Portal O Debate
Grupo WhatsApp

De quem é a responsabilidade?

De quem é a responsabilidade?

10/05/2018 Julio Gavinho

O mal que corrói nossa sociedade bem aqui, ao alcance do nosso braço.

A GloboNews informou-me que os moradores do prédio que ruiu depois do incêndio em São Paulo, eram mantidos cativos no imóvel à noite, entre 23:00 e 06:00.

A coordenação, manutenção, operação e cadastro dos moradores do prédio federal invadido eram feitos pelo MTST que além do cárcere, cobrava uma “taxa de manutenção” dos moradores/invasores.

Os MTST são os maiores Stalinistas fora da Rússia, depois do próprio Stalin. A apropriação da miséria pela organização política que clama por representá-la. O “dia da marmota” comunista, repetido a 100 anos só para o bem da cúpula do partido. Ao menos um morto e vários feridos podem ser colocados na conta deste grupo.150 Famílias, com cerca de um quarto de estrangeiros.

Ok, não sejamos tão duros com eles: divida aí esta tragédia em quatro quartos sendo um do MTST e de sua organização desorganizada que incitou a invasão de um imóvel inabitável; outro quarto para a prefeitura que catalogou os moradores na sua “cota particular de miseráveis” mas tampouco fez qualquer coisa para preservar a vida; mais 25% na conta do governo do estado de SP que permitiu através dos bombeiros e da defesa civil, que estas pessoas habitassem um imóvel em condições pré-ruína e, finalmente; o quarto final no governo federal, dono do imóvel que fez ouvidos moucos aos gritos de desespero das famílias invisíveis as benesses do Planalto.

Se eu pudesse criar um quinto quarto, dadas as proporções exageradas da quase tragédia, eu reservaria para você. Você que gasta sua energia com o topo da administração, seja o supremo, o congresso ou o palácio, e se esquece do mal que corrói nossa sociedade bem aqui, ao alcance do nosso braço. Estamos condenados.

* Julio Gavinho é executivo da área de hotelaria com 30 anos de experiência, fundador da Doispontozero Hotéis, criador da marca ZiiHotel, sócio e Diretor da MTD Hospitality.

Fonte: Vervi Assessoria



Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes


Como lidar com a dura realidade

Se olharmos para os acontecimentos apresentados nos telejornais veremos imagens de ações terríveis praticadas por pessoas que jamais se poderia imaginar que fossem capazes de decair tanto.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O aumento da corrupção no país: Brasil, que país é este?

Recentemente, a revista The Economist, talvez a mais importante publicação sobre a economia do mundo, mostrou, um retrato vergonhoso para o Brasil no que diz respeito ao aumento da corrupção no país, avaliação feita pela Transparência Internacional, que mede a corrupção em todos os países do mundo.

Autor: Ives Gandra da Silva Martins


O voto jovem nas eleições de 2024

O voto para menores de 18 anos é opcional no Brasil e um direito de todos os adolescentes com 17 ou 16 anos completos na data da eleição.

Autor: Wilson Pedroso