Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Débitos tributários: as possibilidades de parcelamentos no estado de MG

Débitos tributários: as possibilidades de parcelamentos no estado de MG

05/05/2021 Lymara Franco Lemos

Sabemos que a carga tributária nos Estados é altíssima e, considerando, ainda, a crise econômica que tem atingido todos os setores da economia, se já era difícil manter-se adimplente com as obrigações tributárias, agora está praticamente impossível.

Pensando em uma maneira de manter a arrecadação estatal, que é essencial para a manutenção dos serviços públicos, bem como para trazer condições favoráveis aos empresários para que arquem com os seus débitos junto aos Estados, no dia 8 de fevereiro de 2021 foram publicados 11 convênios ICMS.

Entre eles destacamos o Convênio ICMS 17/21, alterado pelo Convênio ICMS 21/21, que autoriza o estado de Minas Gerais a instituir Programa Especial de Parcelamento de Créditos Tributários (PEP), formalizados ou não, inscritos ou não em dívida ativa, decorrentes de fatos geradores ocorridos até 31 de dezembro de 2020, com redução de penalidades e acréscimos legais.

Para a adesão ao Programa Especial de Parcelamento de Créditos Tributários é importante se atentar para as seguintes regras: a adesão deverá alcançar a totalidade dos créditos tributários vencidos e não quitados e por núcleo de inscrição; serão considerados os créditos tributários, formalizados ou não, inscritos ou não em dívida ativa; poderão ser incluídos na consolidação os valores espontaneamente denunciados ou informados pelo contribuinte à repartição fazendária, decorrentes de infrações relacionadas a fatos geradores ocorridos até 31 de dezembro de 2020; há, ainda, a possibilidade de parcelamentos em até 84 parcelas e a concessão de descontos que variam de 50% a 90% dos valores das penalidades e acréscimos legais.

Ressalta-se, porém, que o pedido de ingresso ao referido programa implica no reconhecimento dos créditos tributários nele incluídos, condicionado a desistência de eventuais ações ou embargos à execução fiscal, com renúncia aos direitos sobre os quais se fundam, nos autos judiciais respectivos, bem como à desistência de eventuais impugnações, defesas e recursos apresentados no âmbito administrativo.

Considerando as implicações jurídicas inerentes à adesão ao Programa Especial de Parcelamento de Créditos Tributários, necessário se faz a assessoria e consultoria tributária a fim de analisar as vantagens e desvantagens para cada caso concreto.

Ademais, por meio da Consultoria Tributária o contribuinte poderá verificar se possui créditos a restituir, créditos prescritos e até mesmo efetuar um planejamento tributário que trará vantagens que vão além da adesão ao programa de parcelamento.

* Lymara Franco Lemos é advogada tributarista no escritório Bruno Junqueira Consultoria Tributária e Empresarial.

Para mais informações sobre carga tributária clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Naves Coelho Comunicação



Setembro Amarelo: é preciso praticar o amor ao próximo

Um domingo ensolarado é um dia perfeito para exercitar a felicidade, passear no parque, levar as crianças na piscina ou encontrar os amigos com seus sorrisos largos e escancarados.


Setembro Amarelo: é preciso ter ferramentas para lidar com o mundo

No semáforo, a cor amarela é frequentemente associada com desaceleração. O motorista precisa reduzir a velocidade ou até mesmo parar.


Da apropriação ilícita dos símbolos da Nação

Uma nova prática vem sendo efetivada por políticos e partidos radicais em âmbito mundial, a apropriação dos símbolos da nação como se fossem bandeiras de suas filosofias.


Tecnologia é fundamental para facilitar o processo de legalização de novos negócios no Brasil

Imagine se todo o recurso humano e dinheiro envolvidos no processo de abertura e legalização de uma empresa no Brasil fossem utilizados para promover mais eficiência e valor agregado para a sociedade?


Como a tecnologia pode criar uma cultura de reciclagem

Diante das diversas transformações no mundo dos negócios e no modelo de atendimento aos consumidores, empresas de todos os segmentos estão sendo obrigadas a buscarem soluções que permitam acelerar a inovação e a eficiência de seus negócios.


As regras essenciais para o uso de vagas de garagem em condomínios

A garagem traz para o condômino segurança e comodidade para os moradores.


Como usar a sua voz para compartilhar as suas ideias?

Você já se perguntou quantas palavras fala diariamente?


A jornada de inovação dos caixas eletrônicos

Quando os primeiros caixas eletrônicos chegaram ao Brasil, no início dos anos 1980, a grande novidade era a possibilidade de retirar dinheiro ou emitir um extrato de forma automatizada.


A nota oficial do Presidente da República

Após o excesso de retórica do mandatário maior da nação ocorrida no dia de uma das maiores manifestações já realizadas e vistas pelo povo brasileiro, o Presidente da República, veio a público, através de nota oficial, prestar a seguinte declaração, da qual destaca-se os seguintes parágrafos:


Combate ao terrorismo após 11 de setembro: incertezas e desafios

Faz 20 anos que acompanhamos, principalmente pela televisão, o maior ataque terrorista da história contemporânea.


ESG qualifica empresas na busca por investidores

Segundo a Morningstar, no início do segundo semestre o volume global investidos em fundos ESG ultrapassou o montante de US$ 2,3 trilhões.


A vacina é para todas as idades

Em todas as fases da vida manter a caderneta de vacinação em dia é muito importante.