Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Dicas para o momento da escolha e compra de um imóvel

Dicas para o momento da escolha e compra de um imóvel

19/09/2017 Carlos José Berzoti

Os cuidados na hora de escolher e comprar um imóvel.

Comprar imóvel é o sonho de todo o brasileiro e a aquisição desse bem envolve um grande valor sentimental e por isso, deve-se tomar muito cuidado e senso crítico, negociando o valor e condições, principalmente se a unidade for nova.

Há sempre boas ofertas disponível, unidades remanescentes ou distratadas que voltam ao mercado com preços interessantes. Isso ocorre porque não interessa ao incorporador ficar com uma ou outra unidade de um empreendimento em estoque.

Além da desvalorização de seu capital, há o custo de manutenção. Também é preciso ler todas as cláusulas do contrato atentamente, inclusive sobre multas e penalidades por não cumprimento de obrigações financeira, além de observar qual o custo de ITBI e cartório, que hoje são de cerca de 5% do valor da compra.

Outro ponto que deve ser levado em consideração é o condomínio estimado. Afinal, trata-se de uma despesa crescente, mas que sempre deve estar adicionada ao orçamento. Hoje em dia, a maioria absoluta das pessoas quer saber o valor aproximado da cota condominial.

Para esses mais detalhistas, há empresas especializadas neste segmento que podem, já no lançamento do empreendimento, apresentar uma avaliação segura e real de custo. Às vezes, os futuros compradores não possuem o valor à vista e optam pelo financiamento para levantar o montante ao invés de ficar no aluguel.

Para se ter uma ideia, ao concluir a negociação é preciso ter pelo menos 20% de sinal a ser pago no ato da compra e já assumir parcelas de financiamento. Neste sentido, é preciso avaliar bem a questão, pois aquela máxima que alugar um imóvel é jogar dinheiro fora, nem sempre é verdadeira.

Se você a família possui as contas em dia ou é minimamente organizada, poderá se manter ainda no contrato de locação, aplicando no mercado financeiro a diferença entre o valor da prestação do banco e o aluguel.

Ao final de dez anos aproximadamente, chegará na quantidade necessária para a quitação, encurtado o prazo de dívida em 20 anos, pois a maioria dos financiamentos imobiliários é de 30.

* Carlos José Berzoti é empresário e palestrante especializado no mercado imobiliário.



Análise de dados e a saúde dos colaboradores nas empresas

Como a análise de dados está ajudando empresas a melhorar a saúde dos colaboradores.


16 senadores suplentes, sem votos, gozam das benesses no Senado

Quando o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), pretende colocar em votação Emenda Constitucional para acabar com a figura de SENADOR SUPLENTE?


Há tempos são os jovens que adoecem

Há alguns anos o Netflix lançou uma série chamada “Thirteen Reasons Why”, ou, em tradução livre, “As Treze Razões”.


Administração estratégica: desafios para o sucesso em seu escritório jurídico

Nos últimos 20 anos o mercado jurídico mudou significativamente.


Qual o melhor negócio: investir em ações ou abrir a própria empresa?

Ser um empresário ou empresária de sucesso é o sonho de muitas pessoas.


Intercooperação: qual sua importância no pós- pandemia?

Nos últimos dois anos, o mundo enfrentou a maior crise sanitária dos últimos 100 anos.


STF e a Espada de Dâmocles

O Poder Judiciário, o Ministério Público e a Polícia Investigativa são responsáveis pela persecução penal.


Lista tríplice, risco ao pacto federativo

Desde o tempo de Brasil-Colônia, a lista tríplice tem sido o instrumento para a nomeação de promotores e procuradores do Ministério Público.


ESG: prioridade da indústria e um mar de oportunidades

Uma pesquisa divulgada recentemente pelo IBM Institute for Business Value mostra que a sustentabilidade tem ocupado um lugar diferenciado no ranking de prioridades de CEOs pelo mundo se comparado a levantamentos anteriores.


Como conciliar negócios e família?

“O segredo para vencer todas as metas e propostas é colocar a família em primeiro lugar.”, diz a co-fundadora da Minucci RP, Vivienne Ikeda.


O limite do assédio moral e suas consequências

De maneira geral, relacionamento interpessoal sempre foi um grande desafio para o mundo corporativo, sobretudo no que tange aos valores éticos e morais, uma vez que cada indivíduo traz consigo bagagens baseadas nas próprias experiências, emoções e no repertório cultural particular.


TSE, STF e a censura prévia

Sabe-se que a liberdade de expressão é um dos mais fortes pilares da democracia.