Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Currículo EAD: as empresas valorizam?

Currículo EAD: as empresas valorizam?

22/07/2015 Clarissa Santiago

A primeira geração do ensino à distância (EAD) teve início ainda no século XIX, quando surgiram as primeiras escolas voltadas ao ensino por correspondência.

Com a evolução tecnológica, o ensino à distância se transformou e hoje é o que chamamos de e-learning (aprendizagem on-line).

A dúvida sobre essa modalidade é quase que unânime: será que as empresas valorizam um currículo com formações EAD?

Ainda que algumas empresas mais conservadoras não apostem na eficácia da modalidade, a maioria das organizações valoriza e incentiva seus colaboradores a realizarem cursos à distância quando leva em conta os seus benefícios como maior flexibilidade, acesso em diferentes locais e horários, registro e monitoramento, além de permitir que o aluno se relacione com pessoas de diferentes culturas, países e regiões.

Outro aspecto do ensino à distância que está relacionado aos valores das empresas modernas – aquelas que, mesmo com a tradição organizacional, estão se adaptando ao desenvolvimento tecnológico - é o quesito sustentabilidade.

Elas aprovam a possibilidade de economia na produção de materiais, geração de resíduos, no deslocamento dos colaboradores, além da considerável redução de custos.

O fundamental, e o que os gestores realmente esperam, é que a pessoa consiga colocar em prática após o treinamento. Não adianta ser apenas disciplinado com os horários, mas é preciso entender que cada um é o protagonista da sua história, portanto, precisa fazer valer o investimento, aproveitando ao máximo cada etapa, se aprofundando nos temas, elencando dúvidas e compartilhando os aprendizados.

A eficácia do curso está totalmente atrelada à motivação e ao engajamento. As empresas estão de olho no movimento do mercado educacional e seus RHs estão investindo nas novas modalidades de aprendizagem.

Atualmente, uma das categorias de ensino que mais valoriza o EAD é a de educação continuada, que tem por objetivo o constante desenvolvimento profissional do indivíduo. Para isso, existem muitas ofertas de cursos à distância que englobam plataformas e recursos dinâmicos como vídeos com especialistas, seminários online, envio de conteúdo digital, ferramentas para autoconhecimento e plataforma de interação.

O ensino on-line é uma grande oportunidade para que ainda mais pessoas tenham acesso à educação. Ele, assim como o presencial, pode alavancar a carreira e garantir um futuro promissor.

* Clarissa Santiago é gerente de inovação e aprendizagem da Enora Leaders, empresa de educação corporativa especializada em aceleração de resultados.



Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli