Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Conchavos mineiros e revelações dos bastidores do Poder Nacional (I)

Conchavos mineiros e revelações dos bastidores do Poder Nacional (I)

06/12/2005 Floriano de Lima Nascimento

Tão logo se desligou de seus compromissos à frente da Embaixada do Brasil, na Itália, o ex-embaixador Itamar Franco, de volta a Minas Gerais, reuniu-se com o governador Aécio Neves, a quem sugeriu apresentar-se como candidato à Presidência da República em 2006.

Segundo foi divulgado pela imprensa, o governador teria afirmado que o nome do ex-embaixador também seria bem acolhido para disputar o próximo pleito.

Em entrevista dada a um jornal paulista, no último fim-de-semana, o vice-Presidente José Alencar, depois de ressalvar sua irrestrita fidelidade ao governo do presidente Lula, confessou que gostaria de chegar à presidência da República. “Mas eu gostaria de fazer isso, desde que fosse por meio de uma eleição, pois não mexeria uma palha para prejudicar o presidente Lula,” acrescentou. Sou “vice-presidente da República graças à eleição dele, portanto a minha posição é de apoio a ele, de lealdade a ele, para que ele recupere o seu prestígio nacional e conclua o seu governo”.

Considerações dessa natureza, para observadores desavisados, podem parecer conversa de cerca lourenço, mas, analisadas mais atentamente, revelam sinais, a principio pouco perceptíveis, de algum fenômeno mais importante, como a brisa que prenuncia um vendaval.

Para início de conversa, deve-se procurar entender o momento político em que essas declarações vêm à tona: o país está mergulhado em grave crise política, faltando praticamente um ano para as próximas eleições, exauriram-se completamente os modelos políticos montados e monitorados a partir de São Paulo, nos governos dos presidentes Fernando Henrique Cardoso e Luis Inácio Lula da Silva, finalmente, deve-se ter em vista que as manifestações externadas por políticos mineiros não são factóides nem conjecturas feitas por comentaristas políticos, antes exprimem o pensamento de homens públicos que, de algum modo, deverão exercer papel relevante no próximo pleito, recaindo provavelmente sobre um deles a escolha para presidir a Nação. Minas Gerais sempre teve atuação destacada nos episódios decisivos da política nacional. E, ao que tudo indica, a tradição será mantida, em 2006.

* Floriano de Lima Nascimento - Ocupante da Cadeira nº 25 do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais 



LGPD: é fundamental tratar do sincronismo de dados entre todas as aplicações

Se um cliente solicita alteração nos dados cadastrais ou pede a sua exclusão da base de dados que a empresa possui, o que fazer para garantir que isso ocorra em todos os sistemas e banco de dados que possuem os dados deste cliente ao mesmo tempo e com total segurança?


As gavetas que distorcem a vida política do país

Finalmente, está marcada para terça-feira (30/11), na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, a sabatina do jurista André Mendonça, indicado pelo presidente Jair Bolsonaro para ocupar a vaga decorrente da aposentadoria do ministro Marco Aurélio, no Supremo Tribunal Federal.


O novo normal e a justiça!

Não restam dúvidas que o avanço tecnológico veio para melhorar e facilitar a vida das pessoas.


Repousar de fadigas, livrar-se de preocupações

O dicionário diz que descansar é repousar de fadigas, livrar-se de preocupações.


O fim da violência contra a mulher é causa de direitos humanos

O dia 25 de novembro marca a data internacional da não-violência contra as mulheres.


A primeira romaria do ano em Portugal

A 10 de Janeiro – ou domingo mais próximo dessa data, dia do falecimento de S. Gonçalo, realiza-se festa rija em Vila Nova de Gaia.


Medicina Preventiva x Medicina Curativa

A medicina curativa domina o setor de saúde e farmacêutico. Mas existe outro tipo de cuidado em crescimento, chamado de Medicina Personalizada.


A importância da inovação em programas de treinamento e desenvolvimento

O desenvolvimento de pessoas em um ambiente corporativo é um grande desafio para gestores de recursos humanos, principalmente para os que buscam o melhor aproveitamento das habilidades de um time através do autoconhecimento.


Por que o 13º salário gera “confiança” nos brasileiros?

O fim do ano está chegando, mas antes de pensar no Natal as pessoas já estão de olho no 13º salário.


O gênero “neutro” ou a “neutralização” de gênero

Tenho visto algumas matérias sobre a “neutralização” do gênero na língua portuguesa, no Brasil, algumas contra e algumas a favor. Digo no Brasil, porque em Portugal não vejo isto.


O poder da gentileza

O mês de novembro traz uma comemoração muito especial e essencial para estes tempos pandêmicos e de tanta polarização política: o Dia da Gentileza.


Branco no preto

As pessoas pretas no Brasil vivem pior do que as pessoas brancas, independentemente de qualquer situação.