Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Cuidados com os faróis para um trânsito seguro

Cuidados com os faróis para um trânsito seguro

26/09/2017 Ricardo Leptich

Pode até ser a passos lentos, mas a legislação brasileira está evoluindo.

Uma nova resolução do Contran (o Conselho Nacional de Trânsito) determina que os faróis DRL (Daytime Running Light, no inglês) passarão a ser obrigatórios em todos os veículos zero-quilômetro vendidos no Brasil a partir de 2021.

Esses faróis são dispositivos que se acendem automaticamente quando o carro dá a partida, aumentando consideravelmente a segurança de condutores e pedestres durante o dia - horário no qual o hábito de se acender as lanternas ainda é muito recente.

Mesmo quando há claridade, veículos podem se tornar menos visíveis por fatores como distância ou curvas da estrada, motivação principal para o desenvolvimento da tecnologia DRL. É importante frisar que ela funciona diferentemente dos faróis convencionais, por iluminar um ângulo específico que não teria o mesmo efeito pela noite.

E não há dúvidas de que a iluminação veicular salva vidas. Em média, países da Europa e América do Norte observaram uma queda de 25% no número de acidentes fatais em suas estradas, após adotarem o uso de farol diurno.

No Brasil, uma lei, que vigora desde 2016, exige que se acenda o farol baixo nas estradas, mas peca por ainda ser um pouco confusa. Embora ainda não seja muito claro para os motoristas, a legislação exige que os faróis baixos sejam ligados durante o dia ou os DRLs estejam ativos.

Os faróis de neblina ou de milha não servem para essa função, o correto é que sejam utilizados em situações apropriadas. A melhor luminosidade é fundamental para aumentar a segurança em situações como ultrapassagens e cruzamentos frontais, além de realçar a presença de objetos na via e a passagem de pedestres.

Seguir a lei, porém, não é a única obrigação do motorista consciente: tão importante quanto acender as luzes de dia é fazer constante vistorias nos faróis, afinal essas lâmpadas perdem cerca de 30% da luminosidade antes de queimar, sendo aconselhável trocá-las a cada 20 mil quilômetros – ou seja, fazer uma revisão a cada dois anos.

O amarelamento da lente protetora do farol pela exposição ao sol ou até mesmo o uso de uma lâmpada de maior potência do que a recomendada para o veículo podem gerar situações de riscos para o condutor. Jogar a iluminação contra a parede pode ser uma opção de revisão simples, e que pode ser feita pelo próprio motorista em casa.

Ao manter os cuidados periódicos com a iluminação do veículo, o motorista estará contribuindo não apenas para a sua própria segurança, mas também com a dos outros. Continue respeitando a sinalização, realize as manutenções preventivas e pratique a cortesia em prol de um trânsito prudente.

* Ricardo Leptich é CEO da OSRAM no Brasil.



A importância do financiamento à exportação de bens e serviços

Observamos uma menor participação das exportações de bens manufaturados na balança comercial brasileira, atualmente em torno de 30%.

Autor: Patrícia Gomes


Empreendedor social: investindo no futuro com propósito

Nos últimos anos, temos testemunhado um movimento crescente de empreendedores que não apenas buscam o sucesso financeiro, mas também têm um compromisso profundo com a mudança social.

Autor: Gerardo Wisosky


Novas formas de trabalho no contexto da retomada de produtividade

Por mais de três anos, desde o surgimento da pandemia em escala mundial, os líderes empresariais têm trabalhado para entender qual o melhor regime de trabalho.

Autor: Leonardo Meneses


Desafios da gestão em um mundo em transformação

À medida que um novo ano se inicia, somos confrontados com uma miríade de oportunidades e desafios, delineando um cenário dinâmico para os meses à frente.

Autor: Maurício Vinhão


Desumanização geral

As condições gerais de vida apertam. A humanidade vem, há longo tempo, agindo de forma individualista.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O xadrez das eleições: janela partidária permite troca de partidos até 5 de abril

Os vereadores e vereadoras de todo país que desejam trocar de partido têm até dia 5 de abril para realizar a nova filiação.

Autor: Wilson Pedroso


Vale a renúncia?

Diversos setores da economia ficaram surpresos com um anúncio vindo de uma das maiores mineradoras do mundo, a Vale.

Autor: Carlos Gomes


STF versus Congresso Nacional

Descriminalização do uso de drogas.

Autor: Bady Curi Neto


O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A Stellantis é rica, gigante, e a Stellantis South America, domina o mercado automobilístico na linha abaixo da Linha do Equador.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A verdade sobre a tributação no Brasil

O Brasil cobra de todos os contribuintes (pessoas físicas e jurídicas) sediados no território nacional, cerca de 33,71% do valor de todos os bens e serviços produzidos no país.

Autor: Samuel Hanan


Bom senso intuitivo

Os governantes, em geral, são desmazelados com o dinheiro e as contas. Falta responsabilidade na gestão financeira pública.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


População da Baixada quer continuidade da Operação Verão

No palanque armado na Praça das Bandeiras (Praia do Gonzaga), a população de Santos manifestou-se, no último sábado, pela continuidade da Operação Verão da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves