Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Conscientização sobre o câncer de bexiga

Conscientização sobre o câncer de bexiga

12/07/2017 André Márcio Murad

O câncer de bexiga é o tumor mais comum do sistema urinário.

Para alertar a população sobre os sintomas, fatores de risco e o aumento da incidência do câncer de bexiga, o mês de julho foi escolhido como o período de conscientização quanto a assuntos relacionados a este tipo de neoplasia.

Em 2016, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estimou a incidência de 9.670 novos casos do câncer de bexiga no Brasil, sendo 7.200 em homens e 2.470 em mulheres. A mortalidade é estimada em 3.600 óbitos anuais.

O câncer de bexiga é o tumor mais comum do sistema urinário, sendo mais prevalente em homens de meia idade, tendo como principal fator de risco o tabagismo, que aumenta até dez vezes a chance de desenvolver a doença.

Além do tabagismo e da idade avançada, o câncer de bexiga se relaciona com infecções parasitárias, radiação e exposição a substâncias químicas. O cigarro possui em torno de 100 substâncias cancerígenas, sendo a nicotina o principal implicador.

Vários compostos carcinógenos são absorvidos pela corrente sanguínea gerando cânceres mesmo em órgãos não diretamente expostos à fumaça, como, por exemplo, na bexiga. A nicotina e a nitrosamina são exemplos de carcinógenos causadores de câncer de bexiga provenientes não só do cigarro, mas também do charuto, do cigarro de palha e do cachimbo.

Outros agentes causais são pigmentos de tintas e corantes especialmente a anilina, além de outros compostos químicos e solventes como naftilamina, o aminobifenil, a benzidina e a toluidina, compostos estes utilizados na indústria de tintas, pigmentos, borrachas, couro e produtos têxteis.

Algumas doenças genéticas também podem causar predisposição ao câncer de bexiga, como a Síndrome de Lynch. Com origem nas células que revestem o órgão, este câncer pode ser dividido em três tipos: o carcinoma de células de transição, que representa a maioria dos casos e começa nas células do tecido mais interno da bexiga; o carcinoma de células escamosas, quando o tumor afeta as células delgadas e planas que podem surgir na bexiga depois de infecção ou irritação prolongadas; e a adenocarcinoma, que tem início nas células glandulares (de secreção) e que também está relacionado a processos inflamatórios crônicos.

Com números crescentes ao longo dos anos e sendo pouco discutido dentre a sociedade médica e público em geral, o câncer de bexiga é confundido com outras doenças de menor complexidade e gravidade, gerando assim uma grande dificuldade quanto a identificação de seus sintomas.

Os sintomas da doença incluem o sangramento na urina, dificuldade ou ardência ao urinar, incontinência urinária, dores nas costas, fadiga e perda de peso. A melhor maneira de prevenir o câncer de bexiga é evitar os fatores de risco e a realização de consultas regulares.

Pessoas que trabalham com compostos de borracha, couro, tintas e na indústria têxtil devem fazer exames de rotina e estar sempre atentos aos sintomas dados pelo organismo.

* André Márcio Murad é Oncologista, Professor, Pesquisador e Coordenador do Serviço de Oncologia do Hospital das Clínicas da UFMG e diretor da Clínica Personal- Oncologia de Precisão e Personalizada.



Espiritualidade e alegria junina

Junho traz festas de três santos católicos: Antônio, casamenteiro. São João, profeta precursor de Jesus e São Pedro, único apóstolo que caminhou sobre as águas.


Missão do avô

Na família os avós são conselheiros dos pais e dos netos.


A importância das relações governamentais e institucionais

As relações governamentais e institucionais têm sido um instrumento de alta relevância para qualquer organização no atual momento político brasileiro.


Namoro na adolescência: fato ou fake?

O início da adolescência coincide com o final do Ensino Fundamental, fase em que desabrocham as paixões e, com elas, o convite: “quer namorar comigo?”.


Autobiografias: revelações das experiências em família

A curiosidade de muitas pessoas sobre a (auto) biografia de personalidades tem se tornado cada vez mais crescente, nos últimos anos.


What a wonderful world

Louis Daniel Armstrong foi um cantor e instrumentista nascido na aurora do século 20, e foi considerado “a personificação do jazz”.


A violência doméstica

Em Portugal, desde o início do ano, apesar de se combater, por todos os meios, a violência na família, contam-se já mais de uma dezena de mulheres, assassinadas.


O desrespeito ao teto constitucional e o ativismo judicial

O ativismo do Executivo e do Judiciário está “apequenando” o Legislativo.


Indicadores e painéis urbanos aliados à administração pública

A cidade com fatos visualizados está remodelando a forma como os cidadãos e gestores vêm a conhecê-la e governá-la.


Os perigos do Transporte Aéreo Clandestino

Os regulamentos aeronáuticos buscam estabelecer critérios mínimos a serem seguidos pelos integrantes da indústria em questão.


A agenda do dia seguinte

A reforma da Previdência será aprovada no Congresso, salvo fatos graves e imprevistos. A dúvida, hoje, se restringe a quanto será, efetivamente, a economia do governo, em dez anos, já que as estimativas variam entre 500 a 900 bilhões de reais.


Comissão de Justiça e Paz

A CJP de Vitória foi criada em 1978 pelos Bispos Dom João Baptista da Motta e Albuquerque e Dom Luís Gonzaga Fernandes.