Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Comunicação é estratégica para as políticas de ESG

Comunicação é estratégica para as políticas de ESG

25/05/2021 Beth Fontanelli

Mais do que nunca, responsabilidade socioambiental e gestão ética são fundamentais para o sucesso das empresas de todos os setores.

A pandemia da covid-19, ao tornar mais visíveis as consequências negativas das desigualdades, da falta de consciência ecológica e da administração temerária, acelerou a demanda por políticas eficazes de ESG (sigla do inglês Environmental, Social and Governance / Meio Ambiente, Social e Governança) como fator decisivo para a atração de investimentos, confiança dos mercados e escolhas dos consumidores.

Mais do que nunca, responsabilidade socioambiental e gestão ética são fundamentais para o sucesso das empresas de todos os setores.

Assim, é importante analisar as atividades-meio necessárias ao êxito de um programa corporativo de ESG.

É crucial que todos percebam as iniciativas implementadas, as apoiem e entendam o imenso valor que passam a agregar à imagem, reputação e performance das empresas. Assim, comunicação é prioritária nesse processo, abrangendo os diferentes públicos e stakeholders.

A primeira linha de ação e estratégias refere-se ao universo interno, pois responsabilidade socioambiental e boa gestão não dependem apenas de uma determinação dos executivos.

As iniciativas devem partir da alta direção e/ou dos acionistas, mas os princípios a serem implementados precisam ser aceitos e desenvolvidos por todos, abrangendo os distintos níveis hierárquicos.

A comunicação interna e o endomarketing, portanto, devem ter ações e estratégias horizontais, pois é necessário consenso, sinergia e coesão entre membros do Conselho Diretivo, executivos e sócios, e verticais, porque as práticas somente terão eficácia se forem encampadas, entendidas e executadas por todos os colaboradores.

A segunda vertente diz respeito aos fornecedores e parceiros comerciais da empresa, pois eles devem engajar-se em compromissos imprescindíveis para o sucesso do programa de ESG.

Uma indústria, por exemplo, será corresponsabilizada caso os produtores de matérias-primas e insumos de seus produtos ajam em desacordo com boas práticas ambientais ou trabalhistas.

Assim, a comunicação pode contribuir muito para que haja aderência a preceitos corretos em toda a cadeia de valores, multiplicando os benefícios à sociedade.

Esse desafio é bastante complexo, pois exige lidar com culturas corporativas diversas, muitas vezes até de continentes e nações diferentes, considerando que, no contexto da globalização, um equipamento eletrônico, veículos e eletrodomésticos, dentre outros produtos e bens, podem ter componentes fabricados em mais de um país.

O mesmo ocorre com serviços, como o telemarketing, cuja localização geográfica pode estar muito distante da empresa contratante.

A terceira vertente diz respeito aos públicos externos, como os consumidores, clientes, formadores de opinião, instituições financeiras, investidores nacionais e estrangeiros, entidades de classe, organizações da sociedade civil e poder público. Estamos falando aqui da reputação perante toda a sociedade.

Embora seja possível e desejável a comunicação direta com alguns desses segmentos, a maneira mais adequada, abrangente e viável para atingi-los é a grande mídia e veículos segmentados de cada uma dessas áreas. Exige-se, dessa maneira, uma estratégia eficiente de relacionamento com a imprensa.

As três linhas de ações comunicacionais de suporte a um programa de EGS podem e devem ser realizadas de maneira simultânea, devendo obedecer a uma coesão de linguagem e contar com mensagens-chave coerentes com a cultura corporativa.

A única ressalva é que jamais uma novidade ou informação deve ser fornecida antes à imprensa do que aos sócios, conselheiros e colaboradores.

Eles devem ser sempre os primeiros a saber, para que tenham confiança nos propósitos e se comprometam com o êxito das ações em curso.

Felizmente, há numerosos e eficientes métodos, técnicas, ferramentas, mídias e tecnologias para uma comunicação assertiva e exitosa com todos os públicos.

Porém, jamais se deve ignorar que os princípios mais importantes nesse processo são a transparência, a coerência, consistência e a qualidade das informações, virtudes que referendam, em sua própria essência, os valores intrínsecos ao ESG.

* Beth Fontanelli é sócia-diretora de Marketing e Comunicação da KPMG no Brasil e na América do Sul.

Para mais informações sobre ESG clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Ricardo Viveiros & Associados - Oficina de Comunicação (RV&A)



A importância do financiamento à exportação de bens e serviços

Observamos uma menor participação das exportações de bens manufaturados na balança comercial brasileira, atualmente em torno de 30%.

Autor: Patrícia Gomes


Empreendedor social: investindo no futuro com propósito

Nos últimos anos, temos testemunhado um movimento crescente de empreendedores que não apenas buscam o sucesso financeiro, mas também têm um compromisso profundo com a mudança social.

Autor: Gerardo Wisosky


Novas formas de trabalho no contexto da retomada de produtividade

Por mais de três anos, desde o surgimento da pandemia em escala mundial, os líderes empresariais têm trabalhado para entender qual o melhor regime de trabalho.

Autor: Leonardo Meneses


Desafios da gestão em um mundo em transformação

À medida que um novo ano se inicia, somos confrontados com uma miríade de oportunidades e desafios, delineando um cenário dinâmico para os meses à frente.

Autor: Maurício Vinhão


Desumanização geral

As condições gerais de vida apertam. A humanidade vem, há longo tempo, agindo de forma individualista.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O xadrez das eleições: janela partidária permite troca de partidos até 5 de abril

Os vereadores e vereadoras de todo país que desejam trocar de partido têm até dia 5 de abril para realizar a nova filiação.

Autor: Wilson Pedroso


Vale a renúncia?

Diversos setores da economia ficaram surpresos com um anúncio vindo de uma das maiores mineradoras do mundo, a Vale.

Autor: Carlos Gomes


STF versus Congresso Nacional

Descriminalização do uso de drogas.

Autor: Bady Curi Neto


O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A Stellantis é rica, gigante, e a Stellantis South America, domina o mercado automobilístico na linha abaixo da Linha do Equador.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A verdade sobre a tributação no Brasil

O Brasil cobra de todos os contribuintes (pessoas físicas e jurídicas) sediados no território nacional, cerca de 33,71% do valor de todos os bens e serviços produzidos no país.

Autor: Samuel Hanan


Bom senso intuitivo

Os governantes, em geral, são desmazelados com o dinheiro e as contas. Falta responsabilidade na gestão financeira pública.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


População da Baixada quer continuidade da Operação Verão

No palanque armado na Praça das Bandeiras (Praia do Gonzaga), a população de Santos manifestou-se, no último sábado, pela continuidade da Operação Verão da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves