Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Desenvolvimento Econômico

Desenvolvimento Econômico

02/05/2006 Divulgação

É preciso levar em conta a experiência histórica do desenvolvimento, tal como praticado em outros países durante o Século XX, que teve nesse tipo de política uma de suas marcas fundamentais. No primeiro momento, elas requerem o planejamento minucioso das ações do governo, bem como o tipo de parceria que se deseja por parte do setor privado.

Como não mais vivemos no tempo em que a implementação das políticas desenvolvimentistas era fruto do pensamento de governantes cercados por um grupo de “iluminados”, a iniciativa privada deve ser chamada a opinar sobre as prioridades a serem consideradas e a estratégia a ser colocada em prática para garantir o bom êxito do plano. Mais do que simples destinatária, ela deve ser parceira das ações do Poder Público.

É preciso levar em conta a experiência histórica do desenvolvimento, tal como praticado em outros países durante o Século XX, que teve nesse tipo de política uma de suas marcas fundamentais. Deve-se lembrar que no início daquele século não existia no mundo nenhuma potência econômica, no sentido em que este termo é usado em nossos dias. Os Estados Unidos e o Canadá eram países pobres; no Japão, na Rússia, na Índia, na China e nos países europeus, os indicadores eram de pobreza. A prosperidade obtida por alguns deles, principalmente depois da Segunda Grande Guerra, resultou da implementação de políticas de desenvolvimento traçadas conscientemente por governos que aderiram à idéia. O Brasil pode ser incluído na lista dos países que mais se beneficiaram desse bom momento, menos em razão de suas riquezas naturais do que pela ação de dois governos providenciais: o governo de Getúlio Vargas, que criou, na prática, o Estado Brasileiro, organizou a agropecuária e criou as indústrias de base no país; e o governo JK, entusiasta do desenvolvimentismo, que colocou em pratica o Plano de Metas, industrializou o país e possibilitou ao Brasil crescer 50 anos em 5.

É interessante lembrar que a política de intervenção do Estado na economia, implementada por Vargas, antecedeu em muitos anos o “New Deal” de Roosevelt, que aparentemente, se inspirou nas ações do presidente brasileiro, de quem era amigo.



Cada um no seu quadrado e todos produzindo…

Muito oportunas as observações do Prof. Ary Oswaldo Mattos Filho, de que em vez dos simples projetos que visam reforçar o caixa da União – como a alteração no Imposto de Renda ora em tramitação pelo Congresso – o país carece de uma verdadeira reforma tributária onde fiquem bem definidos os direitos e obrigações da União, Estados e Municípios.


Você já respirou hoje?

Diagnóstico e tratamento corretos salvam vidas na fibrose cística.


Jogos para enfrentar a crise

O mundo do trabalho nunca mais será o mesmo.


O trabalho de alta performance no Hipismo

O que os atletas precisam para o desempenho perfeito em uma competição? Além do treinamento e esforços diários, eles precisam estar em perfeita sintonia com o corpo e a mente.


Bons médicos vêm do berço

Faz décadas assistimos a abertura desenfreada de novas escolas médicas, sem condição de oferecer formação minimamente digna e honesta.


Wellness tech e a importância da saúde mental dentro das organizações

A pandemia de covid-19 impactou a vida de todos nós, pessoal e profissionalmente.


Manifestações do TDAH

Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade em adultos e crianças.


Cuidar da saúde mental do colaborador é fator de destaque e lucratividade para empresa

O Setembro Amarelo é uma campanha nacional de prevenção ao suicídio, mas que coloca em evidência toda a temática da saúde mental.


Setembro Amarelo: a diferença entre ouvir e escutar

Acender um alerta na sociedade para salvar vidas quando se fala em prevenção ao suicídio é tão complexo quanto o comportamento de uma pessoa com a intenção de tirar a própria vida.


Desafios para a Retomada Econômica

A divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) do segundo trimestre mostrou uma leve retração da atividade produtiva de 0,1% em relação ao trimestre imediatamente anterior.


Setembro Amarelo: é preciso praticar o amor ao próximo

Um domingo ensolarado é um dia perfeito para exercitar a felicidade, passear no parque, levar as crianças na piscina ou encontrar os amigos com seus sorrisos largos e escancarados.


Setembro Amarelo: é preciso ter ferramentas para lidar com o mundo

No semáforo, a cor amarela é frequentemente associada com desaceleração. O motorista precisa reduzir a velocidade ou até mesmo parar.