Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Condomínios mistos necessitam de cuidados redobrados

Condomínios mistos necessitam de cuidados redobrados

15/09/2016 Amilton Saraiva

Amplo espaço com residência e comércio deve contar com equipe de especialistas para fazer a segurança.

Cada vez mais em busca de qualidade de vida e facilidades ao dia a dia, a população procura por moradias seguras e práticas.

É exatamente por este motivo que os condomínios mistos são uma tendência nas grandes cidades, pois são um complexo combinado de apartamentos residenciais e espaços comerciais – hoje em dia é muito comum visitarmos condomínios que agregam escritórios de advocacia, contabilidade e até mesmo dentistas.

No entanto, muito além da praticidade, estes condomínios requerem boa administração para separar as duas coisas, além de contar com uma segurança impecável. Um condomínio pode ser residencial e comercial, porém sua administração é feita de maneira independente, as decisões são tomadas de forma autônoma, como se fossem dois condomínios.

Por ser um estilo diferenciado de moradia, é natural que o serviço prestado seja de alta qualidade, e por isso, muitas administradoras preferem contratar o serviço terceirizado, para evitar problemas como falta de funcionários, preocupação com a folha de pagamento, entre outras coisas.

Em geral os serviços mais contratados são o de serviços gerais e portaria. A limpeza precisa ser impecável, halls e áreas sociais devem estar bem higienizados para garantir o bem-estar dos condôminos. Na portaria o nível precisa ser ainda maior, já que o posto é responsável pelo controle de entrada de moradores e visitantes, sendo assim muito importante para manter a segurança, além disso, os porteiros também são responsáveis pela boa apresentação do condomínio.

Por isso, fique atento: a empresa contratada tem que fazer treinamento diário e o profissional escolhido para o condomínio misto deve ter várias virtudes, entre elas boa aparência, boa educação, atenção, bom atendimento ao público, entre outras qualidades.

Os funcionários que trabalham em complexos mistos devem ser treinados para entender a interatividade que existe nestes condomínios, mas também os colaboradores precisam ser motivados, e por isso a empresa designa líderes que possam coordenar o trabalho em condomínios mistos.

O papel do líder é cuidar da equipe, em coisas como pontualidade, uniformes, faltas e também motivar. Sua função é cobrar, mas também subsídio para o colaborador poder desempenhar seu papel.

* Amilton Saraiva é especialista em condomínios da GS Terceirização.



Missão do avô

Na família os avós são conselheiros dos pais e dos netos.


A importância das relações governamentais e institucionais

As relações governamentais e institucionais têm sido um instrumento de alta relevância para qualquer organização no atual momento político brasileiro.


Namoro na adolescência: fato ou fake?

O início da adolescência coincide com o final do Ensino Fundamental, fase em que desabrocham as paixões e, com elas, o convite: “quer namorar comigo?”.


Autobiografias: revelações das experiências em família

A curiosidade de muitas pessoas sobre a (auto) biografia de personalidades tem se tornado cada vez mais crescente, nos últimos anos.


What a wonderful world

Louis Daniel Armstrong foi um cantor e instrumentista nascido na aurora do século 20, e foi considerado “a personificação do jazz”.


A violência doméstica

Em Portugal, desde o início do ano, apesar de se combater, por todos os meios, a violência na família, contam-se já mais de uma dezena de mulheres, assassinadas.


O desrespeito ao teto constitucional e o ativismo judicial

O ativismo do Executivo e do Judiciário está “apequenando” o Legislativo.


Indicadores e painéis urbanos aliados à administração pública

A cidade com fatos visualizados está remodelando a forma como os cidadãos e gestores vêm a conhecê-la e governá-la.


Os perigos do Transporte Aéreo Clandestino

Os regulamentos aeronáuticos buscam estabelecer critérios mínimos a serem seguidos pelos integrantes da indústria em questão.


A agenda do dia seguinte

A reforma da Previdência será aprovada no Congresso, salvo fatos graves e imprevistos. A dúvida, hoje, se restringe a quanto será, efetivamente, a economia do governo, em dez anos, já que as estimativas variam entre 500 a 900 bilhões de reais.


Comissão de Justiça e Paz

A CJP de Vitória foi criada em 1978 pelos Bispos Dom João Baptista da Motta e Albuquerque e Dom Luís Gonzaga Fernandes.


A sabedoria dos mineiros em ajudar os menos favorecidos

Há quatro organizações não governamentais de assistência social situadas em Belo Horizonte que estão fazendo um trabalho maravilhoso para ajudar os menos favorecidos.