Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Desemprego alto: é hora de mudar

Desemprego alto: é hora de mudar

03/02/2017 Othon Almeida

Voltar a confiar pode ser o primeiro passo para ajudar na retomada da economia e dos empregos.

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) confirma neste final de janeiro que o desemprego foi um dos mais sérios problemas vividos no país em 2016. De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, realizada em 3.500 municípios, o número de desempregados atingiu 11,8 milhões, um crescimento de 37,2% em relação aos 8,6 milhões de pessoas sem trabalho no ano anterior.

Esse é o maior patamar de desemprego da série histórica da pesquisa, cuja atual metodologia começou a ser utilizada em 2012. Dessa forma, o desemprego médio anual entre os brasileiros atinge a casa dos dois dígitos pela primeira vez, com 11,5% da população economicamente ativa à procura de trabalho.

O desemprego em patamar elevado e a renda em queda, como registrado, são elementos negativos para o setor produtivo nacional, já que os impactos constritivos sobre o consumo e a atividade econômica são consideráveis. Eles afetam em cadeia a indústria, o varejo e os serviços, além de impactar significativamente as instâncias governamentais.

No entanto, os dados do IBGE mostram que, apesar de o primeiro semestre do ano passado ter sido ruim, o segundo apresentou uma melhora. Em setores como comércio, alojamento e transportes houve saldo positivo de contratações, por exemplo.

Assim, apesar do resultado negativo no conjunto, para os mais otimistas – grupo ao qual faço questão de me incluir, sempre –, um dado tão duro como o divulgado pelo IBGE indica que este é o momento ideal para ocorrer uma reversão imediata de tendência, já que a economia deprimida precisa de poucos, mas incisivos movimentos de estímulo para mudar de trajetória.

Mas não podemos nos iludir: o emprego é um dos últimos a reagir quando ocorre a retomada da atividade econômica. Antes disso, outros elementos impulsionadores da economia precisam estar fortalecidos. No início do quarto trimestre do ano passado, a Deloitte realizou a pesquisa Agenda 2017, que apontava expectativas de retomada gradual do crescimento.

Desde aquele momento, alguns indicadores e fatos ocorridos podem ter refreado o ímpeto dos gestores, que desejavam a reversão do cenário negativo. Mas, o caminho da retomada nos parece ser aquele mais factível, já que o inverso equivaleria a condenar nossa economia a um terrível quadro de depressão.

No estudo, a maioria dos gestores esperava que o nível de emprego de suas organizações fosse mantido (para 58% dos participantes), ou mesmo ampliado (26%). Apenas 16% estimavam reduzir seus quadros funcionais em 2017. Se boa parte dessas projeções se tornar realidade, as expectativas tendem a se manter positivas.

Das empresas que pretendem manter ou contratar funcionários, 43% admitem intenção de procurar profissionais mais qualificados. Desse modo, e pensando na perenidade das empresas brasileiras, o levantamento do IBGE pode até representar estímulos à retomada.

Afinal, a oferta de mão de obra está alta, e é possível absorver profissionais qualificados, que podem contribuir com a melhoria das estruturas corporativas. Profissionais qualificados tendem a ajudar na adoção de inovações e na renovação de expectativas e possibilidades empresariais.

Tudo isso deve ser aliado ao uso e à aplicação de novas tecnologias para a gestão e produtividade, que estão mais acessíveis e que têm potencial de transformar as organizações. O Brasil, o brasileiro e nossos gestores não podem ficar paralisados nesse momento, que tem sido cruel com as pessoas e as organizações.

Sair da inércia e transformar nossa atual realidade é a única forma de projetar um futuro mais equilibrado e adequado ao país. Pode parecer fácil apenas falar em transformação, em reação e em mudança de cenários. Mas essa é a opção que temos para fazer com que pessoas e instituições não apenas sobrevivam, mas vivam a intensidade de um país com grande potencial e que pode nos oferecer muito mais do que tem sido permitido em função da crise.

* Othon Almeida é sócio-líder de Desenvolvimento de Mercado da Deloitte Brasil.



As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes