Portal O Debate
Grupo WhatsApp

E quando as crianças perguntam sobre sexualidade?

E quando as crianças perguntam sobre sexualidade?

19/08/2014 Aline Abreu, Isabella Barreto e Caroline Greine

Por volta dos 3 anos de idade as crianças já começam a ter curiosidade a respeito da sexualidade.

Nesses momentos, muitos pais ficam inseguros e sem saber o que e como responder às perguntas das crianças. Assim, a criatividade dos pais e as inúmeras informações difundidas sobre o assunto corroboram para aparecimento de mil e uma respostas. Mas será que os pais acertam na hora de conversar sobre sexualidade com as crianças?

A velha história da cegonha

Uma história comumente contada pelos pais quanto os filhos perguntam de onde vem os bebês ou como eu nasci é que a cegonha levou o bebê até a família. O único porém dessa história é que a medida que a criança vai crescendo, ela tem acesso a mais informações e descobre que a historia não é bem assim. Dessa forma, a criança pode sentir-se insegura em relação às respostas que os pais dão para as perguntas sobre esse assunto.

Aula de anatomia?

Ser objetivo e utilizar os termos corretos também é uma dica muito difundida quando aconselha-se as maneiras de falar de sexo com crianças. No entanto, os pais devem ser cautelosos e utilizar termos adequados para idade e nível de desenvolvimento de cada criança. Já pensou se a criança aprende termos corretos, mas inapropriados para a idade, e comenta com os coleguinhas da escola?

Masturbação é feio

Algumas crianças descobrem que acariciar o próprio corpo é prazeroso e os pais, muitas vezes, reprimem esses comportamentos por não saberem como agir. Nesses casos, é importante delimitar os lugares e o tempo que a criança pode acariciar o próprio corpo, por exemplo, na hora do banho.

Apenas reprimir o comportamento, que é muito prazeroso para a criança, bem como um momento de descoberta do corpo, pode desencadear sentimentos de culpa e vergonha. Esses são só alguns exemplos de respostas e ações de pais, que nem sempre são apropriadas, ao depararem com o interesse por sexualidade de seus filhos. O mais importante é sempre promover o diálogo sobre esse assunto, uma vez que ao finalizar a infância a adolescência inicia-se e novos questionamentos surgem.

*Aline Abreu, Isabella Barreto e Caroline Greine, Integrantes da Clínica Link Psicologia.



A importância do financiamento à exportação de bens e serviços

Observamos uma menor participação das exportações de bens manufaturados na balança comercial brasileira, atualmente em torno de 30%.

Autor: Patrícia Gomes


Empreendedor social: investindo no futuro com propósito

Nos últimos anos, temos testemunhado um movimento crescente de empreendedores que não apenas buscam o sucesso financeiro, mas também têm um compromisso profundo com a mudança social.

Autor: Gerardo Wisosky


Novas formas de trabalho no contexto da retomada de produtividade

Por mais de três anos, desde o surgimento da pandemia em escala mundial, os líderes empresariais têm trabalhado para entender qual o melhor regime de trabalho.

Autor: Leonardo Meneses


Desafios da gestão em um mundo em transformação

À medida que um novo ano se inicia, somos confrontados com uma miríade de oportunidades e desafios, delineando um cenário dinâmico para os meses à frente.

Autor: Maurício Vinhão


Desumanização geral

As condições gerais de vida apertam. A humanidade vem, há longo tempo, agindo de forma individualista.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O xadrez das eleições: janela partidária permite troca de partidos até 5 de abril

Os vereadores e vereadoras de todo país que desejam trocar de partido têm até dia 5 de abril para realizar a nova filiação.

Autor: Wilson Pedroso


Vale a renúncia?

Diversos setores da economia ficaram surpresos com um anúncio vindo de uma das maiores mineradoras do mundo, a Vale.

Autor: Carlos Gomes


STF versus Congresso Nacional

Descriminalização do uso de drogas.

Autor: Bady Curi Neto


O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A Stellantis é rica, gigante, e a Stellantis South America, domina o mercado automobilístico na linha abaixo da Linha do Equador.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A verdade sobre a tributação no Brasil

O Brasil cobra de todos os contribuintes (pessoas físicas e jurídicas) sediados no território nacional, cerca de 33,71% do valor de todos os bens e serviços produzidos no país.

Autor: Samuel Hanan


Bom senso intuitivo

Os governantes, em geral, são desmazelados com o dinheiro e as contas. Falta responsabilidade na gestão financeira pública.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


População da Baixada quer continuidade da Operação Verão

No palanque armado na Praça das Bandeiras (Praia do Gonzaga), a população de Santos manifestou-se, no último sábado, pela continuidade da Operação Verão da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves