Portal O Debate
Grupo WhatsApp


Condomínios mistos necessitam de cuidados redobrados

Condomínios mistos necessitam de cuidados redobrados

15/09/2016 Amilton Saraiva

Amplo espaço com residência e comércio deve contar com equipe de especialistas para fazer a segurança.

Cada vez mais em busca de qualidade de vida e facilidades ao dia a dia, a população procura por moradias seguras e práticas.

É exatamente por este motivo que os condomínios mistos são uma tendência nas grandes cidades, pois são um complexo combinado de apartamentos residenciais e espaços comerciais – hoje em dia é muito comum visitarmos condomínios que agregam escritórios de advocacia, contabilidade e até mesmo dentistas.

No entanto, muito além da praticidade, estes condomínios requerem boa administração para separar as duas coisas, além de contar com uma segurança impecável. Um condomínio pode ser residencial e comercial, porém sua administração é feita de maneira independente, as decisões são tomadas de forma autônoma, como se fossem dois condomínios.

Por ser um estilo diferenciado de moradia, é natural que o serviço prestado seja de alta qualidade, e por isso, muitas administradoras preferem contratar o serviço terceirizado, para evitar problemas como falta de funcionários, preocupação com a folha de pagamento, entre outras coisas.

Em geral os serviços mais contratados são o de serviços gerais e portaria. A limpeza precisa ser impecável, halls e áreas sociais devem estar bem higienizados para garantir o bem-estar dos condôminos. Na portaria o nível precisa ser ainda maior, já que o posto é responsável pelo controle de entrada de moradores e visitantes, sendo assim muito importante para manter a segurança, além disso, os porteiros também são responsáveis pela boa apresentação do condomínio.

Por isso, fique atento: a empresa contratada tem que fazer treinamento diário e o profissional escolhido para o condomínio misto deve ter várias virtudes, entre elas boa aparência, boa educação, atenção, bom atendimento ao público, entre outras qualidades.

Os funcionários que trabalham em complexos mistos devem ser treinados para entender a interatividade que existe nestes condomínios, mas também os colaboradores precisam ser motivados, e por isso a empresa designa líderes que possam coordenar o trabalho em condomínios mistos.

O papel do líder é cuidar da equipe, em coisas como pontualidade, uniformes, faltas e também motivar. Sua função é cobrar, mas também subsídio para o colaborador poder desempenhar seu papel.

* Amilton Saraiva é especialista em condomínios da GS Terceirização.



50 Anos de Internet e o mundo se comunica cada vez menos

Neste ano de 2019, a internet fará 50 anos.


Woody Allen e Dylan Farrow

A possível síndrome de falsas memórias.


A CPMF e a saída do seu autor

A CPMF foi mal porque, em vez de substituir outros impostos, constituiu-se em mais um.


CPMF: o que foi e como poderá ressurgir na reforma tributária

O Imposto sobre Transações Financeiras (ITF) poderá ser a recriação antiga CPMF.


O Brasil e a agropecuária sustentável

A pecuária brasileira tem se pautado ao longo dos anos pela sustentabilidade em toda cadeia produtiva e pela qualidade e segurança dos alimentos.


“Tô de férias, cadeia é férias pra mim”

É uma vergonha que delinquentes ainda venham desdenhar do sistema carcerário e das autoridades penais.


Locações de curta temporada em aplicativos

Saiba os direitos e deveres da propriedade imobiliária.


O Século das Cidades

“Não somos melhores, nem piores, somos iguais… melhor mesmo é a nossa causa…” (Thiago Mello)


Hollywood e o mundo real

Uma abordagem psiquiátrica do filme Gente como a Gente.


A liderança feminina e seus potenciais

Companhias que possuem, pelo menos, uma mulher em seu time de executivos são mais lucrativas.


A bolsa brasileira é a bola da vez

O ano de 2019 tem sido de recordes para o investidor brasileiro.


Dia do Profissional de Educação Física

No dia 1º de setembro é comemorado o dia do profissional que promove a saúde e a qualidade de vida da população, o profissional de educação física.