Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Difusor ou confusor?

Difusor ou confusor?

27/03/2009 Divulgação

Acionados pela concorrência inconformada, invejosa e mal-falante, os comissários da FIA examinaram longamente os difusores traseiros de Williams, Brawn e Toyota e deram seu veredicto: os dispositivos estão dentro do regulamento!

Resta agora ao resto do grid, além de chorar e ranger os dentes, duas alternativas: copiar a engenhoca ou, se isso for difícil, apelar para o Conselho Mundial da FIA. Mas me parece que tal órgão só se reunirá após o GP da Malásia, 3ª corrida da temporada. Até lá, a concorrência terá que comer poeira. E mais: o poderoso órgão poderá se voltar contra aqueles que o provocaram! Aí vai ser o salve-se-quem-puder total...

O Brasil é Barrica!

Verdadeiro fenômeno de marketing, psicologia, sociologia e outras ciências: desprezado como um cão sarnento, sacaneado pelos humoristas de plantão, pisoteado pelos que não entendem de Fórmula-1 e condenado a uma aposentadoria desonrosa: esse era o Barrichello no final de 2008. Agora, com um bom carro nas mãos e ótimos tempos nos testes de inverno, eis que ele se tornou o queridinho dos brasileiros.

O site Warmup está fazendo a seguinte enquete com aos internautas:

Numa dividida pela liderança em Melbourne entre Barrichello e Massa, você vai torcer para quem?

Depois de votar – no Barrica, claro: nunca escondi que sou fã seu declarado – fui conferir o resultado e fiquei muito surpreso: com mais de 5000 votantes, apenas 24% torceriam pelo Massa, enquanto que nada menos que 76% quereriam que Rubinho saísse em 1º lugar! Quem diria...

Além disso, o Ivan Capelli (www.blogdocapelli.com.br) anda perguntando quem as pessoas prefeririam que ganhasse o campeonato. E o resultado é mais ou menos o mesmo. 

Resultados do Treino livre 2


Velocidade máxima

Comparando as velocidades máximas e os tempos de volta, dá pra tirar algumas conclusões interessantes, tipo: aparentemente, o problema de Ferrari e McLaren são as curvas: na reta eles vão muito bem...
Já a Renault, coitada, continua com o motor inferior aos demais e ainda tem problemas de aerodinâmica, pois as Red Bull andam mais com o mesmo motor. Ruim para o Nelsinho.

1        Felipe Massa: 308.3 km/h
2        Lewis Hamilton: 308.0 
3        Giancarlo Fisichella: 306.9 
4        Sébastien Bourdais: 306.2 
5        Kazuki Nakajima: 306.2 
6        Rubens Barrichello: 306.2 
7        Sébastien Buemi: 305.6 
8        Kimi Raikkonen: 305.6 
9        Nico Rosberg: 304.9 
10      Heikki Kovalainen: 304.8 
11      Jarno Trulli: 304.3 
12      Jenson Button: 304.2 
13      Mark Webber: 303.9 
14      Sebastian Vettel: 303.8 
15      Adrian Sutil: 303.8 
16      Timo Glock: 303.7 
17      Nick Heidfeld: 303.7 
18      Robert Kubica: 303.3 
19      Fernando Alonso: 301.6 
20      Nelsinho Piquet: 301.4   

Pitacos

Equipe nova, capacete novo. Button e Rubinho apresentaram cores novas nos seus, agora com cor de marca-texto.



Button: saem o vermelho e azul britânicos, entra o amarelo-brawn

 


Barrica também amarelou. Esperemos que só do lado de fora...

Noblesse oblige

Gente fina é outra coisa: vejam só essa novidade no carro de Lewis Hamilton. Depois do nome do piloto, a sigla MBE: Member of British Empire. Sim, o jovem campeão foi sagrado pela Rainha Elizabeth Membro do Império Britânico. Não sei se no grau de oficial, cavaleiro ou comendador. Mas ele agora faz companhia, por exemplo, a Sir Jackie Stewart e a Sir Frank Williams, igualmente condecorados pelos distintos serviços prestados à glória do esporte britânico (não confundir com o esporte bretão) e de Sua Majestade.


Creio que ainda não é sir. E do jeito que está a nova McLaren, vai ser difícil chegar lá.

Sessão nostalgia



Nos boxes de Melbourne, dois velhos adversários se encontram: Nélson Piquet, que foi aconselhar o filhote, e Jacques Laffite, hoje comentarista da TV francesa.

Lembrem-se: treinos e corrida às 3 da madruga. E domingo de manhã tem stock-car na Globo.

Bom fim de semana e boas corridas, moçada!



Setembro Amarelo: é preciso praticar o amor ao próximo

Um domingo ensolarado é um dia perfeito para exercitar a felicidade, passear no parque, levar as crianças na piscina ou encontrar os amigos com seus sorrisos largos e escancarados.


Setembro Amarelo: é preciso ter ferramentas para lidar com o mundo

No semáforo, a cor amarela é frequentemente associada com desaceleração. O motorista precisa reduzir a velocidade ou até mesmo parar.


Da apropriação ilícita dos símbolos da Nação

Uma nova prática vem sendo efetivada por políticos e partidos radicais em âmbito mundial, a apropriação dos símbolos da nação como se fossem bandeiras de suas filosofias.


Tecnologia é fundamental para facilitar o processo de legalização de novos negócios no Brasil

Imagine se todo o recurso humano e dinheiro envolvidos no processo de abertura e legalização de uma empresa no Brasil fossem utilizados para promover mais eficiência e valor agregado para a sociedade?


Como a tecnologia pode criar uma cultura de reciclagem

Diante das diversas transformações no mundo dos negócios e no modelo de atendimento aos consumidores, empresas de todos os segmentos estão sendo obrigadas a buscarem soluções que permitam acelerar a inovação e a eficiência de seus negócios.


As regras essenciais para o uso de vagas de garagem em condomínios

A garagem traz para o condômino segurança e comodidade para os moradores.


Como usar a sua voz para compartilhar as suas ideias?

Você já se perguntou quantas palavras fala diariamente?


A jornada de inovação dos caixas eletrônicos

Quando os primeiros caixas eletrônicos chegaram ao Brasil, no início dos anos 1980, a grande novidade era a possibilidade de retirar dinheiro ou emitir um extrato de forma automatizada.


A nota oficial do Presidente da República

Após o excesso de retórica do mandatário maior da nação ocorrida no dia de uma das maiores manifestações já realizadas e vistas pelo povo brasileiro, o Presidente da República, veio a público, através de nota oficial, prestar a seguinte declaração, da qual destaca-se os seguintes parágrafos:


Combate ao terrorismo após 11 de setembro: incertezas e desafios

Faz 20 anos que acompanhamos, principalmente pela televisão, o maior ataque terrorista da história contemporânea.


ESG qualifica empresas na busca por investidores

Segundo a Morningstar, no início do segundo semestre o volume global investidos em fundos ESG ultrapassou o montante de US$ 2,3 trilhões.


A vacina é para todas as idades

Em todas as fases da vida manter a caderneta de vacinação em dia é muito importante.