Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Dicas para o momento da escolha e compra de um imóvel

Dicas para o momento da escolha e compra de um imóvel

19/09/2017 Carlos José Berzoti

Os cuidados na hora de escolher e comprar um imóvel.

Comprar imóvel é o sonho de todo o brasileiro e a aquisição desse bem envolve um grande valor sentimental e por isso, deve-se tomar muito cuidado e senso crítico, negociando o valor e condições, principalmente se a unidade for nova.

Há sempre boas ofertas disponível, unidades remanescentes ou distratadas que voltam ao mercado com preços interessantes. Isso ocorre porque não interessa ao incorporador ficar com uma ou outra unidade de um empreendimento em estoque.

Além da desvalorização de seu capital, há o custo de manutenção. Também é preciso ler todas as cláusulas do contrato atentamente, inclusive sobre multas e penalidades por não cumprimento de obrigações financeira, além de observar qual o custo de ITBI e cartório, que hoje são de cerca de 5% do valor da compra.

Outro ponto que deve ser levado em consideração é o condomínio estimado. Afinal, trata-se de uma despesa crescente, mas que sempre deve estar adicionada ao orçamento. Hoje em dia, a maioria absoluta das pessoas quer saber o valor aproximado da cota condominial.

Para esses mais detalhistas, há empresas especializadas neste segmento que podem, já no lançamento do empreendimento, apresentar uma avaliação segura e real de custo. Às vezes, os futuros compradores não possuem o valor à vista e optam pelo financiamento para levantar o montante ao invés de ficar no aluguel.

Para se ter uma ideia, ao concluir a negociação é preciso ter pelo menos 20% de sinal a ser pago no ato da compra e já assumir parcelas de financiamento. Neste sentido, é preciso avaliar bem a questão, pois aquela máxima que alugar um imóvel é jogar dinheiro fora, nem sempre é verdadeira.

Se você a família possui as contas em dia ou é minimamente organizada, poderá se manter ainda no contrato de locação, aplicando no mercado financeiro a diferença entre o valor da prestação do banco e o aluguel.

Ao final de dez anos aproximadamente, chegará na quantidade necessária para a quitação, encurtado o prazo de dívida em 20 anos, pois a maioria dos financiamentos imobiliários é de 30.

* Carlos José Berzoti é empresário e palestrante especializado no mercado imobiliário.



Habilidades socioemocionais podem ser aprendidas

Desde o início da infância, as pessoas aprendem um conjunto de comportamentos que são utilizados nas diferentes interações sociais.


Entenda porque amor é diferente de paixão

Você sabe diferenciar o amor da paixão?


A finalidade e controle das ONGs

O mais adequado não é combatê-las, mas manter sob controle as suas ações como forma de evitar desvio de finalidade, corrupção e outras distorções.


A reforma da máquina pública

A aprovação da reforma da Previdência, pela Câmara dos Deputados, é um avanço do governo.


Os desafios da maternidade e do mercado de trabalho

Ter filhos não é fator de impedimento para uma mulher trabalhar.


Todos querem ser ricos…

Mais vale pobreza, com paz e consciência limpa, que riqueza, sem sossego, alma escurecida, e pesados de remorsos.


A importância de empoderar nossas meninas

Fatores culturais de valorização do masculino, enraizados desde sempre na nossa sociedade, afetam a autoestima e a confiança feminina.


Advogados e Cursos jurídicos

Onze de Agosto é o Dia da Fundação dos Cursos de Direito e é também o Dia do Advogado.


Empresas e paternidade: uma mudança a ser nutrida

Daqui a cinco ou dez anos, nem você nem ninguém se lembrará com precisão da tarefa que está fazendo no trabalho neste minuto.


Ética de advogados e juízes

A advocacia e a magistratura têm códigos de ética diferentes.


Quem se beneficia da coisa pública é corrupto

Coisa pública não pode ser confundida com coisa privada.


Pai é quem ama e cuida

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, pai não é somente quem nos gerou.