Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Convívio e falcatruas

Convívio e falcatruas

04/03/2018 Adilson Roberto Gonçalves

Informação jornalística de qualidade tem um custo e as pessoas estão fazendo a opção pela omissão.

O jornalismo de qualidade deverá criar e praticar os instrumentos para coibir as fakenews, lembrando que boa parte dessas anti-notícias tem origem nos próprios veículos de informação. Cabem uma reflexão e uma análise profunda em relação à decisão da Folha de S. Paulo de não mais publicar conteúdo no Facebook.

A rede social, conhecida por “fakebook” e que tem o F de fofoca, perpetuará ainda mais a mentira e o boato. Informação jornalística de qualidade tem um custo e as pessoas estão fazendo a opção pela omissão. Uma vez que a crença em um fato já está estabelecida, não é necessária sua confirmação. Espero que a estratégia leve à maior busca pelo conteúdo, mas o real não é o ideal.

A ciência tem introduzido as boas práticas de conduta e muitos artigos têm sido retirados – ou despublicados – em função de fraudes. Causa mal-estar e alvoroço, mas é melhor cortar na própria carne do que ter suas vísceras abertas por terceiros. Como exemplo de que nem sempre o que é público é publicado, CartaCapital fez denúncia sobre o envolvimento de integrantes do governo federal – presidente à frente – em desvios no porto de Santos, questão que já se arrasta há um bom tempo.

A enorme lista dos envolvidos em mais uma falcatrua e patacoada do governo que se apossou de Brasília é apenas indicação de que não vai dar em nada. A regra, nestes sombrios dias correntes, é tornar tudo tão podre que o roto se torna muito bom. Que se consiga manter a energia para continuar a apurar situações como essa. Ao mesmo o registro histórico estaria garantido, já que democracia e gestão pública foram às favas.

Em outro aspecto corrente, Veja fez uma edição sobre o convívio entre homens e mulheres. A reportagem foi feliz desde a capa, pois se tratam de regras a serem estabelecidas – e seguidas –, e não necessariamente de determinismo biológico. Da mesma forma que misturamos inadequadamente outras questões pessoais no âmbito público e profissional (religião é uma delas), a abordagem amorosa e sexual precisa ter seus limites.

A revista aproveitou a efeméride de seus 50 anos de existência. Assim, 1968 é o ano que não terminou. Das transformações mundiais restou-nos o AI-5, com ares de ressurreição nestes tempos incertos. Que aprendamos também com nossa história, iniciando pela consulta ao acervo da semanal – plasmada nesse mesmo ano – para não repetir os erros.

* Adilson Roberto Gonçalves é pesquisador no IPBEN – Unesp de Rio Claro, membro da Academia Campineira de Letras e Artes e da Academia de Letras de Lorena.



O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A Stellantis é rica, gigante, e a Stellantis South America, domina o mercado automobilístico na linha abaixo da Linha do Equador.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A verdade sobre a tributação no Brasil

O Brasil cobra de todos os contribuintes (pessoas físicas e jurídicas) sediados no território nacional, cerca de 33,71% do valor de todos os bens e serviços produzidos no país.

Autor: Samuel Hanan


Bom senso intuitivo

Os governantes, em geral, são desmazelados com o dinheiro e as contas. Falta responsabilidade na gestão financeira pública.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


População da Baixada quer continuidade da Operação Verão

No palanque armado na Praça das Bandeiras (Praia do Gonzaga), a população de Santos manifestou-se, no último sábado, pela continuidade da Operação Verão da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Três ordens do amor

Já imaginou a possibilidade de desfazer padrões repetitivos e negativos das gerações passadas?

Autor: Mary Cristiane


Saúde Suplementar: desafios, mudanças e soluções futuras

O cenário da saúde suplementar em 2024 apresenta desafios complexos, exigindo uma abordagem inovadora e colaborativa.

Autor: Andréa Bergamini


Mulher

Busquei uma palavra para ti.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


Mudanças avassaladoras à vista

Nas encantadoras praças arborizadas, as pessoas costumavam conversar sobre a vida. No passado, havia o contato face a face, olho no olho, e poucos conflitos que eram resolvidos durante um encontro para um café ou chá.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


A volta do trem de passageiros

O Trem Intercidades (TIC) entre São Paulo e Campinas, que representará a volta do transporte ferroviário de passageiros no Estado de São Paulo, já tem seus futuros operadores escolhidos.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Vai uma galinhada aí?

Comer uma galinhada sempre foi muito saboroso e divertido. Ainda mais quando isso acontece numa roda de amigos, acompanhada de uma cerveja gelada e uma roda de conversa que invade a madrugada.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


Gentileza na política é possível?

Promover a gentileza na política é um desafio, até porque Maquiavel entendia que tal virtude não cabe nas discussões políticas.

Autor: Domingos Sávio Telles


Biden, Haley e Trump: as prévias das eleições nos EUA

Os estadunidenses vão às urnas neste ano para eleger – ou reeleger – aquele que comandará a nação mais poderosa do planeta pelos próximos quatro anos.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray