Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Desoneração da folha de pagamento é ampliada

Desoneração da folha de pagamento é ampliada

21/09/2012 Ronaldo Pavanelli Galvão

Em 18 de setembro, foi publicada a Lei nº 12.715, objeto da conversão da Medida Provisória 563, que estendeu os benefícios da desoneração da folha de pagamento para mais alguns setores da economia.

A desoneração da folha de pagamento foi instituída pelo Plano Brasil Maior em agosto de 2011, com o objetivo de dar maior competitividade à indústria nacional, quando foram beneficiados os setores de confecção, couro e calçados, prestadores de serviços de tecnologia da informação - TI e tecnologia da informação e comunicação - TIC e de call center.

Posteriormente, em abril deste ano, com a edição da MP 563, a desoneração da folha de pagamento foi estendida para os setores têxtil, naval, aéreo, de material elétrico, autopeças, hotéis, plásticos, móveis, ônibus, máquinas e equipamentos para produção do setor mecânico, e "design house" (chips).

No Congresso Nacional, a MP 563 sofreu diversas alterações em sua estrutura inicial. Contudo, mesmo após vetar algumas dessas mudanças, a presidente Dilma Rousseff ampliou a lista dos setores beneficiados pela desoneração da folha de pagamento, passando também para as empresas de transporte aéreo, marítimo, fluvial, navegação e rodoviário coletivo, prestação de serviços reparação de aviões, de equipamentos médicos e odontológicos e de bicicletas, através da Lei nº 12.715.

Dessa forma, a partir de janeiro de 2013, essas empresas contribuirão sobre o valor da receita bruta, excluídas as vendas canceladas e os descontos incondicionais concedidos, até o final de 2014, à alíquota de 1% (um por cento) ou 2% (dois por cento), dependendo da atividade, em substituição à contribuição previdenciária patronal de 20% (vinte por cento) sobre a folha de pagamento.

Entretanto, para que tenham direito à esses benefícios, as empresas deverão fabricar os produtos classificados na Tabela de Incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados - TIPI descritos no Anexo da Lei nº 12.715. Segundo projeções do governo, a substituição da contribuição previdenciária pelo novo imposto sobre o faturamento das empresas deve resultar numa perda de arrecadação de quase R$ 13 bilhões no ano que vem e de R$ 60 bilhões até 2016.

Ronaldo Pavanelli Galvão é Advogado sócio do Gaiofato Advogados Associados.



Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes


Como lidar com a dura realidade

Se olharmos para os acontecimentos apresentados nos telejornais veremos imagens de ações terríveis praticadas por pessoas que jamais se poderia imaginar que fossem capazes de decair tanto.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O aumento da corrupção no país: Brasil, que país é este?

Recentemente, a revista The Economist, talvez a mais importante publicação sobre a economia do mundo, mostrou, um retrato vergonhoso para o Brasil no que diz respeito ao aumento da corrupção no país, avaliação feita pela Transparência Internacional, que mede a corrupção em todos os países do mundo.

Autor: Ives Gandra da Silva Martins