Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Conhecimento gera crescimento

Conhecimento gera crescimento

16/05/2022 Renata Lemos

O currículo costuma ser a principal referência de uma empresa para entender se um candidato atende ou não aos requisitos que ela necessita para ocupar uma determinada vaga.

Mas esse documento é uma peça objetiva, que revela “apenas” os cargos que ocupou, os lugares por onde passou e os cursos que fez ao longo dos anos.

Mas é na prática, no convívio diário, no tête-à-tête, que estão certamente as informações mais valiosas, e que não aparecem na ficha do candidato: sua vontade de aprimorar, de se desenvolver profissionalmente, de aprender a usar todas as ferramentas que fazem parte do processo de produção da empresa, e por aí vai.

Quando uma corporação tem no seu quadro um colaborador com essas características, pode ser uma ótima oportunidade de investir no seu crescimento. Mas é importante lembrar que o crescimento advém do conhecimento. E esse conhecimento é amplo.

Não se restringe apenas ao domínio das técnicas necessárias para executar uma ou mais tarefas, mas também do autoconhecimento profissional, do entendimento próprio daquilo que ele, o colaborador, precisa para ir além.

Certamente a maioria dos gestores com mais experiência conviveram com pessoas talentosas por natureza, mas sem nenhuma noção de onde estavam nem para onde queriam ir.

Esse é um tipo de talento quase que vazio, porque não tem compromisso com a melhoria, com uma evolução que exija novos aprendizados que possam levá-las adiante. O que aprendem de novo muitas vezes é apenas por hobby, um passatempo com data de vencimento.

Ora, da mesma forma que uma pessoa precisa de um plano pessoal sobre aonde quer chegar, a empresa também deve participar dessa caminhada e estimular o desenvolvimento das pessoas certas.

A realização profissional, afinal de contas, não pode ser encarada como uma via crucis por onde o colaborador é obrigado a passar – e a sofrer – até alcançar a linha de chegada, com o ambiente e a valorização adequados.

A realização pode até ser um processo, mas que só é possível quando a empresa oferece todas as condições para que o colaborador se sinta acolhido e, assim, encontre um ambiente propício para desenvolver todas as suas habilidades.

A consciência corporativa de que esse papel deve ser compartilhado pode ser exatamente aquilo com que seus empregados sonham para se sentirem próximos da realização.

E é esse ambiente favorável o nascedouro de grandes profissionais, grandes lideranças e grandes equipes de trabalho. Ser uma incubadora de tantos talentos faz elevar também o nome da empresa a um nível superior de mercado.

O que significa que oferecer um cenário favorável ao autoconhecimento é investir no crescimento não apenas do colaborador, mas no da própria empresa.

* Renata Lemos é consultora especialista em desenvolvimento de líderes e cultura organizacional, e fundadora do Instituto Excelência Gestão e Cultura (IEGC).

Para mais informações sobre conhecimento clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Naves Coelho Comunicação



A importância do financiamento à exportação de bens e serviços

Observamos uma menor participação das exportações de bens manufaturados na balança comercial brasileira, atualmente em torno de 30%.

Autor: Patrícia Gomes


Empreendedor social: investindo no futuro com propósito

Nos últimos anos, temos testemunhado um movimento crescente de empreendedores que não apenas buscam o sucesso financeiro, mas também têm um compromisso profundo com a mudança social.

Autor: Gerardo Wisosky


Novas formas de trabalho no contexto da retomada de produtividade

Por mais de três anos, desde o surgimento da pandemia em escala mundial, os líderes empresariais têm trabalhado para entender qual o melhor regime de trabalho.

Autor: Leonardo Meneses


Desafios da gestão em um mundo em transformação

À medida que um novo ano se inicia, somos confrontados com uma miríade de oportunidades e desafios, delineando um cenário dinâmico para os meses à frente.

Autor: Maurício Vinhão


Desumanização geral

As condições gerais de vida apertam. A humanidade vem, há longo tempo, agindo de forma individualista.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O xadrez das eleições: janela partidária permite troca de partidos até 5 de abril

Os vereadores e vereadoras de todo país que desejam trocar de partido têm até dia 5 de abril para realizar a nova filiação.

Autor: Wilson Pedroso


Vale a renúncia?

Diversos setores da economia ficaram surpresos com um anúncio vindo de uma das maiores mineradoras do mundo, a Vale.

Autor: Carlos Gomes


STF versus Congresso Nacional

Descriminalização do uso de drogas.

Autor: Bady Curi Neto


O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A Stellantis é rica, gigante, e a Stellantis South America, domina o mercado automobilístico na linha abaixo da Linha do Equador.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A verdade sobre a tributação no Brasil

O Brasil cobra de todos os contribuintes (pessoas físicas e jurídicas) sediados no território nacional, cerca de 33,71% do valor de todos os bens e serviços produzidos no país.

Autor: Samuel Hanan


Bom senso intuitivo

Os governantes, em geral, são desmazelados com o dinheiro e as contas. Falta responsabilidade na gestão financeira pública.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


População da Baixada quer continuidade da Operação Verão

No palanque armado na Praça das Bandeiras (Praia do Gonzaga), a população de Santos manifestou-se, no último sábado, pela continuidade da Operação Verão da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves