Portal O Debate
Grupo WhatsApp


Controle de estoques: cuidados redobrados em tempos de crise

Controle de estoques: cuidados redobrados em tempos de crise

19/06/2016 Marcelo Lombardo

Gerenciar um estoque é um processo muito mais complexo do que pode parecer.

Em momentos de dificuldade econômica, como o que estamos vivendo atualmente, manter um controle preciso sobre a gestão de uma empresa é determinante para o sucesso e até para a sobrevivência de muitas companhias.

Além de reduzir desperdícios e fazer cortes onde for possível, é preciso manter um olhar especial para o estoque, que dependendo do ramo de atuação da empresa, é um departamento extremamente estratégico.

Gerenciar um estoque é um processo muito mais complexo do que pode parecer. O controle dos produtos deve ser feito cuidadosa e diariamente a fim de prevenir perdas.

Saber o que você tem, quando esse produto chegou, qual a sua previsão de saída, se ele é perecível, se possui algum dano, qual seu tempo de validade, tudo isso é importante e deve ser analisado todos os dias, com muita atenção.

É claro que a solução não é olhar produto por produto, diariamente. É preciso informatizar esse processo. Com um bom software ERP, como Omie, por exemplo, é possível ter um controle rigoroso sobre o estoque instantaneamente.

Além de um relatório diário, a ferramenta disponibiliza ainda um balanço mensal, uma espécie de inventário. Esse tipo de informação impacta diretamente a gestão do negócio.

Se houver uma grande quantidade de determinada mercadoria que está visivelmente “encalhada”, por exemplo, o gestor pode organizar uma promoção. Com preços atrativos, a possibilidade de “desovar” o que está empacado é grande.

O mesmo pode acontecer com produtos que estão com validade próxima do vencimento. É uma maneira de evitar que seu dinheiro vá simplesmente para o lixo. A falta de informação pode trazer ainda outro problema não menos grave, como a falta de um produto com alto giro. Imagine dizer “não” a uma grande quantidade de clientes em busca de determinada mercadoria simplesmente porque você não gerenciou bem o seu estoque?

Esse controle impacta diretamente o departamento de compras, que pode tomar decisões equivocadas se não tiver um processo bem gerenciado. Outro ponto fundamental no gerenciamento de estoque é o espaço. Além de empacar dinheiro, a estocagem de mercadorias demanda certo espaço.

Nesse sentido, ter um estoque inteligente, onde as mercadorias são repostas com precisão reduz consideravelmente o espaço destinado a essa finalidade. Isso sem contar na redução da mão de obra, que onde não há controle, precisa fazer tudo de modo quase que intuitivo, demandando muito mais pessoas.

Por todas essas razões, usar um software de gerenciamento de estoque faz com que controles manuais sejam substituídos por controles informatizados, o que reduz o risco de erros e retrabalhos, além de permitir que os gestores tomem decisões com base em relatórios de dados precisos.

A gestão informatizada favorece a tomada de decisão, agiliza processos e contribui de maneira considerável para o aumento da produtividade e lucratividade. Em tempos de crise, simplesmente não dá para ignorar.

* Marcelo Lombardo é idealizador do produto Omie e CEO da Omiexperience.



Os desafios de tornar a tecnologia acessível à população

Vivemos uma realidade em que os avanços tecnológicos passaram a pautar nosso comportamento e nossa sociedade.


O uso do celular, até para telefonar

Setenta e sete por cento dos brasileiros utilizam o smartphone para pagar contas, transferir dinheiro e outros serviços bancários.


Canto para uma cidade surda

O Minas Tênis Clube deu ao Pacífico Mascarenhas o que a cidade de Belo Horizonte deve ao Clube da Esquina; um cantinho construído pelo respeito, gratidão, admiração, reconhecimento, apreço e amor.


Como acaso tornou famoso notável compositor

Antes de alcançar a celebridade, e a enorme fortuna, Verdi, passou muitas dificuldades financeiras.


Gugu e a fragilidade da vida

A sabedoria aconselha foco no equilíbrio emocional e espiritual diante da fragilidade e fugacidade da vida.


Quando o muro caiu

O Brasil se preparava para o segundo turno das eleições presidenciais, entre o metalúrgico socialista Luís Inácio Lula da Silva e a incógnita liberal salvacionista Fernando Collor de Melo, quando a televisão anunciou a queda do muro de Berlim.


Identidade pessoal e identidade familiar

Cada família gesta a sua identidade, ainda que algumas vezes, de forma inconsciente.


Desprezo e ingratidão

Não sei o que dói mais: se a ingratidão se o desprezo.


A classe esquecida pelo governo

O fato é que a classe média acaba por ser a classe esquecida pelo governo.


O STF em defesa de quem?

A UIF, antigo COAF, foi criada como uma unidade do Ministério da Justiça (hoje, no BACEN) para fazer uma coisa muito simples: receber dos bancos notificações de que alguém teria realizado uma transação suspeita, anormal.


O prazer da leitura

Ao contrário do que se possa pensar, não tenho muitos amigos. Também não são muitos os conhecidos.


Desmoralização do SFT

A moralidade e a segurança jurídica justificam a continuidade da prisão em segunda instância. A mudança desta postura favorece a impunidade dos poderosos e endinheirados.