Portal O Debate
Grupo WhatsApp


Controle de estoques: cuidados redobrados em tempos de crise

Controle de estoques: cuidados redobrados em tempos de crise

19/06/2016 Marcelo Lombardo

Gerenciar um estoque é um processo muito mais complexo do que pode parecer.

Em momentos de dificuldade econômica, como o que estamos vivendo atualmente, manter um controle preciso sobre a gestão de uma empresa é determinante para o sucesso e até para a sobrevivência de muitas companhias.

Além de reduzir desperdícios e fazer cortes onde for possível, é preciso manter um olhar especial para o estoque, que dependendo do ramo de atuação da empresa, é um departamento extremamente estratégico.

Gerenciar um estoque é um processo muito mais complexo do que pode parecer. O controle dos produtos deve ser feito cuidadosa e diariamente a fim de prevenir perdas.

Saber o que você tem, quando esse produto chegou, qual a sua previsão de saída, se ele é perecível, se possui algum dano, qual seu tempo de validade, tudo isso é importante e deve ser analisado todos os dias, com muita atenção.

É claro que a solução não é olhar produto por produto, diariamente. É preciso informatizar esse processo. Com um bom software ERP, como Omie, por exemplo, é possível ter um controle rigoroso sobre o estoque instantaneamente.

Além de um relatório diário, a ferramenta disponibiliza ainda um balanço mensal, uma espécie de inventário. Esse tipo de informação impacta diretamente a gestão do negócio.

Se houver uma grande quantidade de determinada mercadoria que está visivelmente “encalhada”, por exemplo, o gestor pode organizar uma promoção. Com preços atrativos, a possibilidade de “desovar” o que está empacado é grande.

O mesmo pode acontecer com produtos que estão com validade próxima do vencimento. É uma maneira de evitar que seu dinheiro vá simplesmente para o lixo. A falta de informação pode trazer ainda outro problema não menos grave, como a falta de um produto com alto giro. Imagine dizer “não” a uma grande quantidade de clientes em busca de determinada mercadoria simplesmente porque você não gerenciou bem o seu estoque?

Esse controle impacta diretamente o departamento de compras, que pode tomar decisões equivocadas se não tiver um processo bem gerenciado. Outro ponto fundamental no gerenciamento de estoque é o espaço. Além de empacar dinheiro, a estocagem de mercadorias demanda certo espaço.

Nesse sentido, ter um estoque inteligente, onde as mercadorias são repostas com precisão reduz consideravelmente o espaço destinado a essa finalidade. Isso sem contar na redução da mão de obra, que onde não há controle, precisa fazer tudo de modo quase que intuitivo, demandando muito mais pessoas.

Por todas essas razões, usar um software de gerenciamento de estoque faz com que controles manuais sejam substituídos por controles informatizados, o que reduz o risco de erros e retrabalhos, além de permitir que os gestores tomem decisões com base em relatórios de dados precisos.

A gestão informatizada favorece a tomada de decisão, agiliza processos e contribui de maneira considerável para o aumento da produtividade e lucratividade. Em tempos de crise, simplesmente não dá para ignorar.

* Marcelo Lombardo é idealizador do produto Omie e CEO da Omiexperience.



“A educação é a arma mais poderosa…” mas para quem?

Tudo o que se cria ou se ensina no mundo tem dois lados. Geralmente as intenções são boas e as pessoas as tornam ruins.


“Golpe do Delivery”

Entregadores usam máquina de cartão para enganar consumidor.


A inclusão educacional e o mês das crianças

O tema da inclusão está na ordem do dia, dominando as agendas no mês das crianças.


A velha forma de fazer política não tem fim

Ser político no Brasil é um grande negócio, uma dádiva caída do céu, visto as grandes recompensas de toda a ordem obtidas pelos políticos.


Procedimento de segurança

“Havendo despressurização…”, anuncia a comissária, em tom calmo, aos ouvidos dos senhores passageiros daquele voo atrasado, sob a umidade e a monocromia do céu de quase inverno.


Envelhecimento: o tempo passa para todos

Todos nós, em algum momento de nossas vidas, já ouvimos a frase: “o tempo passa para todos”.


Os passos para encontrar a si mesmo e a Deus

Mar da Galileia, Mar de Tiberíades ou Lago de Genesaré, um lugar significativo de tantos milagres e narrativas do Evangelho.


A babá e o beijo

Se eu tinha dúvidas, agora não tenho mais.


A despolitização do Supremo Tribunal Federal

Não pode funcionar bem e com total isenção uma corte ou tribunal de indicação e nomeação política.


E o cartão caminhoneiro?

O objetivo é proteger os caminhoneiros da oscilação diária no preço do diesel, durante um serviço de frete.


Raciocínio lógico

Uma das mais reconhecidas competências socioemocionais.


A justiça e a injustiça são antagônicas, não se misturam?

“Há mais coragem em ser justo, parecendo ser injusto, do que injusto para salvaguardar as aparências da Justiça”.