Portal O Debate
Grupo WhatsApp

É preciso malhar o corpo e também a mente

É preciso malhar o corpo e também a mente

01/01/2017 João Alexandre Borba

Especialista esclarece sobre a importância do acompanhamento psicológico de atletas e esportistas.

É preciso malhar o corpo e também a mente

O acompanhamento psicológico é fundamental para todos, principalmente para pessoas cujas rotinas demandam muita pressão e mudanças repentinas, como acontece com os atletas.

Porém, pesquisas indicam que no mundo dos esportes há uma grande relutância quando o assunto é recorrer a um psicólogo e o tratamento é visto de forma preconceituosa, remetendo, erroneamente, à ideia de admissão de fraqueza.

Já no meio artístico, por exemplo, podemos observar a valorização do investimento em terapias e acompanhamentos para enfrentar as pressões rotineiras da carreira. Segundo o psicólogo João Alexandre Borba, a presença de um psicólogo como membro da equipe esportiva é fundamental para o enriquecimento de todo o time.

“É preciso afastar a ideia de que recorrer a uma terapia significa fraqueza, pois é exatamente o contrário. Mais do que no corpo a força está na mente. A pessoa que tem o acompanhamento psicológico fica mais fortalecida, tanto em sua vida pessoal, quanto em sua carreira”, diz.

E ressalta: “É totalmente equivocada a ideia de que o sucesso na carreira de um atleta depende unicamente de suas habilidades físicas. Muitos esportistas se preocupam em exercitar o corpo, mas ignoram a importância de exercitar e fortalecer sua mente”, esclarece.

De acordo com o especialista, um atleta está exposto a pressões e diversas situações em que sua psique pode ser afetada. “É importante ressaltar que muitos desses profissionais vieram de classes sociais mais baixas, recebendo salários menores e acostumados com um estilo de vida mais simples.

Quando, de repente, passam a receber um salário muito maior e a conviver em um ambiente propício a maiores gastos financeiros, muitos deles, sem o acompanhamento de um psicólogo, ficam cada vez mais perdidos. É frequente perderem seu controle financeiro e se atolarem em dívidas cada vez maiores”, afirma Borba.

Segundo João Alexandre Borba, outro fator que influencia psicologicamente o atleta diz respeito ao distanciamento familiar. “Alguns esportistas passam a viver longe de sua cidade natal, muitas vezes até mesmo em outros países. Isso faz com que a pessoa sofra com o distanciamento de seus familiares e pessoas importantes de seu convívio. Sem ter o auxílio profissional, esse afastamento repentino pode afetar diretamente a mente do atleta”, diz o especialista.

O psicólogo ressalta também a importância do acompanhamento para lidar com os momentos mais difíceis da carreira. “Na vida de um esportista não há apenas vitórias. As derrotas acontecem e o atleta tem que estar preparado para lidar com elas da melhor forma possível. O mais importante é que o mesmo possa desenvolver a resiliência, superando o momento da derrota e retomando sua carreira. Muitos casos em que o esportista não tem acompanhamento, quando sofre muitas derrotas, não consegue superá-las. O resultado é que, a médio ou longo prazo, o atleta acaba não conseguindo retomar seu rendimento e desorganizando sua autoestima ”, conclui.

* João Alexandre Borba é Co-CEO do Instituto Internacional Japonês de Coaching e Psicólogo.



A importância do financiamento à exportação de bens e serviços

Observamos uma menor participação das exportações de bens manufaturados na balança comercial brasileira, atualmente em torno de 30%.

Autor: Patrícia Gomes


Empreendedor social: investindo no futuro com propósito

Nos últimos anos, temos testemunhado um movimento crescente de empreendedores que não apenas buscam o sucesso financeiro, mas também têm um compromisso profundo com a mudança social.

Autor: Gerardo Wisosky


Novas formas de trabalho no contexto da retomada de produtividade

Por mais de três anos, desde o surgimento da pandemia em escala mundial, os líderes empresariais têm trabalhado para entender qual o melhor regime de trabalho.

Autor: Leonardo Meneses


Desafios da gestão em um mundo em transformação

À medida que um novo ano se inicia, somos confrontados com uma miríade de oportunidades e desafios, delineando um cenário dinâmico para os meses à frente.

Autor: Maurício Vinhão


Desumanização geral

As condições gerais de vida apertam. A humanidade vem, há longo tempo, agindo de forma individualista.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O xadrez das eleições: janela partidária permite troca de partidos até 5 de abril

Os vereadores e vereadoras de todo país que desejam trocar de partido têm até dia 5 de abril para realizar a nova filiação.

Autor: Wilson Pedroso


Vale a renúncia?

Diversos setores da economia ficaram surpresos com um anúncio vindo de uma das maiores mineradoras do mundo, a Vale.

Autor: Carlos Gomes


STF versus Congresso Nacional

Descriminalização do uso de drogas.

Autor: Bady Curi Neto


O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A Stellantis é rica, gigante, e a Stellantis South America, domina o mercado automobilístico na linha abaixo da Linha do Equador.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A verdade sobre a tributação no Brasil

O Brasil cobra de todos os contribuintes (pessoas físicas e jurídicas) sediados no território nacional, cerca de 33,71% do valor de todos os bens e serviços produzidos no país.

Autor: Samuel Hanan


Bom senso intuitivo

Os governantes, em geral, são desmazelados com o dinheiro e as contas. Falta responsabilidade na gestão financeira pública.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


População da Baixada quer continuidade da Operação Verão

No palanque armado na Praça das Bandeiras (Praia do Gonzaga), a população de Santos manifestou-se, no último sábado, pela continuidade da Operação Verão da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves