Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Doação legal ou extorsão?

Doação legal ou extorsão?

01/07/2015 Dirceu Cardoso Gonçalves

O cenário político nacional convulsiona-se com as denúncias dos empreiteiros sobre o pagamento de propinas a políticos e partidos.

Esses informes pinçados do processos anticorrupção, especialmente da Operação Lava-Jato, vêm provocando uma série de explicações por parte dos recebedores que, em vez de esclarecer, levam ainda mais dúvida ao assunto.

Os beneficiários de repasses que os empreiteiros confessam ter feito, classificam o dinheiro recebido como doações legais de campanha devidamente informadas à Justiça Eleitoral.

Mas apenas isto não simboliza que os pagamentos foram simples, espontâneas e legais contribuições ao processo eleitoral, ou se só foram obtidos mediante extorsão, ameaças ou frutos de corrupção.

Para ter a questão clara se a doação eleitoral foi lícita ou não, temos de aguardar as apurações da Justiça, do Ministério Público e da Polícia Federal, que já questionam com a devida seriedade e rigor a origem do dinheiro doado e as condições em que o doador decidiu transferi-lo a este ou àquele político ou grupo eleitoral.

Em primeiro lugar, os recursos para doação jamais poderão ser oriundos de superfaturamento de obras ou se tornarem moeda de troca para a corporação doadora obter novos contratos de trabalho. Também não podem ser privilegiados os candidatos ou partidos que, por terem influência no governo ou em segmentos públicos, possam oferecer contrapartida negocial ou vantagens em licitações futuras.

Os empresários apanhados na prática de cartel precisam ser instados a esclarecer como formavam o bolo de recursos para doações eleitorais e a forma que decidiam a quem destinar esse monte de dinheiro.

Se respeitaram os limites legais de doação e, principalmente, se as fizeram espontaneamente ou por coação, ameaça ou extorsão. Também seria interessante deixarem claro se apenas doavam com finalidade eleitoral ou se, eventualmente, também transferiam somas em forma de propina a políticos ou instituições.

Há de se compreender que o dinheiro das obras – escolas, estradas, hospitais, hidroelétricas e outras – é público, proveniente dos impostos pagos pela população.

As concorrências e licitações têm a finalidade de contratar sua execução pelo menor preço disponível no mercado. Mas, se funcionam os cartéis e a máquina pública está poluída por recebedores de propina, todo o cuidado que o legislador teve para obter o melhor preço nos empreendimentos torna-se letra morta.

Aí o processo não passa de pura e criminosa corrupção. A sociedade acredita na Justiça...

* Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves - dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo)



A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado