Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Desafios dos estudantes brasileiros

Desafios dos estudantes brasileiros

12/01/2021 Cida Vidigal

Não dá para negar que a queda na renda dos brasileiros, principalmente no período crítico da pandemia por conta do novo coronavírus foi rigorosa.

O país vai ter que lidar com muitos desafios esse ano. Um deles é na área da Educação. Com a volta das aulas, presencial ou remota, a maior preocupação das famílias é sobre o valor das mensalidades nas instituições particulares.

Dos 8,6 milhões de estudantes inscritos pelo Censo da Educação Superior de 2019, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mais de 6,5 milhões estudam na rede privada.

A boa notícia é que o Ministério da Educação (MEC) irá abrir 93 mil vagas para universitários fecharem contratos no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) em todo o ano de 2021. A informação é do Plano Trienal do Fies, publicado no Diário Oficial da União. 

Fazendo uma retrospectiva, o Fies é um programa do Governo Federal criado em 1999 para substituir o Programa de Crédito Educativo – PCE/CREDUC.

Seu objetivo é financiar a graduação no Ensino Superior de estudantes que não têm condições de arcar com as despesas da sua formação.

Podem participar os alunos que estejam regularmente matriculados em instituições privadas que sejam cadastradas no Fies e tenham avaliação positiva nos processos administrados pelo MEC. 

Muitos alunos e até mesmo os pais perguntam se o Fies vale a pena? A conquista de um diploma e a chance de boas oportunidades no mercado de trabalho é um sonho para a maioria dos estudantes. E a oportunidade oferecida pelo Fies em que o estudante possa financiar a sua faculdade pode sim ser bastante válido.

Segundo um estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), um trabalhador que possui diploma de curso superior no Brasil ganha um salário até duas vezes mais alto do que profissionais com apenas o ensino médio.

Um dos cursos mais desejados no Brasil, por exemplo, é o Direito. A possibilidade de ganhar um bom salário e um mercado de atuação diversificado atraem milhões de estudantes, anualmente, para esta graduação.

Pelo fato do país possuir o maior número de faculdades de Direito do mundo, pode ajudar a diversificar as mensalidades do curso.

De Norte a Sul é possível encontrar valores de R$ 350 a até mais de R$ 4.000, variando de acordo com cada instituição.

Na contramão dos que têm estudo, infelizmente ainda hoje, no Brasil somam-se 11 milhões de pessoas que sequer sabem ler nem escrever. A finalidade do Plano Nacional de Educação é acabar com o analfabetismo até 2024.

Mas esse plano pode ir por água abaixo pois com a suspensão das aulas presenciais, por consequência da pandemia da Covid-19, a alfabetização foi bastante prejudicada.

* Cida Vidigal é advogada, educadora, coordenadora do curso de Direito da Faculdade Batista de Minas Gerais e advogada.

Fonte: Naves Coelho Comunicação



A importância do financiamento à exportação de bens e serviços

Observamos uma menor participação das exportações de bens manufaturados na balança comercial brasileira, atualmente em torno de 30%.

Autor: Patrícia Gomes


Empreendedor social: investindo no futuro com propósito

Nos últimos anos, temos testemunhado um movimento crescente de empreendedores que não apenas buscam o sucesso financeiro, mas também têm um compromisso profundo com a mudança social.

Autor: Gerardo Wisosky


Novas formas de trabalho no contexto da retomada de produtividade

Por mais de três anos, desde o surgimento da pandemia em escala mundial, os líderes empresariais têm trabalhado para entender qual o melhor regime de trabalho.

Autor: Leonardo Meneses


Desafios da gestão em um mundo em transformação

À medida que um novo ano se inicia, somos confrontados com uma miríade de oportunidades e desafios, delineando um cenário dinâmico para os meses à frente.

Autor: Maurício Vinhão


Desumanização geral

As condições gerais de vida apertam. A humanidade vem, há longo tempo, agindo de forma individualista.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O xadrez das eleições: janela partidária permite troca de partidos até 5 de abril

Os vereadores e vereadoras de todo país que desejam trocar de partido têm até dia 5 de abril para realizar a nova filiação.

Autor: Wilson Pedroso


Vale a renúncia?

Diversos setores da economia ficaram surpresos com um anúncio vindo de uma das maiores mineradoras do mundo, a Vale.

Autor: Carlos Gomes


STF versus Congresso Nacional

Descriminalização do uso de drogas.

Autor: Bady Curi Neto


O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A Stellantis é rica, gigante, e a Stellantis South America, domina o mercado automobilístico na linha abaixo da Linha do Equador.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A verdade sobre a tributação no Brasil

O Brasil cobra de todos os contribuintes (pessoas físicas e jurídicas) sediados no território nacional, cerca de 33,71% do valor de todos os bens e serviços produzidos no país.

Autor: Samuel Hanan


Bom senso intuitivo

Os governantes, em geral, são desmazelados com o dinheiro e as contas. Falta responsabilidade na gestão financeira pública.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


População da Baixada quer continuidade da Operação Verão

No palanque armado na Praça das Bandeiras (Praia do Gonzaga), a população de Santos manifestou-se, no último sábado, pela continuidade da Operação Verão da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves