Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Customer Experience é foco das empresas no mês do consumidor

Customer Experience é foco das empresas no mês do consumidor

25/03/2022 Tomás Duarte

Uma das principais datas para o varejo, o Dia do Consumidor, celebrado anualmente em 15 de março, é marcado por inúmeras ações promocionais realizadas pelas empresas.

As ações não se limitam a um único dia, mas sim uma semana inteira ou até mesmo o mês todo para mapear os principais leads e fidelizá-los.

Conhecido como a “Black Friday do primeiro semestre”, aos poucos tem conquistado o e-commerce.

Considerada a primeira grande data do ano para o comércio digital, segundo um relatório da All iN, plataforma brasileira de marketing digital para relacionamento, somente em 2021, os e-commerces faturaram R$ 6,3 bilhões na primeira quinzena de março – um crescimento de 85% em relação ao ano anterior.

O estudo também aponta que 42% dos consumidores possuem intenção de aproveitar as promoções da data neste ano.

Estas datas sazonais são muito aguardadas pelos clientes e, por isso, promover uma experiência marcante e satisfatória, é indispensável para o sucesso da marca.

A chance de as empresas receberem clientes realmente interessados no produto ou serviço são maiores nestes períodos e, consequentemente, aumentam-se as oportunidades de fidelização, desde que seja entregue a melhor experiência possível.

Mas, afinal, como promover uma experiência de compra memorável? Algumas estratégias são essenciais para melhorar a satisfação do cliente e possibilitar que a marca saia na frente da concorrência.

Há apenas uma premissa que não podemos desprezar: preço e produto não são mais fatores decisivos na jornada de compra, mas sim uma experiência positiva.

É o que aponta um levantamento realizado pelo Reclame AQUI, site brasileiro de reclamações contra empresas, em que 51,2% dos clientes dizem preferir pagar mais caro por um produto desde que haja uma jornada de compra satisfatória com a empresa.

Problemas de estoque, atendimento, sites com servidores fora do ar ou até mesmo fraudulentos, são algumas das principais queixas dos clientes.

O pós-venda é outro fator muitas vezes esquecido nestas datas pelas empresas que acreditam que a venda se encerra após o cliente finalizar o negócio.

Investir no pós-venda é peça-chave para aumentar as chances de fidelização. É fundamental mostrar para o cliente que ele não está desamparado.

Quando a empresa oferece um atendimento rápido, eficiente e personalizado que auxilie sanar possíveis dúvidas ou problemas com o produto e o serviço a qualquer momento, o cliente percebe que pode contar com ela e abre a possibilidade de haver recompra ou até indicação para amigos e familiares, fatores que impactam diretamente no lifetime value.

As pesquisas de satisfação, como NPS, CSAT e CES são determinantes para compreender o grau de contentamento do cliente com a empresa na jornada de compra, a partir de perguntas simples, curtas e objetivas.

Escutá-lo diariamente periodicamente de forma estratégica faz com que o cliente seja um promotor da marca.

Em resumo, as técnicas de Customer Experience ganham cada vez mais força pela necessidade de as empresas reterem clientes e transformá-los em promotores da marca, principalmente com a ascensão das redes sociais.

Na era da recorrência, em que as posses estão sendo substituídas por compras no modelo de assinaturas, os clientes não compram apenas produtos, mas sim experiências.

Sendo assim, fica o questionamento: o que a sua empresa tem feito em prol da experiência do cliente?

* Tomás Duarte é cofundador e CEO da Track.co, startup referência em Customer Experience no Brasil.

Para mais informações sobre Customer Experience clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Piar Comunicação



Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre