Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Conhece-te a ti mesmo e organizarás sua vida financeira

Conhece-te a ti mesmo e organizarás sua vida financeira

22/10/2018 Dora Ramos

Para organizar sua vida financeira, é preciso também estar bem com si mesmo.

O desafio de ajustar a vida financeira pode ser a ponta de um processo que precisa, primeiramente, de organização interna. Dificuldades econômicas como dívidas de cartão de crédito são reflexos de comportamentos que podem muitas vezes ser invisíveis, como falhas de planejamentos ou até entraves na comunicação com a família ou parceiros.

Por isso, vale a regra: para organizar sua vida financeira, é preciso também estar bem com si mesmo. São diversas as terapias complementares que podem te ajudar a alcançar o tão sonhado equilíbrio físico, emocional, espiritual e até, por que não, financeiro.

Planilhas e contas matemáticas vão, de fato, te ajudar a saber quando, quanto e com o que gastar. Porém, números não são exatamente frios. É importante humanizá-los e entender quais são os comportamentos do nosso dia a dia que levaram àquele resultado. Terapias complementares como aromaterapia e técnicas de programação neurolinguística podem te ajudar a alcançar harmonia e, assim, ter mais recursos para ver suas dificuldades financeiras com um olhar mais objetivo.

Algumas das terapias que podem ajudar são:

1 - Aromaterapia, a técnica de utilizar o aroma liberado por diferentes óleos essenciais para estimular partes do cérebro, que pode fortalecer as defesas do corpo, promover o bem-estar e aliviar transtornos como ansiedade, estresse, insônia ou depressão;

2 - Reiki, uma prática japonesa milenar de recomposição e harmonização do equilíbrio energético que tem por objetivo manter ou recuperar a saúde na totalidade do ser, nos corpos físico, emocional, mental e espiritual. A aplicação é feita pelo toque das mãos do terapeuta, que transfere energias REI (referente a energias cósmicas) para o paciente. De acordo com a prática, a REI funciona como um instrumento de transformação de energias nocivas em benéficas, pois o KI (energia pessoal) a reconhece como padrão;

3 - Alinhamento dos Chakras, terapia milenar da cultura hindu que relaciona doenças e aflições ao corpo energético. De acordo com a doutrina, o corpo humano contém diversos chakras, vórtices energéticos que estão conectados a várias dimensões do universo e correspondem à maneira na qual pensamos, sentimos e vivemos. Assim, o alinhamento deles busca mudar atitudes, crenças e pensamentos para alcançar o equilíbrio e harmonia no corpo físico, espiritual, emocional e mental;

4 - Programação Neurolinguística, abordagem de comunicação, desenvolvimento pessoal e psicoterapia que afirma que existe uma conexão entre processos neurológicos, a linguagem e os padrões comportamentais aprendidos através da experiência de cada um. Assim, a terapia acredita que é possível alcançar metas e até modelar habilidades através da manipulação dessas informações. Sessões também buscam tratar transtornos como fobias, depressão, distúrbios motores, doença psicossomática, miopia, alergia, distúrbios de aprendizagem e doenças comuns;

Muitas vezes, abaixo da ponta de um iceberg que é nossa própria desorganização financeira, há questões maiores a serem tratadas. O que nos move a gastar? Quais são as áreas onde posso cortar custos e economizar? Existem descuidos ou exageros em meus planos financeiros? É preciso sempre olhar o todo e ver onde há uma falta de equilíbrio. Estar bem com si mesmo é o primeiro passo para colocar as contas em dia e viver mais tranquilamente.

* Dora Ramos é Orientadora Financeira e Terapeuta Complementar/Holística.

Fonte: Grupo Image



Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre