Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Conhecimento gera crescimento

Conhecimento gera crescimento

16/05/2022 Renata Lemos

O currículo costuma ser a principal referência de uma empresa para entender se um candidato atende ou não aos requisitos que ela necessita para ocupar uma determinada vaga.

Mas esse documento é uma peça objetiva, que revela “apenas” os cargos que ocupou, os lugares por onde passou e os cursos que fez ao longo dos anos.

Mas é na prática, no convívio diário, no tête-à-tête, que estão certamente as informações mais valiosas, e que não aparecem na ficha do candidato: sua vontade de aprimorar, de se desenvolver profissionalmente, de aprender a usar todas as ferramentas que fazem parte do processo de produção da empresa, e por aí vai.

Quando uma corporação tem no seu quadro um colaborador com essas características, pode ser uma ótima oportunidade de investir no seu crescimento. Mas é importante lembrar que o crescimento advém do conhecimento. E esse conhecimento é amplo.

Não se restringe apenas ao domínio das técnicas necessárias para executar uma ou mais tarefas, mas também do autoconhecimento profissional, do entendimento próprio daquilo que ele, o colaborador, precisa para ir além.

Certamente a maioria dos gestores com mais experiência conviveram com pessoas talentosas por natureza, mas sem nenhuma noção de onde estavam nem para onde queriam ir.

Esse é um tipo de talento quase que vazio, porque não tem compromisso com a melhoria, com uma evolução que exija novos aprendizados que possam levá-las adiante. O que aprendem de novo muitas vezes é apenas por hobby, um passatempo com data de vencimento.

Ora, da mesma forma que uma pessoa precisa de um plano pessoal sobre aonde quer chegar, a empresa também deve participar dessa caminhada e estimular o desenvolvimento das pessoas certas.

A realização profissional, afinal de contas, não pode ser encarada como uma via crucis por onde o colaborador é obrigado a passar – e a sofrer – até alcançar a linha de chegada, com o ambiente e a valorização adequados.

A realização pode até ser um processo, mas que só é possível quando a empresa oferece todas as condições para que o colaborador se sinta acolhido e, assim, encontre um ambiente propício para desenvolver todas as suas habilidades.

A consciência corporativa de que esse papel deve ser compartilhado pode ser exatamente aquilo com que seus empregados sonham para se sentirem próximos da realização.

E é esse ambiente favorável o nascedouro de grandes profissionais, grandes lideranças e grandes equipes de trabalho. Ser uma incubadora de tantos talentos faz elevar também o nome da empresa a um nível superior de mercado.

O que significa que oferecer um cenário favorável ao autoconhecimento é investir no crescimento não apenas do colaborador, mas no da própria empresa.

* Renata Lemos é consultora especialista em desenvolvimento de líderes e cultura organizacional, e fundadora do Instituto Excelência Gestão e Cultura (IEGC).

Para mais informações sobre conhecimento clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Naves Coelho Comunicação



Ser mãe é padecer… de cansaço?

Há um ditado que afirma que “ser mãe é padecer no paraíso”, remetendo às contraditórias emoções que seriam desencadeadas pelas vivências cotidianas da maternidade.

Ser mãe é padecer… de cansaço?

Polícia liberada para trabalhar como sabe

Os contumazes amantes da desordem e defensores intransigentes dos criminosos torceram o nariz quando o governador Rodrigo Garcia determinou o aumento do número de policiais nas ruas (a cidade de São Paulo aumentou de 5 mil para 9.740 o número de policiais em ação) e declarou que quem levantar arma contra a polícia vai levar bala.


Eleições e os bélicos conflitos entre os Poderes

O Presidente da República, Jair Bolsonaro, e, agora, as Forças Armadas estão aumentando a ofensiva contra a transparência e a segurança do processo eleitoral no Brasil.


Os amores de Salazar

O conceito que se tem de Salazar, é de político solitário, déspota e por vezes impiedoso. Mas seria o estadista, realmente, assim?


Expectativa de grande crescimento

Em função da pandemia causada pela covid-19, os anos de 2020 e 2021 foram bastante desafiadores, particularmente para a indústria de máquinas e equipamentos.


A importância da diversificação de investimentos em diferentes segmentos

Mesmo com os desafios impostos por dois anos de pandemia, o volume de investimentos para iniciativas brasileiras em 2021 foi expressivo.


Muito além do chip da beleza

Você, com certeza, nos últimos meses já ouviu falar do famoso “chip” da beleza.


Educação para poucos é o avesso de si

Intitulado “Reimagining our futures together: A new social contract for education”, um estudo recente da Unesco é categórico logo nas primeiras páginas: “Nossa humanidade e Planeta Terra estão sob ameaça”.


Mãe: Florescer é não se esquecer de viver!

Tenho experimentado que o “traço de mãe”, plantado por Deus no coração de cada mulher que Ele criou, vai além da capacidade de gerar filhos, biologicamente.

Mãe: Florescer é não se esquecer de viver!

Bullying: da vítima ao espectador

O bullying é um tipo particular de violência, caracterizado por agressões sistemáticas, repetitivas e intencionais, contra um ou mais indivíduos que se encontram em desigualdade de poder, gerando sofrimento para as vítimas, agressores e comunidade.


Desafios e oportunidades para o saneamento

Considerado um dos menos atrativos na infraestrutura, o setor de saneamento passa por uma profunda mudança de paradigma com a aprovação da Lei 14.026/2020.

Desafios e oportunidades para o saneamento

Os desafios de lidar com maternidade e realização profissional

A experiência da maternidade é o momento mais importante na vida da mulher, no entanto um dos mais preocupantes também.