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Consultoria de franchising

Consultoria de franchising

20/11/2017 Milena Lidor

Uma escolha importante na hora de franquear.

Decidir franquear uma empresa é um passo muito importante para a vida do empresário, por este motivo, é preciso muito cuidado e atenção neste momento. A contratação de uma consultoria experiente é a decisão mais indicada a ser tomada, para que todos os processos e análises sejam considerados, com o objetivo de estudar as ameaças e oportunidades desde canal de expansão.

Neste sentido a consultoria poderá avaliar se o segmento da empresa poderá ser promissor no franchising, como formatá-la de maneira adequada e auxiliar nos planos de expansão. Criando um planejamento de vendas, distribuição e implantação dos processos.

Além disso, a consultoria ajudará na elaboração de instrumentos muito importantes para as franquias, como os contratos e COFs (circular de oferta de franquia). Os contratos são feitos pelo departamento jurídico da consultoria, apresentando valores, taxas, prazos, condições, direitos e deveres das partes etc.

Já a circular de oferta apresentará os formatos disponíveis, valores de cada um deles, perfil esperado para o franqueado, direitos e deveres de franqueados e franqueadora, entre outras informações de extrema relevância para conhecer os primeiros dados sobre o negócio.

Contar com o apoio de uma consultoria significa ter um profissional, que embora tenha certa experiência, vai estudar o mercado e suas possibilidades, bem como o produto e/ou serviço que pretende ser oferecido e, após essas análises, indicar quais formatos de negócios a franqueadora pode oferecer ao futuro franqueado, como por exemplo, loja, store in store, delivery ou quiosque.

A consultoria de franquias também pode ser contratada por marcas que já atuam no setor, porém necessitam da ajuda profissional para geri-las, ou seja, auxiliar na gestão e expansão, relacionamento e comunicação com franqueados, marketing, área financeira, entre outras.

Muitas vezes a pressão para aumentar o número de franqueados pode fazer com que o franqueador não busque o perfil de investidor que tenha afinidades com seu negócio, o que pode, inclusive, trazer alguns conflitos no futuro. Em momentos assim, o consultor pode auxiliar e traçar planos para expandir com qualidade.

É papel da empresa de consultoria também treinamentos periódicos com franqueador e franqueados, auxiliará na implantação do conselho de franqueados ou de convenções anuais, que costumam contar com apresentações, treinamentos, momentos de diversão e premiação, e podem unir um grande número de pessoas, para pensar no negócio, inovar, oxigenar.

Franquear exige experiência, qualidade, planos certeiros e uma estratégia eficiente para tornar a marca referência em seu segmento.

* Milena Lidor é diretora Geral da Franquear Consultoria e consultora de Franchising.



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