Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Consultoria de franchising

Consultoria de franchising

20/11/2017 Milena Lidor

Uma escolha importante na hora de franquear.

Decidir franquear uma empresa é um passo muito importante para a vida do empresário, por este motivo, é preciso muito cuidado e atenção neste momento. A contratação de uma consultoria experiente é a decisão mais indicada a ser tomada, para que todos os processos e análises sejam considerados, com o objetivo de estudar as ameaças e oportunidades desde canal de expansão.

Neste sentido a consultoria poderá avaliar se o segmento da empresa poderá ser promissor no franchising, como formatá-la de maneira adequada e auxiliar nos planos de expansão. Criando um planejamento de vendas, distribuição e implantação dos processos.

Além disso, a consultoria ajudará na elaboração de instrumentos muito importantes para as franquias, como os contratos e COFs (circular de oferta de franquia). Os contratos são feitos pelo departamento jurídico da consultoria, apresentando valores, taxas, prazos, condições, direitos e deveres das partes etc.

Já a circular de oferta apresentará os formatos disponíveis, valores de cada um deles, perfil esperado para o franqueado, direitos e deveres de franqueados e franqueadora, entre outras informações de extrema relevância para conhecer os primeiros dados sobre o negócio.

Contar com o apoio de uma consultoria significa ter um profissional, que embora tenha certa experiência, vai estudar o mercado e suas possibilidades, bem como o produto e/ou serviço que pretende ser oferecido e, após essas análises, indicar quais formatos de negócios a franqueadora pode oferecer ao futuro franqueado, como por exemplo, loja, store in store, delivery ou quiosque.

A consultoria de franquias também pode ser contratada por marcas que já atuam no setor, porém necessitam da ajuda profissional para geri-las, ou seja, auxiliar na gestão e expansão, relacionamento e comunicação com franqueados, marketing, área financeira, entre outras.

Muitas vezes a pressão para aumentar o número de franqueados pode fazer com que o franqueador não busque o perfil de investidor que tenha afinidades com seu negócio, o que pode, inclusive, trazer alguns conflitos no futuro. Em momentos assim, o consultor pode auxiliar e traçar planos para expandir com qualidade.

É papel da empresa de consultoria também treinamentos periódicos com franqueador e franqueados, auxiliará na implantação do conselho de franqueados ou de convenções anuais, que costumam contar com apresentações, treinamentos, momentos de diversão e premiação, e podem unir um grande número de pessoas, para pensar no negócio, inovar, oxigenar.

Franquear exige experiência, qualidade, planos certeiros e uma estratégia eficiente para tornar a marca referência em seu segmento.

* Milena Lidor é diretora Geral da Franquear Consultoria e consultora de Franchising.



Educação moral no seio familiar

A associação entre limites e justificativas racionais prepara a conquista da autonomia.


Lagosta, bacalhau, vinhos e uísques aos onipotentes do STF

O STF está se lixando com a patuleia brasileira, que passa fome e que é numerosa.


Bolsonaro e a indicação de Moro para o STF

Todos os cidadãos, que acompanham a política e os noticiários, sabem que o presidente Jair Bolsonaro, não mede as palavras ao proferi-las.


SOS Educação

Tenho alertado a respeito do abandono da educação brasileira há anos.


Um inimigo do povo

O debate sobre a liberdade de expressão foi aprofundado nos últimos tempos no Brasil devido a diversos incidentes.


A arte de partejar

Não há pai, mãe ou responsável que não queira o bem para o seu filho.


Maternidade X Carreira: O desafio que vale a pena

Como diz o ditado judaico: Deus não podia estar em todos os lugares e, por isso, fez as mães.


Indicadores e painéis urbanos aliados à administração pública

Os indicadores são elementos importantes que ajudam a orientar a tomada de decisões estratégicas.


Os aluguéis pagos pelo governo

Os governos – federal, estaduais e municipais – têm o dever de economizar os recursos que chegam aos seus cofres.


Velhos arquivos

Disse Millôr Fernandes: “Em ciência leia sempre os livros mais novos. Em literatura, os mais velhos.”


A infantilidade do povo

O povo não passa de criancinha, de memória curta.


Português, nossa língua materna

Anualmente, no dia 5 de Maio, comemora-se o Dia da Língua Portuguesa.