Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Copa do Mundo

Copa do Mundo

12/06/2006 Divulgação

"A mais sórdida pelada é de uma complexidade shakesperiana" (Nelson Rodrigues)Uma das acepções da palavra grega catarse é a de purificação da alma pela purgação das suas paixões. Um exemplo prático disso acontece numa Copa do Mundo, quando multidões inteiras procuram se esquecer dos problemas momentâneos, para se dissolverem na torrente da emoção coletiva, até que tudo se acabe na quarta-feira, como um dia escreveu um compositor, referindo-se ao carnaval, outro evento catártico.

Essas ocasiões sempre deixam marcas indeléveis na lembrança das pessoas. Brasileiros de idade mais avançada ainda se recordam, com uma ponta de amargura, do sofrimento causado pela derrota da Seleção Brasileira em 1950, diante dos uruguaios, no Maracanã. Quem acompanhou a caminhada que levou o Brasil a conquistar posição hegemônica no futebol mundial, ainda guarda, com detalhes, as circunstâncias que envolveram cada uma das vitórias.

A partir de hoje, data de início da Copa do Mundo, com os jogos entre Alemanha e Costa Rica e Polônia e Equador, pelo menos 15% da humanidade, aproximadamente 15 bilhões de pessoas, assistirão in loco ou estarão sintonizados por meio de rádio, jornal, televisão, internet e outros meios com os jogos que serão travados nos campos da Alemanha, entre as equipes mais poderosas do Planeta.
Futebol, para quem gosta, é uma parte importante da vida, mas não é prudente mergulhar nas suas emoções a ponto de se esquecer dos problemas relevantes do país e do mundo em que vivemos. No mundo de hoje, ficar alienado é um grande risco.

O Planeta torna-se a cada dia mais perigoso por causa da devastação da natureza, das crescentes desigualdades sócio-econômicas, das guerras e do terrorismo; os desmandos políticos continuam a adiar a realização dos sonhos brasileiros (o país estava programado para se transformar em grande potência até o ano 2000, lembram-se?). Mesmo refletindo sobre essas mazelas, devemos fazer coro com as palavras de Roger Cohen, do International Herald Tribune, para quem "o futebol é o que existe mais próximo do idioma universal dos sonhos do Planeta".



Bons médicos vêm do berço

Faz décadas assistimos a abertura desenfreada de novas escolas médicas, sem condição de oferecer formação minimamente digna e honesta.


Wellness tech e a importância da saúde mental dentro das organizações

A pandemia de covid-19 impactou a vida de todos nós, pessoal e profissionalmente.


Manifestações do TDAH

Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade em adultos e crianças.


Cuidar da saúde mental do colaborador é fator de destaque e lucratividade para empresa

O Setembro Amarelo é uma campanha nacional de prevenção ao suicídio, mas que coloca em evidência toda a temática da saúde mental.


Setembro Amarelo: a diferença entre ouvir e escutar

Acender um alerta na sociedade para salvar vidas quando se fala em prevenção ao suicídio é tão complexo quanto o comportamento de uma pessoa com a intenção de tirar a própria vida.


Desafios para a Retomada Econômica

A divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) do segundo trimestre mostrou uma leve retração da atividade produtiva de 0,1% em relação ao trimestre imediatamente anterior.


Setembro Amarelo: é preciso praticar o amor ao próximo

Um domingo ensolarado é um dia perfeito para exercitar a felicidade, passear no parque, levar as crianças na piscina ou encontrar os amigos com seus sorrisos largos e escancarados.


Setembro Amarelo: é preciso ter ferramentas para lidar com o mundo

No semáforo, a cor amarela é frequentemente associada com desaceleração. O motorista precisa reduzir a velocidade ou até mesmo parar.


Da apropriação ilícita dos símbolos da Nação

Uma nova prática vem sendo efetivada por políticos e partidos radicais em âmbito mundial, a apropriação dos símbolos da nação como se fossem bandeiras de suas filosofias.


Tecnologia é fundamental para facilitar o processo de legalização de novos negócios no Brasil

Imagine se todo o recurso humano e dinheiro envolvidos no processo de abertura e legalização de uma empresa no Brasil fossem utilizados para promover mais eficiência e valor agregado para a sociedade?


Como a tecnologia pode criar uma cultura de reciclagem

Diante das diversas transformações no mundo dos negócios e no modelo de atendimento aos consumidores, empresas de todos os segmentos estão sendo obrigadas a buscarem soluções que permitam acelerar a inovação e a eficiência de seus negócios.


As regras essenciais para o uso de vagas de garagem em condomínios

A garagem traz para o condômino segurança e comodidade para os moradores.