Portal O Debate
Grupo WhatsApp

E para todo o resto, existe Whatsapp

E para todo o resto, existe Whatsapp

18/06/2013 Bia Willcox

O dia ficou curto demais para tanto whatsapp. São muitos grupos, assuntos e informações para tão pouco tempo!

Ele pode nos alertar na madrugada, de manhã cedo ou no meio de uma reunião. Se precisa dormir ou se concentrar, melhor deixar no silencioso.

Para quem não sabe, whatsapp é um aplicativo (ou seja, um programa) de mensagens instantâneas, usados nos smart phones - aquele celulares conectados que fazem tudo o que precisamos e o que nem sabíamos que desejávamos tanto - que vem sendo cada dia mais utilizado no mundo.

E por que tão popular?
1) Porque é de graça.
2) Porque pode ser usado de qualquer lugar do mundo, sem que para isso você tenha que ter um número de telefone local. Funciona até com rede wi-fi.
3) Porque você interage e troca informações em tempo real,
4) Mais que tudo, você tem informações do usuário do outro lado: se ele está online ou não e se ele leu ou não a sua mensagem.

Essa e outras ferramentas tecnológicas de comunicação estão mudando o mundo das relações sociais e afetivas. As pessoas se conectam no whatsapp seja para fortalecerem um grupo, discutirem questões de trabalho, resolverem questões cotidianas, se conhecerem melhor, agendarem compromissos ou simplesmente para terem companhia, Para terem com quem compartilhar suas vivências imediatas. Ali mesmo: instantâneas e muitas vezes solitárias.

Num momento Calvin e brega (mas que com certeza muitos aqui concordarão), ouso dizer que o fato de estar em contato constante com alguém, compartilhando ideias e sentimentos íntimos e escondidos muitas vezes, leva, na maior parte das vezes, a uma forte ligação e atração mútua.

Quando o governador da Carolina do Sul renunciou depois de admitir um caso com uma mulher da Argentina, ele admitiu publicamente que tudo começou inocentemente em trocas de mensagens e e-mails até que se tornou "muito mais do que aquilo" e ele não pode controlar.Como julgar?

Teóricos e estudiosos do assunto afirmam que " por se remover o corpo dos relacionamentos, a comunicação eletrônica faz o amor romântico ser menos animal. O discurso dos amantes se torna, ao mesmo tempo, mais infantil e inocente e mais intelectual e espiritual."

Bingo, eu diria. Se apaixonar online é fácil, então.

Mas o whatsapp tem múltiplas finalidades e nem sempre quem o usa corre o risco de colocar sua vida afetiva em risco. Fato.

O problema é que, como tudo o que é bom, ele também tem desvantagens e pode gerar crises, tensões, desconfianças e até mesmo comportamentos obsessivos.

"Ela leu e não respondeu nada"
"Minha mensagem tem 2 ticks e ele nada, nem respondeu."
"Amiga, tirei ele do meu whatsapp"
"Eu descobri tudo. Ele tem amante, eu vi o whatsapp quando ele deixou o celular na mesa"

Quem nunca ouviu isso?

Sim, nada na vida tem um só lado. A tecnologia avançada criou incríveis ferramentas mas ainda não conseguiu mudar ou eliminar certos sentimentos e comportamentos humanos.

Somos criaturas sociais e biologicamente programadas para criarmos vínculos com pessoas à nossa volta. A vida moderna é naturalmente mais solitária e apressada.Por que não se aceitar a tecnologia como forma de ajuda na busca das agulhas nos palheiros? Agulhas reais num palheiro real.

E para todo o resto, existe o whatsapp.



A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado