Portal O Debate
Grupo WhatsApp

EB-5: pausa no programa pode estar próxima do fim

EB-5: pausa no programa pode estar próxima do fim

18/11/2021 Ana Elisa Bezerra

Desde o dia 30 de junho deste ano, um dos programas de imigração por investimento mais populares do mundo, o Programa dos Estados Unidos EB-5 via Centro Regional, está interrompido.

Esta não é a primeira vez que isso acontece, mas nunca levou tanto tempo para que fosse reautorizado. A atual suspensão tem sido motivo de frustração e ansiedade entre investidores.

A boa notícia é que stakeholders da indústria se mantêm ativos e especialistas do setor continuam otimistas de que o programa estará vigente novamente ainda no fim deste ano.

Desde sua criação, em 1993, já foram enviadas mais de 1 mil aplicações de brasileiros e, nos últimos 10 anos, mais de 1.500 vistos EB-5 foram emitidos para a nacionalidade. Desde 2016, o Brasil está entre os cinco países que mais recebem o EB-5.

O programa

O Visto de Investidor EB-5 é um programa federal dos Estados Unidos que permite aos imigrantes qualificados e seus familiares diretos (cônjuge e filhos solteiros menores de 21 anos), obtenham a residência permanente no país por meio de um investimento que gere empregos no mercado estadunidense.

O programa foi criado por uma Lei do Congresso dos Estados Unidos, em 1990, com objetivo de estimular a economia no país por meio de investimento estrangeiro.

Aplicantes podem investir em um projeto criado e gerado por eles mesmos e precisam comprovar que a entidade comercial gerou, ao menos, 10 empregos de tempo integral.

Em 1993, com a aprovação do programa EB-5 via Centro Regional, os interessados ganharam a opção de aplicar para o visto investindo em um fundo comum com outros investidores, que financiam um projeto de desenvolvimento com alta criação de empregos, o qual não é necessário administrar sozinhos.

Desdobramentos recentes

Recentemente, o programa passou por importantes – e confusas – alterações. A falta de clareza sobre o que está acontecendo e o que esperar para os próximos meses tem sido motivo de frustração para interessados no investimento e para aqueles que já iniciaram o processo de aplicação.

No fim de junho, uma decisão do Tribunal Federal do Norte da Califórnia, redefiniu a regulamentação do EB-5 de volta para o que era antes da regra de modernização em novembro de 2019, retomando o valor mínimo de investimento de $900 mil para $500 mil dólares, em áreas de maior desemprego do país.

Na mesma semana, o esforço para aprovar a proposta de lei que reautorizaria o programa via Centro Regional por consentimento unânime, foi bloqueado pelo Senado, resultando em sua pausa desde então.

Cenário atual

No momento, novas petições estão sendo aceitas para investimentos de EB-5 direto, com um valor mínimo de $500 mil dólares.

No entanto, o Serviço de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos (USCIS, da sigla em inglês), não está aceitando novas petições via Centro Regional, além de não estar processando aquelas de aplicantes que já fizeram os investimentos nessa modalidade.

Somente se o programa for descontinuado, as petições não serão avaliadas e, possivelmente, seriam devolvidas.

No entanto, tem havido muitas atividades indicando que o USCIS e o Congresso estão trabalhando para tornar o programa vigente novamente - e não para interrompê-lo.

Na verdade, as taxas das petições EB-5 são consideradas uma parte importante das arrecadações do departamento Investor Program Office do USCIS, e isso por si só mostra seu valor para o governo dos EUA.

Próximos passos

Desde a pausa, membros da indústria EB-5 estão trabalhando arduamente com o Congresso para reautorizar o programa em breve.

Em dezembro passado, a reautorização do programa do EB-5 via Centro Regional foi propositalmente separada do projeto de lei de despesas gerais para forçar as discussões sobre a reforma do programa.

Ter um novo projeto de lei para o EB-5 anexado a uma legislação que “tem que ser aprovada”, como a proposta final da lei orçamentária do governo dos EUA parece ser o cenário mais provável para tornar o programa vigente novamente ainda este ano. O dia 3 de dezembro é o prazo atual para a votação ocorra.

* Ana Elisa Bezerra é vice-presidente da LCR Capital Partners.

Para mais informações sobre Green Card clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Textual Comunicação



O efeito pandemia nas pessoas e nos ‘in-app games’

É fato que a Covid-19 balançou as estruturas de todo mundo, trazendo novos hábitos, novas formas de consumir conteúdo, fazer compras… E, claro, de se entreter.


A violência e o exemplo dos parlamentos

O péssimo exemplo que os políticos, em geral, dão nos parlamentos, insultando, ridicularizando os antagonistas, leva, por certo, a população a comportar-se de modo semelhante.


Brasileiro residente no exterior, por que fazer um planejamento previdenciário?

É muito comum no processo emigratório para o exterior ter empolgação e expectativas sobre tudo o que virá nessa nova fase da vida.


LGPD: é fundamental tratar do sincronismo de dados entre todas as aplicações

Se um cliente solicita alteração nos dados cadastrais ou pede a sua exclusão da base de dados que a empresa possui, o que fazer para garantir que isso ocorra em todos os sistemas e banco de dados que possuem os dados deste cliente ao mesmo tempo e com total segurança?


As gavetas que distorcem a vida política do país

Finalmente, está marcada para terça-feira (30/11), na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, a sabatina do jurista André Mendonça, indicado pelo presidente Jair Bolsonaro para ocupar a vaga decorrente da aposentadoria do ministro Marco Aurélio, no Supremo Tribunal Federal.


O novo normal e a justiça!

Não restam dúvidas que o avanço tecnológico veio para melhorar e facilitar a vida das pessoas.


Repousar de fadigas, livrar-se de preocupações

O dicionário diz que descansar é repousar de fadigas, livrar-se de preocupações.


O fim da violência contra a mulher é causa de direitos humanos

O dia 25 de novembro marca a data internacional da não-violência contra as mulheres.


A primeira romaria do ano em Portugal

A 10 de Janeiro – ou domingo mais próximo dessa data, dia do falecimento de S. Gonçalo, realiza-se festa rija em Vila Nova de Gaia.


Medicina Preventiva x Medicina Curativa

A medicina curativa domina o setor de saúde e farmacêutico. Mas existe outro tipo de cuidado em crescimento, chamado de Medicina Personalizada.


A importância da inovação em programas de treinamento e desenvolvimento

O desenvolvimento de pessoas em um ambiente corporativo é um grande desafio para gestores de recursos humanos, principalmente para os que buscam o melhor aproveitamento das habilidades de um time através do autoconhecimento.


Por que o 13º salário gera “confiança” nos brasileiros?

O fim do ano está chegando, mas antes de pensar no Natal as pessoas já estão de olho no 13º salário.