Portal O Debate
Grupo WhatsApp


Desafios dos estudantes brasileiros

Desafios dos estudantes brasileiros

12/01/2021 Cida Vidigal

Não dá para negar que a queda na renda dos brasileiros, principalmente no período crítico da pandemia por conta do novo coronavírus foi rigorosa.

O país vai ter que lidar com muitos desafios esse ano. Um deles é na área da Educação. Com a volta das aulas, presencial ou remota, a maior preocupação das famílias é sobre o valor das mensalidades nas instituições particulares.

Dos 8,6 milhões de estudantes inscritos pelo Censo da Educação Superior de 2019, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mais de 6,5 milhões estudam na rede privada.

A boa notícia é que o Ministério da Educação (MEC) irá abrir 93 mil vagas para universitários fecharem contratos no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) em todo o ano de 2021. A informação é do Plano Trienal do Fies, publicado no Diário Oficial da União. 

Fazendo uma retrospectiva, o Fies é um programa do Governo Federal criado em 1999 para substituir o Programa de Crédito Educativo – PCE/CREDUC.

Seu objetivo é financiar a graduação no Ensino Superior de estudantes que não têm condições de arcar com as despesas da sua formação.

Podem participar os alunos que estejam regularmente matriculados em instituições privadas que sejam cadastradas no Fies e tenham avaliação positiva nos processos administrados pelo MEC. 

Muitos alunos e até mesmo os pais perguntam se o Fies vale a pena? A conquista de um diploma e a chance de boas oportunidades no mercado de trabalho é um sonho para a maioria dos estudantes. E a oportunidade oferecida pelo Fies em que o estudante possa financiar a sua faculdade pode sim ser bastante válido.

Segundo um estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), um trabalhador que possui diploma de curso superior no Brasil ganha um salário até duas vezes mais alto do que profissionais com apenas o ensino médio.

Um dos cursos mais desejados no Brasil, por exemplo, é o Direito. A possibilidade de ganhar um bom salário e um mercado de atuação diversificado atraem milhões de estudantes, anualmente, para esta graduação.

Pelo fato do país possuir o maior número de faculdades de Direito do mundo, pode ajudar a diversificar as mensalidades do curso.

De Norte a Sul é possível encontrar valores de R$ 350 a até mais de R$ 4.000, variando de acordo com cada instituição.

Na contramão dos que têm estudo, infelizmente ainda hoje, no Brasil somam-se 11 milhões de pessoas que sequer sabem ler nem escrever. A finalidade do Plano Nacional de Educação é acabar com o analfabetismo até 2024.

Mas esse plano pode ir por água abaixo pois com a suspensão das aulas presenciais, por consequência da pandemia da Covid-19, a alfabetização foi bastante prejudicada.

* Cida Vidigal é advogada, educadora, coordenadora do curso de Direito da Faculdade Batista de Minas Gerais e advogada.

Fonte: Naves Coelho Comunicação




Anywhere Office: a pandemia, rotina de trabalho e os nômades digitais

Desde 2007, quando Steve Jobs apresentou ao mundo o primeiro smartphone da maneira que conhecemos hoje, estamos passando por intensa transformação.


Prisão do deputado Daniel Silveira

A toda ação corresponde uma reação.


Exportações de minério de ferro cresceram 9% em janeiro

O mês de janeiro registrou uma alta de 9% na quantidade de minério de ferro exportado do Brasil para o exterior, tendo por comparação o mesmo período do ano passado, segundo dados do Ministério da Economia.


A dificuldade de cassar mandato político

A imoral prerrogativa constitucional que confere somente ao Congresso o poder de cassar o mandato de um parlamentar por cometimento de ilegalidade, à vista de qualquer cidadão de mediana cultura, constitui-se de medida irrazoável que fere o princípio da igualdade de tratamentos.


Ainda não nos preocupamos com o combate à pobreza

Um dos piores anos da história recente do país, 2020 também foi o ano em que a taxa de pobreza atingiu 8%, seu menor patamar em 44 anos.


Um ano de pandemia

A Covid-19 apareceu causando surpresa e aflição em todas as instâncias da sociedade, seja para a economia, a política, a educação, ou para as pessoas, no que se refere aos relacionamentos, sentimentos próprios, etc.


Como os paradigmas determinam nossos resultados

Você sabia que os nossos comportamentos habituais são moldados por paradigmas?


Ferrovias para poucos

Está em curso no Congresso, de forma quase silenciosa, mais um atentado à soberania brasileira.


Recomeço? Primeiro, o porquê

Existe um texto - às vezes atribuído ao Carlos Drummond de Andrade, embora não seja de sua autoria - que corre na internet há bastante tempo. Diz assim:


Tributação no e-commerce: a importância do regime tributário

O e-commerce tem crescido vertiginosamente nos últimos anos, em todos os países, a despeito das crises e solavancos da economia.


Em tempo de pandemia

Nestes tristes dias de pandemia, em que os médicos do Serviço de Saúde, lamentam que não se tem o devido cuidado, protegendo-se e protegendo o semelhante, lembrei-me de antigo chefe, que tive, quando era menino e moço.


2021, o ano em que seremos melhores

Nos últimos 20 anos as empresas fizeram altos investimentos em tecnologia e marketing para capturar dados de seus clientes e prospects e armazená-los em grandes repositórios de dados.