Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Construção de edifícios educacionais exige cuidados especiais

Construção de edifícios educacionais exige cuidados especiais

18/03/2010 Carlos Alberto Schalch e João Carlos Schalch

Uma obra educacional tem alguns diferenciais que devem ser pensados desde a fase de projeto.

 A questão da durabilidade e manutenção dos materiais, por exemplo, deve ser levada em conta no estudo econômico da obra, visando a garantir um nível baixo de manutenção e uma vida útil elevada. Uma escola não pode ter problemas freqüentes de manutenção, já que dispõe apenas do período das férias escolares para realizar intervenções maiores. 

Dessa forma, revestimentos de alta resistência nos pisos e paredes, fachadas que não exigem pinturas periódicas, telhados que evitem reposições constantes de telhas devem ser previstos. Outra questão que se deve levar em consideração é quanto à homogeneidade dos materiais, ou seja, deve-se tentar manter os mesmos materiais de acabamento em diversas áreas da mesma unidade, pensando-se sempre na facilidade de manutenção e na unidade arquitetônica do conjunto.   Com relação à obra, tem-se em geral um prazo bastante curto e portanto é necessário pensar em soluções práticas e de rápida execução. São portanto bem-vindos os sistemas pré-moldados de concreto, as estruturas metálicas, fachadas de vidro, paredes tipo drywall com placas cimentícias, ou seja, soluções que acabem por diminuir os imprevistos e consequentemente o prazo total da obra.    A construtora deve participar da fase de projeto (arquitetônico, estrutural e de instalações), para passar sua experiência com relação aos sistemas construtivos mais viáveis para cada obra. De posse dos projetos básicos, deve participar das reuniões de detalhamento do projeto, a fim de garantir que as interferências que ocorrerão na obra sejam resolvidas antes do seu início ou, pelo menos, antes da execução das etapas em que essas interferências ocorrerão.   A questão da qualidade final da obra passa por duas etapas fundamentais. Inicialmente, um bom projeto, capaz de incorporar as questões citadas acima sobre os materiais e sistemas mais adequados às obras educacionais. A segunda questão refere-se aos cuidados necessários na execução da obra. A obra deve ser confiada a uma empresa especializada, que detenha o conhecimento para execução dos diversos sistemas construtivos adequados às obras educacionais, e que tenha um Programa de Qualidade implantado que garanta que esses serviços estão sendo realizados de acordo com procedimentos confiáveis, e que atendem às Normas Técnicas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). 
  A sustentabilidade econômico-ambiental deve ser o foco desde a fase de projetos, buscando-se integrar materiais e sistemas ecológicos, que garantam a sustentabilidade da edificação ao longo de sua vida útil. Dessa forma deve-se pensar em sistemas de iluminação eficientes em consumo de energia, aquecimento solar, sistemas de isolamento térmico capazes de reduzirem o consumo de ar condicionado, reaproveitamento da água de chuva, soluções arquitetônicas que garantam iluminação natural, entre outras.    Para que essas inovações saiam do papel, a construtora contratada deve também ter experiência na execução desses serviços, ter procedimentos definidos para minimizar a geração de entulhos, e manter durante a obra um sistema de controle de resíduos que atenda às questões ambientais.    Sempre ao iniciar uma obra educacional, deve-se planejar muito bem a logística do canteiro de obras, ou seja, o acesso para entrada e saída de materiais e funcionários, a circulação de máquinas e equipamentos, o transporte vertical e horizontal dos materiais e entulho, visando sempre a minimizar o impacto da obra nas áreas vizinhas. Nesse planejamento, deve-se prever os setores que serão fechados com tapumes e telas, evitando-se ao máximo que a obra interfira na vizinhança.    A questão do barulho e da poeira deve também ser avaliada, tentando-se fechar com isolamento acústico as áreas mais barulhentas, como por exemplo, o local em que será instalada a bancada da serra elétrica.  Se uma obra de edifício educacional adotar esses preceitos, certamente terá muito menos problemas durante a construção, mais qualidade, durabilidade e será ambientalmente adequada.   * Carlos Alberto Schalch e João Carlos Schalch são engenheiros e diretores da Lógica Engenharia, construtora paulista que já realizou mais de 20 obras educacionais



A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado