Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Duas derrotas em casa e uma vitória da democracia

Duas derrotas em casa e uma vitória da democracia

20/08/2014 Levi Ceregato

Em 1950, quando a Seleção Brasileira perdeu a final histórica da Copa do Mundo para o Uruguai, na tarde de 16 de julho, no Maracanã, realizaram-se, em 3 de outubro, eleições presidenciais, as segundas diretas e democráticas depois do regime de exceção do Estado Novo.

Foi eleito Getúlio Vargas, pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), com 48% dos votos válidos, seguido pelo brigadeiro Eduardo Gomes (União Democrática Nacional - UDN), com 29%, e o político mineiro Cristiano Machado (Partido Social Democrata - PSD), com 20%. Sessenta e quatro anos depois, voltamos a realizar uma Copa do Mundo em nosso país.

Pela segunda vez, perdemos em casa, naqueles doloridos sete a um contra a Alemanha, na tarde do silencioso Mineirão de 8 de julho. E, novamente, em outubro, elegeremos o presidente da República, na sétima eleição direta para o cargo depois do regime de exceção do governo militar. As duas coincidências factuais não significam que os brasileiros sejam repetitivos nos equívocos de sua história e letárgicos no seu avanço socioeconômico. Em 1950, nossa população era de 52 milhões de habitantes.

O PIB era de aproximadamente 93 bilhões de dólares e não figurávamos entre as economias protagonistas do Planeta. O voto era permitido apenas aos maiores de 18 anos. Mais grave: os analfabetos — que representavam metade dos habitantes à época — não tinham direito a votar. Nesses 64 anos, o Brasil deixou de ser um país predominantemente rural e se tornou urbano. Desenvolvemos nossa indústria, transformamos nosso agronegócio em um dos mais avançados, assim como o setor de serviços e instituições financeiras.

Hoje, outra coincidência de dados reflete a trajetória do País na segunda metade do Século 20 e primeiras duas décadas do 21: somos 200 milhões de habitantes, temos 200 milhões de cabeças de gado (segundo maior rebanho bovino do mundo) e safra de grãos em torno de 200 milhões de toneladas (uma das maiores). Nosso PIB, desde o maracanazo, saltou de 93 bilhões para 4,5 trilhões de dólares. Refiro-me a todos esses dados comparativos para que, didaticamente, entendamos ser preciso não se intimidar ante as derrotas, manter e aprimorar o que está certo, sem nos acomodar jamais aos progressos obtidos, e ter a humildade e a grandeza de corrigir o que está errado.

Para isto, nada melhor do uma eleição geral como que teremos este ano. É o momento de colocar os problemas na mesa de discussão, comprometer os candidatos com as reivindicações da sociedade e, ao longo dos mandatos, cobrar civicamente o cumprimento das propostas de campanha. Em paralelo aos equívocos no futebol, que nos levaram a perder duas vezes a Copa do Mundo em casa, deixamos de fazer muitas lições importantes. Não soubemos, por exemplo, manter a democracia ressurgida em 1945, com as primeiras eleições presidenciais diretas depois do Estado Novo, nas quais foi eleito o presidente Eurico Gaspar Dutra.

Se a tivéssemos conservado, estaríamos já há 69 anos num regime de liberdade política, cuja maturidade e perenidade são elementos importantes para o desenvolvimento. Reconquistamos a democracia de modo pacífico, a partir das “Diretas Já”, em 1984, e a ratificamos na Constituição de 1988. Desde então, realizamos alguns feitos importantes na área dos direitos individuais e coletivos, na política e na economia. Nesta, dois marcos são a derrubada da inflação e o processo de desestatização e, depois, a inclusão socioeconômica de mais de 40 milhões de brasileiros.

Tornamo-nos a sétima maior economia. E nossa principal virtude tem sido manter a democracia. No entanto, seguimos cometendo alguns erros: não realizamos as reformas estruturais (tributária, previdenciária, trabalhista e política); não reduzimos a burocracia; não eliminamos a insegurança jurídica; não diminuímos a carga tributária e os juros; e não atendemos de modo adequado às prioridades da educação, saúde e segurança pública. Eis aí a pauta programática para os deputados estaduais e federais, senadores, governadores e presidente da República a serem eleitos em outubro.

Concluídas as eleições, a grande vitória será a de democracia, na qual não há perdedores. Todos ganham quando votam com liberdade! Do resultado das urnas deve sair uma corrente nacional em favor dos desafios a serem vencidos, com o acompanhamento sério e atento da sociedade e a devida cobrança daqueles aos quais o povo outorgou o poder político.

*Levi Ceregato, empresário, bacharel em Direito e Administração, é o presidente da Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf Nacional).



As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes