Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Contribuição previdenciária sobre o terço de férias

Contribuição previdenciária sobre o terço de férias

24/12/2009 Fernando Quércia

O Superior Tribunal de Justiça reformou integralmente seu posicionamento sobre a incidência da contribuição previdenciária sobre o terço de férias, para realinhar-se com o Supremo Tribunal Federal que entende, desde 2005, não ser possível a incidência desta em razão do caráter compensatório/indenizatório das verbas trabalhistas. Escora tal posicionamento a Turma Nacional de Uniformização dos JEF´s.

Os argumentos em contrário eram restritos ao fato que o adicional de um terço de férias integra a remuneração do trabalhador, constituindo por si só razão para a incidência da contribuição previdenciária.

Ocorre que a corrente majoritária entende que em razão da natureza da verba trabalhista (compensatória/indenizatória), a necessidade do trabalhador usufruir de forma plena ao direito ao descanso remunerado (servindo, então, o adicional como reforço financeiro) e nos termos do artigo 201, § 11, da Constituição de 1988, apenas e tão somente as parcelas passives de inclusão ao salário para fins de aposentadoria podem ter a incidência de contribuição previdenciária.

A reforma do entendimento do STJ, ainda que retardatária, fornece os elementos necessários ao desenvolvimento das contribuições previdenciárias de forma a salvaguardar os interesses dos trabalhadores e empresas, constituindo-se também como freio a ânsia arrecadatória e antieconômica do INSS que nos últimos anos tomou conta da Justiça do Trabalho.

* Guilherme Pessoa Franco de Camargo é do escritório Fernando Quércia Advogados Associados.



O metaverso vem aí e está mais próximo do que você imagina

Você, assim como eu, já deve ter ouvido falar no Metaverso.


Indulto x Interferência de Poderes

As leis, como de corriqueira sabença, obedecem a uma ordem hierárquica, assim escalonadas: – Norma fundamental; – Constituição Federal; – Lei; (Lei Complementar, Lei Ordinária, Lei Delegada, Medida Provisória, Decreto Legislativo e Resolução).


Você e seu time estão progredindo?

Em qualquer empreitada, pessoal, profissional ou de times, medir resultados é crucial.


Propaganda eleitoral antecipada

A propaganda para as eleições neste ano só é permitida a partir do dia 16 de agosto.


Amar a si mesmo como próximo

No documentário “Heal” (em Português, “Cura”), disponível no Amazon Prime, há um depoimento lancinante de Anita Moorjani, que, em Fevereiro de 2006 chegou ao final de uma luta de quatro anos contra o câncer.


O peso da improbidade no destino das pessoas

O homem já em tempos pré-históricos se reunia em volta das fogueiras onde foi aperfeiçoada a linguagem humana.


Mercado imobiliário: muito ainda para crescer

Em muitos países, a participação do mercado imobiliário no Produto Interno Bruto (PIB) está acima de 50%, enquanto no Brasil estamos com algo em torno de 10%.


Entender os números será requisito do mercado de trabalho

Trabalhar numa empresa e conhecer os seus setores faz parte da rotina de qualquer colaborador. Mas num futuro breve esse conhecimento será apenas parte dos requisitos.


Quais os sintomas da candidíase?

A candidíase é uma infecção causada por uma levedura (um tipo de fungo) chamada Candida albicans.


Entenda o visto humanitário para ucranianos

A invasão da Ucrânia pela Rússia, iniciada em 24 de fevereiro, já levou mais de 4 milhões de ucranianos a deixarem seu país em busca de um lugar seguro.


Exigência de vacina não é motivo para rescisão indireta por motivo ideológico

Não se discute mais que cabe ao empregador, no exercício de seu poder diretivo e disciplinar, zelar pelo meio ambiente de trabalho saudável.


A governança de riscos e gestão em fintechs

Em complemento às soluções e instituições financeiras já existentes, o mercado de crédito ficou muito mais democrático com a expansão das fintechs.