Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Economia de água acessível a qualquer setor

Economia de água acessível a qualquer setor

18/03/2017 Antonio Luis Francisco

Todos os setores precisam racionalizar o consumo de água, principalmente o agropecuário.

Que a água é essencial para a vida humana não é segredo, mas, cada vez mais, são enormes os desafios para a preservação de um bem tão indispensável e finito como esse.

As necessidades nas mais variadas áreas humanas e naturais são um contraponto às influências climáticas, ao alto índice de desperdício e à poluição, que reduzem as fontes de recursos hídricos potáveis e utilizáveis no dia a dia das pessoas, na indústria, agricultura ou pecuária.

O Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, traz à tona diferentes aspectos relativos ao tema, mas todos contarão com um ponto em comum: a possibilidade de consumo racional, consciente e econômico. Isto é, sem desperdícios.

A pecuária, juntamente com a agricultura, está entre os setores que mais consomem recursos hídricos – cerca de 70% -, tanto na geração de alimentos para os animais e abastecimento dos rebanhos como no processamento da carne.

No entanto, há formas de garantir a redução da quantidade de água utilizada. Modernas técnicas de manejo aliadas à tecnologia podem trazer benefícios reais ao produtor, ao meio ambiente e à população que consome os alimentos. Um exemplo prático é a utilização de lavadoras de alta pressão, recomendadas na limpeza das áreas de criação, manipulação e estocagem de carne e alimentos em geral.

O mercado disponibiliza modelos com água fria ou quente, que proporcionam uma desinfecção mais profunda e rápida, uma vez que todo o cuidado é pouco para que não haja propagação de micro-organismos que possam provocar problemas de saúde nas pessoas.

Pisos, ralos, paredes, corredores, baias, silos, móveis, divisórias, estruturas metálicas e utensílios, utilizados em criadouros, creche, comedouros, bebedouros, sala de ordenha, abatedouros, bebedouros; áreas de manipulação e estocagem de matéria-prima e de alimentos; e equipamentos e veículos usados da colheita ao transporte podem ser limpos com essas máquinas que, graças aos jatos de elevada pressão, podem economizar até 80% de água em comparação a uma torneira comum, reduzindo o esforço físico e aumentando a qualidade final do trabalho.

Cada etapa da cadeia produtiva agropecuária tem um peso significativo no consumo de água. Pode-se tomar como base dados da produção nacional de carne suína, superior a 3,6 milhões de toneladas ao ano, e de frango, mais de 13 milhões de toneladas anuais.

Desta forma, qualquer iniciativa que contribua para a economia de recursos hídricos é válida. Os esforços devem ser conjuntos, em todos os setores e etapas produtivas. É certo que a conscientização de pecuaristas, agricultores e das pessoas tem aumentado.

O país dispõe de tecnologia acessível e eficiente para a otimização das atividades de limpeza e higienização e o uso de equipamentos apropriados já é disseminado em diversas esferas, havendo a possibilidade de ampliar ainda mais esse uso. As sequentes crises hídricas registradas no Brasil e que não se limitam à região Nordeste indicam que algo deve ser feito para evitar o colapso dos recursos naturais, antes que seja tarde.

* Antonio Luis Francisco (PJ) é Diretor Geral da JactoClean – empresa do Grupo Jacto, referência nacional em equipamentos para serviços de limpeza.



A importância do financiamento à exportação de bens e serviços

Observamos uma menor participação das exportações de bens manufaturados na balança comercial brasileira, atualmente em torno de 30%.

Autor: Patrícia Gomes


Empreendedor social: investindo no futuro com propósito

Nos últimos anos, temos testemunhado um movimento crescente de empreendedores que não apenas buscam o sucesso financeiro, mas também têm um compromisso profundo com a mudança social.

Autor: Gerardo Wisosky


Novas formas de trabalho no contexto da retomada de produtividade

Por mais de três anos, desde o surgimento da pandemia em escala mundial, os líderes empresariais têm trabalhado para entender qual o melhor regime de trabalho.

Autor: Leonardo Meneses


Desafios da gestão em um mundo em transformação

À medida que um novo ano se inicia, somos confrontados com uma miríade de oportunidades e desafios, delineando um cenário dinâmico para os meses à frente.

Autor: Maurício Vinhão


Desumanização geral

As condições gerais de vida apertam. A humanidade vem, há longo tempo, agindo de forma individualista.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O xadrez das eleições: janela partidária permite troca de partidos até 5 de abril

Os vereadores e vereadoras de todo país que desejam trocar de partido têm até dia 5 de abril para realizar a nova filiação.

Autor: Wilson Pedroso


Vale a renúncia?

Diversos setores da economia ficaram surpresos com um anúncio vindo de uma das maiores mineradoras do mundo, a Vale.

Autor: Carlos Gomes


STF versus Congresso Nacional

Descriminalização do uso de drogas.

Autor: Bady Curi Neto


O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A Stellantis é rica, gigante, e a Stellantis South America, domina o mercado automobilístico na linha abaixo da Linha do Equador.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A verdade sobre a tributação no Brasil

O Brasil cobra de todos os contribuintes (pessoas físicas e jurídicas) sediados no território nacional, cerca de 33,71% do valor de todos os bens e serviços produzidos no país.

Autor: Samuel Hanan


Bom senso intuitivo

Os governantes, em geral, são desmazelados com o dinheiro e as contas. Falta responsabilidade na gestão financeira pública.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


População da Baixada quer continuidade da Operação Verão

No palanque armado na Praça das Bandeiras (Praia do Gonzaga), a população de Santos manifestou-se, no último sábado, pela continuidade da Operação Verão da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves