mundo se comparado a levantamentos anteriores.


Como conciliar negócios e família?

“O segredo para vencer todas as metas e propostas é colocar a família em primeiro lugar.”, diz a co-fundadora da Minucci RP, Vivienne Ikeda.


O limite do assédio moral e suas consequências

De maneira geral, relacionamento interpessoal sempre foi um grande desafio para o mundo corporativo, sobretudo no que tange aos valores éticos e morais, uma vez que cada indivíduo traz consigo bagagens baseadas nas próprias experiências, emoções e no repertório cultural particular.


TSE, STF e a censura prévia

Sabe-se que a liberdade de expressão é um dos mais fortes pilares da democracia.


Sociedade civil e a defesa da democracia

As últimas aparições e discursos do presidente da República vêm provocando uma nova onda de empresários, instituições e figuras públicas em defesa da democracia e do sistema eleitoral no Brasil.


Para além do juramento de Hipócrates: a ética na prática médica

“Passarei a minha vida e praticarei a minha arte pura e santamente. Em quantas casas entrar, fá-lo-ei só para a utilidade dos doentes, abstendo-me de todo o mal voluntário e de toda voluntária maleficência e de qualquer outra ação corruptora, tanto em relação a mulheres quanto a jovens.” (Juramento de Hipócrates).