Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Cristo, Judas, Deus e o Diabo

Cristo, Judas, Deus e o Diabo

30/10/2009 Fábio P. Doyle

No estilo que está dominando a Internet (seria o twitter?) vamos hoje de notas curtas. Bem curtas, do tamanho da inteligência do… Bem, mudemos de assunto.

AOS que criticaram, em e-mails recebidos sempre com simpatia, os comentários que fiz a respeito das viagens eleitorais do nosso presidente, sempre com sua candidata Dilma a tiracolo, recomendo a leitura das declarações que o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes, fez sobre o mesmo assunto. Para meu conforto, diante das críticas que recebi, o ministro disse, com outras e mais sábias palavras, o mesmo que eu tentei passar aos que me leem. Em boa companhia, pois, estou.

A ÚLTIMA declaração de Gilmar sobre os "comícios"(a definição é do próprio Lula) que o presidente e sua candidata, diríamos, pré-candidata, têm feito pelo Brasil, um dos últimos na fronteira de Minas com a Bahia, nas margens do tão agredido e ameaçado São Francisco, é bastante esclarecedora. Em resposta a um jornalista, depois da solenidade de posse de novo ministro do Supremo, o presidente do STF confirmou sua posição contrária ao comportamento de Lula e Dilma: não é contra viagens do presidente, ele que faça quantas julgar necessário, mas não as que podem ser consideradas como campanha eleitoral sob a justificativa de "suposta fiscalização de obras".

AGORA, é esperar para ver o que o Tribunal Superior Eleitoral vai decidir a respeito.

NO Rio, as guerras de sempre, agora bem mais aproximadas das que acontecem em Bagdá, no Afeganistão, no interior da Colômbia, com as tais Farcs. Helicóptero da Polícia Militar foi abatido pelos traficantes, matando dois militares. O que move os bandidos, sabem todos, é o tráfico de drogas. Logo, como já disse antes, o problema não é apenas do governo daquele estado, mas do governo federal. Que nada faz para coibir a importação ilegal de drogas e de armas.

ARMAS e drogas que são vendidas aos criminosos por militares corruptos. Como aqueles que presenciaram o assalto e o assassinato, no Rio, de um integrante da ONG AfroReggae. Presenciaram, não deram socorro ao homem baleado, tomaram as peças de roupa que os bandidos roubaram da vítima e liberaram os criminosos. Tudo gravado por câmeras felizmente bem localizadas na rua. Sem a gravação, nada seria apurado, e tudo não passaria de mais um assalto com morte, registrado em um canto de página dos jornais. Mesmo diante de todo o horror mostrado pela filmagem, um major da PM carioca definiu o episódio como um "desvio de conduta" dos policiais. O governador Sérgio Cabral reagiu com a presteza e veemência que dele se esperava: demitiu o major, que era Relações Públicas da PM.

AINDA no estilo curto e grosso, vale registrar o comportamento de um médico do SUS de Jundiaí, SP: surrupiou 170 reais da carteira de um paciente com problemas de coluna que era por ele medicado. A polícia comprovou o furto e trancafiou o médico-ladrão. Por quanto tempo?

FINALMENTE, para não deixar passar batido, e retornando ao nosso folclórico, falante, gesticulante e até, se me permitem, simpático presidente, lamente-se a incursão que ele fez na história sagrada, ao se personificar como Cristo, deixando para os que com ele se dispõem a coligar em torno da sua Dilma, o papel de Judas. Era o que faltava na crônica de baboseiras de seus improvisos.

ALIÁS, vale repetir o comentário de Jorge Bastos, de O Globo. Diz ele que "não é de hoje, mas desde que o PT nasceu, que Lula vive misturando política com religião. Parece até bispo da Universal. Em 1984, por exemplo, disparou, de São Paulo, contra o então candidato à sucessão de Figueiredo: - Esse Tancredo Neves não é confiável, vive acendendo uma vela para Deus e outra para o Diabo. De Cuiabá, onde se encontrava em campanha, o avô do Aécio revidou: - Confiável deve ser ele, que só acende vela para o Diabo".

O EPISÓDIO deve ser lembrado, especialmente agora, quando as coligações de supostos judas se formam para apoiar o candidato do suposto Cristo.

* Fábio P. Doyle é jornalista e membro da Academia Mineira de Letras. Visite o Blog



A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado