Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Condomínios mistos necessitam de cuidados redobrados

Condomínios mistos necessitam de cuidados redobrados

15/09/2016 Amilton Saraiva

Amplo espaço com residência e comércio deve contar com equipe de especialistas para fazer a segurança.

Cada vez mais em busca de qualidade de vida e facilidades ao dia a dia, a população procura por moradias seguras e práticas.

É exatamente por este motivo que os condomínios mistos são uma tendência nas grandes cidades, pois são um complexo combinado de apartamentos residenciais e espaços comerciais – hoje em dia é muito comum visitarmos condomínios que agregam escritórios de advocacia, contabilidade e até mesmo dentistas.

No entanto, muito além da praticidade, estes condomínios requerem boa administração para separar as duas coisas, além de contar com uma segurança impecável. Um condomínio pode ser residencial e comercial, porém sua administração é feita de maneira independente, as decisões são tomadas de forma autônoma, como se fossem dois condomínios.

Por ser um estilo diferenciado de moradia, é natural que o serviço prestado seja de alta qualidade, e por isso, muitas administradoras preferem contratar o serviço terceirizado, para evitar problemas como falta de funcionários, preocupação com a folha de pagamento, entre outras coisas.

Em geral os serviços mais contratados são o de serviços gerais e portaria. A limpeza precisa ser impecável, halls e áreas sociais devem estar bem higienizados para garantir o bem-estar dos condôminos. Na portaria o nível precisa ser ainda maior, já que o posto é responsável pelo controle de entrada de moradores e visitantes, sendo assim muito importante para manter a segurança, além disso, os porteiros também são responsáveis pela boa apresentação do condomínio.

Por isso, fique atento: a empresa contratada tem que fazer treinamento diário e o profissional escolhido para o condomínio misto deve ter várias virtudes, entre elas boa aparência, boa educação, atenção, bom atendimento ao público, entre outras qualidades.

Os funcionários que trabalham em complexos mistos devem ser treinados para entender a interatividade que existe nestes condomínios, mas também os colaboradores precisam ser motivados, e por isso a empresa designa líderes que possam coordenar o trabalho em condomínios mistos.

O papel do líder é cuidar da equipe, em coisas como pontualidade, uniformes, faltas e também motivar. Sua função é cobrar, mas também subsídio para o colaborador poder desempenhar seu papel.

* Amilton Saraiva é especialista em condomínios da GS Terceirização.



A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado