Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Consultoria de franchising

Consultoria de franchising

20/11/2017 Milena Lidor

Uma escolha importante na hora de franquear.

Decidir franquear uma empresa é um passo muito importante para a vida do empresário, por este motivo, é preciso muito cuidado e atenção neste momento. A contratação de uma consultoria experiente é a decisão mais indicada a ser tomada, para que todos os processos e análises sejam considerados, com o objetivo de estudar as ameaças e oportunidades desde canal de expansão.

Neste sentido a consultoria poderá avaliar se o segmento da empresa poderá ser promissor no franchising, como formatá-la de maneira adequada e auxiliar nos planos de expansão. Criando um planejamento de vendas, distribuição e implantação dos processos.

Além disso, a consultoria ajudará na elaboração de instrumentos muito importantes para as franquias, como os contratos e COFs (circular de oferta de franquia). Os contratos são feitos pelo departamento jurídico da consultoria, apresentando valores, taxas, prazos, condições, direitos e deveres das partes etc.

Já a circular de oferta apresentará os formatos disponíveis, valores de cada um deles, perfil esperado para o franqueado, direitos e deveres de franqueados e franqueadora, entre outras informações de extrema relevância para conhecer os primeiros dados sobre o negócio.

Contar com o apoio de uma consultoria significa ter um profissional, que embora tenha certa experiência, vai estudar o mercado e suas possibilidades, bem como o produto e/ou serviço que pretende ser oferecido e, após essas análises, indicar quais formatos de negócios a franqueadora pode oferecer ao futuro franqueado, como por exemplo, loja, store in store, delivery ou quiosque.

A consultoria de franquias também pode ser contratada por marcas que já atuam no setor, porém necessitam da ajuda profissional para geri-las, ou seja, auxiliar na gestão e expansão, relacionamento e comunicação com franqueados, marketing, área financeira, entre outras.

Muitas vezes a pressão para aumentar o número de franqueados pode fazer com que o franqueador não busque o perfil de investidor que tenha afinidades com seu negócio, o que pode, inclusive, trazer alguns conflitos no futuro. Em momentos assim, o consultor pode auxiliar e traçar planos para expandir com qualidade.

É papel da empresa de consultoria também treinamentos periódicos com franqueador e franqueados, auxiliará na implantação do conselho de franqueados ou de convenções anuais, que costumam contar com apresentações, treinamentos, momentos de diversão e premiação, e podem unir um grande número de pessoas, para pensar no negócio, inovar, oxigenar.

Franquear exige experiência, qualidade, planos certeiros e uma estratégia eficiente para tornar a marca referência em seu segmento.

* Milena Lidor é diretora Geral da Franquear Consultoria e consultora de Franchising.



O monitoramento no trabalho

Não tem o que negar que, os avanços tecnológicos trouxeram benefícios para o mundo do trabalho.


A arte de partejar

Não há pai, mãe ou responsável que não queira o bem para o seu filho.


Evangelho, Justiça e Paz

A Comissão de Justiça e Paz de Vitória foi criada em 1978 pelos Bispos Dom João Baptista da Motta e Albuquerque e Dom Luís Gonzaga Fernandes.


Leonardo da Vinci, o maior gênio

Leonardo da Vinci quase não frequentou escola formal, mesmo assim o grau de sua genialidade é tão alto que, no plano terrestre, é uma figura inexplicável.


Você é falsamente feliz?

As redes sociais digitais são cheias de mensagens positivas, fotos felizes, em lugares lindos, radiantes.


Streaming é cultura; cultura é direito

Cultura acessível deveria ser uma premissa, e não uma luta.


E se julho fosse seu novo réveillon?

Assim como a virada do ano costuma ser uma época para refletir sobre o que você deseja alcançar no novo ano, que tal tentar o mês de julho para pensar no seu próximo semestre?


Educação e civilidade faltam a parlamentares federais

Educação e civilidade são o mínimo que se espera de um parlamentar.


O brasileiro e o contexto sociopolítico

O brasileiro é conhecido por sua alegria e seu jeito de lidar com as adversidades.


A sub-representação no Congresso Nacional

No Congresso Nacional somente 10% dos representantes na Câmara dos deputados são mulheres.


A moralização do Brasil é muito difícil

Ser político no Brasil é um grande negócio, é como acertar na loteria, dadas as vantagens auferidas no presente e no futuro.


Uma análise do acordo Mercosul e União Europeia

As consequências do acordo Mercosul – União Europeia ainda são especulativas