Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Dois séculos de contradições na abordagem do ensino

Dois séculos de contradições na abordagem do ensino

04/11/2017 Rubens F. Passos

O significado dos mestres para a educação e as dificuldades que eles enfrentam em nosso país.

No mês no qual se comemoraram o Dia do Professor no Brasil (15 de outubro) e no mundo (5), é oportuno analisar o significado dos mestres para a educação e as dificuldades que eles enfrentam em nosso país.

O Dia do Professor no Brasil é alusivo ao Decreto Imperial que instituiu o Ensino Elementar, assinado por D. Pedro I, nessa data, no ano de 1827, há 190 anos. O histórico ato supria a necessidade de oferecer educação fundamental a um país que há apenas cinco anos tornara-se independente de Portugal.

O documento enfatizava o aprendizado da leitura, da escrita e dos cálculos. É lamentável constatar, quase dois séculos depois, que a Educação Básica (da Infantil ao Ensino Médio, passando pelo Fundamental) continua deixando muito a desejar em nosso país, tanto no tocante à qualidade, quanto nas estatísticas referentes à evasão escolar.

Em leitura e matemática, prioridades constantes do decreto imperial, assim como em outras disciplinas, a posição brasileira nos rankings internacionais é constrangedora, e temos quase três milhões de jovens fora da escola.

Cento e noventa anos após o ato de D. Pedro I, o Brasil ainda não consegue fornecer de modo adequado uniformes e materiais escolares a todos os alunos das redes públicas. Fraudes em licitações e atrasos nos processos são recorrentes, assim como a resistência de numerosos governos estaduais e municipais ao Cartão Material Escolar, solução antifraude e atrasos e que atende ao poder de escolha dos próprios alunos, que podem comprar nas papelarias de suas cidades os produtos integrantes da lista relativa a cada ano letivo.

Em desarmonia com a nossa própria história, a taxação tributária média de cadernos, réguas, fichários, lápis, canetas, agendas e outros produtos decisivos para o aprendizado ultrapassa a 40%. Embora todos esses problemas sejam muito graves, a maior contradição brasileira em relação ao ato do imperador refere-se justamente ao Magistério, homenageado, com plena justiça, na data em que se instituiu o sistema de ensino no País.

Falta-lhe reconhecimento por parte do Estado, que lhe oferece condições precárias para exercitar uma das mais importantes profissões, que é ensinar. É muito importante, no mês em que se comemora o Dia do Professor, refletir sobre seu trabalho, sobre a carência de infraestrutura em numerosas escolas públicas, sobre sua renda e até a insegurança e ameaças que alguns enfrentam no dia a dia de sua atividade.

No tratamento dispensado aos mestres, base essencial da educação, o Brasil está na contramão do mundo. A Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), em mensagem referente ao Dia Mundial dos Professores, também comemorado em outubro, no dia 5, defendeu salários mais justos para educadores e criticou a precarização da carreira. Além disso, reiterou seu apoio à liberdade intelectual e pedagógica de docentes em todos os níveis de ensino.

A data refere-se à assinatura da Recomendação da OIT/UNESCO de 1966 relativa ao Estatuto dos Professores. A definição desse organismo da ONU é referencial e deveria receber mais atenção das autoridades brasileiras: "Ser um professor empoderado significa ter acesso a formação de alta qualidade, salários justos e oportunidades contínuas para o desenvolvimento profissional. Também significa ter liberdade para apoiar o desenvolvimento dos currículos nacionais e autonomia profissional para escolher as abordagens e os métodos mais apropriados e que possibilitem uma educação mais efetiva, inclusiva e igualitária".

Quaisquer diferenças com a realidade brasileira não são meras coincidências... cento e noventa anos depois, falto-nos uma política pública eficaz para a educação e o Magistério!

* Rubens F. Passos é economista pela FAAP e MBA pela Duke University, presidente da Associação Brasileira dos Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares e de Escritório (ABFIAE) e presidente do Conselho da Enactus Brasil.



O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan