Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Divorciados, mas juntos na mesma casa

Divorciados, mas juntos na mesma casa

17/12/2020 Gisela Gusmão

Você já viveu ou está passando pela experiência de compartilhar a mesma casa com o seu "ex" ou com a sua "ex"?

É possível que casais separados vivam em harmonia debaixo do mesmo teto? A separação/divórcio na quarentena está desconfortável?

Nas últimas décadas, o modelo tradicional de família deu lugar a novas configurações. Mudaram as formas de matrimônio e também de separação.

Em geral, o processo começava com o distanciamento físico de um dos pares, que deixava o lar; e os trâmites corriam por meses ou anos até que o divórcio fosse concluído.

Antigamente, quando o relacionamento terminava, cada um ia pro seu lado e pronto! Hoje em dia, não é bem assim que acontece. Não raro, casais separados continuam vivendo na mesma casa. No entanto, existem três situações distintas.

Na primeira, estão aqueles que decidem continuar "Juntos Por Opção". Geralmente porque querem economizar dinheiro para investir na educação dos filhos ou nos próprios estudos e carreira.

Como esses "ex" vão acertar os ponteiros depende de acordo. Normalmente, dividem as despesas, as tarefas da casa e o cuidado com os filhos.

Em outra situação estão aqueles "Unidos No Sufoco". São os que, em geral, gostariam de usufruir cada qual o seu espaço mas, por questões financeiras, não conseguem sobreviver sozinhos.

Muitas vezes precisam encarar dívidas e até mesmo desemprego. Sem uma situação estável, há dificuldades no cotidiano que vão demandar muitas conversas e paciência a fim de encontrarem harmonia no lar.

Já os "Reféns Do Medo" são casos geralmente graves. Um dos pares impõe uma relação de abuso ao outro, quer seja material, de violência física, psicológica, sexual, ou tudo isso junto, usando de manipulação, chantagem ou ameaça.

Apenas o algoz se beneficia. Não raro, a vítima se vê obrigada a deixar a casa, arcando com prejuízos materiais e emocionais. Se você vive uma relação assim, procure ajuda terapêutica e amparo legal!

Como tem sido o relacionamento com o/a "ex" nessa pandemia? Muitos achavam que seria um tormento. Imagine ficar isolado em casa com alguém que nos incomoda!

De fato, foram inúmeros os casos de pessoas no limite do estresse. Mas, surpreendentemente, houve casos positivos.

Uma mulher, por exemplo, contou que os dois trabalhavam muito e raramente conversavam. Com a pandemia, ela diminuiu as queixas que tinha do "ex" e havia até a possibilidade de tentarem novamente.

Há de tudo! Não existe experiência igual. Mas lembre-se, você não está sozinho! Boa sorte!

* Gisela Gusmão é colaboradora do site Idivorcei, Psicóloga, Psicanalista e Terapeuta de Casal e Família.

Fonte: Ex-Libris Comunicação Integrada



Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes


Como lidar com a dura realidade

Se olharmos para os acontecimentos apresentados nos telejornais veremos imagens de ações terríveis praticadas por pessoas que jamais se poderia imaginar que fossem capazes de decair tanto.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O aumento da corrupção no país: Brasil, que país é este?

Recentemente, a revista The Economist, talvez a mais importante publicação sobre a economia do mundo, mostrou, um retrato vergonhoso para o Brasil no que diz respeito ao aumento da corrupção no país, avaliação feita pela Transparência Internacional, que mede a corrupção em todos os países do mundo.

Autor: Ives Gandra da Silva Martins


O voto jovem nas eleições de 2024

O voto para menores de 18 anos é opcional no Brasil e um direito de todos os adolescentes com 17 ou 16 anos completos na data da eleição.

Autor: Wilson Pedroso