Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Crianças maiores e instalações elétricas: atenção redobrada

Crianças maiores e instalações elétricas: atenção redobrada

16/11/2014 Nelson Volyk

Quando nos tornamos pais analisamos diversos pontos em nossas casas para garantir a segurança de nossos bebês, como tomadas elétricas, janelas, produtos que estão nas gavetas e prateleiras baixas, ou seja, olhamos tudo o que está à altura dos bebês.

Mas quando a criança deixa de ser bebê e começa seu desenvolvimento analítico, a curiosidade aumenta. E não é fácil segurar a curiosidade das crianças! Mas sabemos que em alguns momentos essa curiosidade pode gerar riscos à vida e à integridade da criança, principalmente quando envolve eletricidade.

Quando nossos filhos ainda são bebês é normal colocarmos protetores nas tomadas, que impedem que este novo membro da família coloque o dedo na tomada e leve um choque. Mas, e quando eles crescem? A criança consegue retirar este protetor da tomada facilmente, e depois de certa idade ela sabe que se encostar dois fios elétricos gera um curto-circuito, e para uma criança isso é curioso, interessante, podendo se transformar em brincadeira. É em função destes riscos, que só aumentam com a evolução da criança e sua enorme curiosidade, que existem alguns requisitos importantes que devem ser observados em uma instalação elétrica.

Para proteção contra sobrecarga elétrica e curto-circuito, este último muitas vezes provocado pela própria criança, um requisito obrigatório é a presença de disjuntores, que protegem cada circuito da instalação. Outro requisito obrigatório em locais onde haja contato com água ou apenas umidade é o dispositivo DR.

Mas para aumentar a segurança o ideal é tê-lo protegendo toda a instalação elétrica. Caso uma criança enfie algo metálico em uma tomada, ela leva um choque elétrico, mas se este circuito elétrico estiver protegido pelo DR, ao atingir 30 mA o circuito é desligado, consequentemente interrompendo o choque elétrico.

Uma atitude simples para proteger nossas crianças de choques, e que é obrigatória, é a utilização de placas em interruptores e tomadas, conhecidas popularmente como espelhos. Isso evita o contato não intencional e reduz muito o risco. Quando há uma caixa de passagem de fios onde não há nenhuma tomada ou interruptor é obrigatório que esta caixa possua uma placa fechada, garantindo que ninguém vá se acidentar nesse ponto.

*Nelson Volyk é engenheiro eletricista e gerente de Engenharia de Produto da SIL Fios e Cabos Elétricos.



A importância do financiamento à exportação de bens e serviços

Observamos uma menor participação das exportações de bens manufaturados na balança comercial brasileira, atualmente em torno de 30%.

Autor: Patrícia Gomes


Empreendedor social: investindo no futuro com propósito

Nos últimos anos, temos testemunhado um movimento crescente de empreendedores que não apenas buscam o sucesso financeiro, mas também têm um compromisso profundo com a mudança social.

Autor: Gerardo Wisosky


Novas formas de trabalho no contexto da retomada de produtividade

Por mais de três anos, desde o surgimento da pandemia em escala mundial, os líderes empresariais têm trabalhado para entender qual o melhor regime de trabalho.

Autor: Leonardo Meneses


Desafios da gestão em um mundo em transformação

À medida que um novo ano se inicia, somos confrontados com uma miríade de oportunidades e desafios, delineando um cenário dinâmico para os meses à frente.

Autor: Maurício Vinhão


Desumanização geral

As condições gerais de vida apertam. A humanidade vem, há longo tempo, agindo de forma individualista.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O xadrez das eleições: janela partidária permite troca de partidos até 5 de abril

Os vereadores e vereadoras de todo país que desejam trocar de partido têm até dia 5 de abril para realizar a nova filiação.

Autor: Wilson Pedroso


Vale a renúncia?

Diversos setores da economia ficaram surpresos com um anúncio vindo de uma das maiores mineradoras do mundo, a Vale.

Autor: Carlos Gomes


STF versus Congresso Nacional

Descriminalização do uso de drogas.

Autor: Bady Curi Neto


O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A Stellantis é rica, gigante, e a Stellantis South America, domina o mercado automobilístico na linha abaixo da Linha do Equador.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A verdade sobre a tributação no Brasil

O Brasil cobra de todos os contribuintes (pessoas físicas e jurídicas) sediados no território nacional, cerca de 33,71% do valor de todos os bens e serviços produzidos no país.

Autor: Samuel Hanan


Bom senso intuitivo

Os governantes, em geral, são desmazelados com o dinheiro e as contas. Falta responsabilidade na gestão financeira pública.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


População da Baixada quer continuidade da Operação Verão

No palanque armado na Praça das Bandeiras (Praia do Gonzaga), a população de Santos manifestou-se, no último sábado, pela continuidade da Operação Verão da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves