Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Crise do aprendizado: formação da Geração nem-nem

Crise do aprendizado: formação da Geração nem-nem

06/04/2018 Renato de Oliveira Brito

É consenso que a escolarização da população é necessária e traz benefícios para a sociedade.

Crise do aprendizado: formação da Geração nem-nem

Problemas pertinentes à escolaridade frequentemente estão ligados à pobreza, o que se configura como uma barreira ao desenvolvimento pleno do ser humano. O nível educacional da população adulta de um país é resultante do investimento em educação por décadas e devem ser considerados quando pensamos no grau de desenvolvimento de determinados países.

Os investimentos em educação no Brasil representaram 4,9% do Produto Interno Bruto em 2014 (último dado disponível no estudo), segundo as informações da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) que são, insuficientes diante dos elevados déficits que, se acumularam ao longo de uma história educacional de omissões.

Segundo o Censo Escolar 2017, publicado recentemente, o número de alunos matriculados na Educação Básica no Brasil diminuiu sutilmente de 2016 para 2017. Em 2016, havia 48,8 milhões alunos no sistema educacional brasileiro, enquanto fechamos 2017 com 48,6 milhões de alunos.

O que causa preocupação não são somente os dados de uma leve queda de um ano para outro mas sim, o déficit que já acumulamos desde 2013: 14,2% neste período a menos de matriculados no último ano do ensino fundamental. Dessa forma, é inevitável uma queda brusca de matriculas no Ensino Médio. O aluno já desmotivado no seu último ano de fundamental, não terá interesse algum em iniciar um novo ciclo de estudos no nível médio e mesmo no profissionalizante.

Temos tido várias discussões e reflexões acerca do tão alto índice dos jovens que vem formando a geração “nem-nem”, que não estudam e não trabalham, mas há situações que agravam diretamente este cenário como por exemplo, termos cerca de 15% dos nossos docentes que atuam na educação básica, sem ensino superior ou mesmo termos 24,3% dos que atuam na educação infantil, sem formação específica para tal (Censo Escolar 2017).

Não há oportunidades para se falar em uma educação motivadora, com o protagonismo docente comprometido pela ausência de formação e de planos de carreiras e mesmo um espaço de trabalho sem condições adequadas para receber e constituir uma comunidade escolar. Ou seja, a escola deixa de ser convidativa ao aluno e ao professor.

Para que o sistema educacional consiga ser transformador da sociedade que o envolve, ele deve conseguir prover o acesso universal à educação de qualidade, a partir do incentivo e do reconhecimento do papel do professor, do investimento qualitativo e quantitativo na educação básica, da promoção da autonomia e do incentivo à gestão participativa, que envolva a escola e a comunidade.

Entretanto, alguns desses gastos pressupõem um planejamento de longo prazo e vale salientar que, o investimento por si só, não reverte este cenário. Vemos sinais alarmantes de uma grave crise de aprendizado no cenário educacional brasileiro.

O efeito é “dominó”: se tenho um professor desmotivado, tenho um aluno futuro evadido e por conseguinte, uma escola fracassada.

* Renato de Oliveira Brito é doutor em Educação (Gestão e Políticas Públicas) pela Universidade Católica de Brasília, onde também atua como pesquisador.

Fonte: Renata Senlle



A importância do financiamento à exportação de bens e serviços

Observamos uma menor participação das exportações de bens manufaturados na balança comercial brasileira, atualmente em torno de 30%.

Autor: Patrícia Gomes


Empreendedor social: investindo no futuro com propósito

Nos últimos anos, temos testemunhado um movimento crescente de empreendedores que não apenas buscam o sucesso financeiro, mas também têm um compromisso profundo com a mudança social.

Autor: Gerardo Wisosky


Novas formas de trabalho no contexto da retomada de produtividade

Por mais de três anos, desde o surgimento da pandemia em escala mundial, os líderes empresariais têm trabalhado para entender qual o melhor regime de trabalho.

Autor: Leonardo Meneses


Desafios da gestão em um mundo em transformação

À medida que um novo ano se inicia, somos confrontados com uma miríade de oportunidades e desafios, delineando um cenário dinâmico para os meses à frente.

Autor: Maurício Vinhão


Desumanização geral

As condições gerais de vida apertam. A humanidade vem, há longo tempo, agindo de forma individualista.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O xadrez das eleições: janela partidária permite troca de partidos até 5 de abril

Os vereadores e vereadoras de todo país que desejam trocar de partido têm até dia 5 de abril para realizar a nova filiação.

Autor: Wilson Pedroso


Vale a renúncia?

Diversos setores da economia ficaram surpresos com um anúncio vindo de uma das maiores mineradoras do mundo, a Vale.

Autor: Carlos Gomes


STF versus Congresso Nacional

Descriminalização do uso de drogas.

Autor: Bady Curi Neto


O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A Stellantis é rica, gigante, e a Stellantis South America, domina o mercado automobilístico na linha abaixo da Linha do Equador.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A verdade sobre a tributação no Brasil

O Brasil cobra de todos os contribuintes (pessoas físicas e jurídicas) sediados no território nacional, cerca de 33,71% do valor de todos os bens e serviços produzidos no país.

Autor: Samuel Hanan


Bom senso intuitivo

Os governantes, em geral, são desmazelados com o dinheiro e as contas. Falta responsabilidade na gestão financeira pública.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


População da Baixada quer continuidade da Operação Verão

No palanque armado na Praça das Bandeiras (Praia do Gonzaga), a população de Santos manifestou-se, no último sábado, pela continuidade da Operação Verão da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves