Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Educação à distância no Brasil

Educação à distância no Brasil

07/03/2016 Fábio Liberato

A educação à distância não chega a ser uma novidade.

De acordo com Freitas (s/d) em 1728 surgiu nos Estados Unidos da América o curso de Taquigrafia nesta modalidade.

Em 1840 surgiram os cursos de Contabilidade na Suécia e de Taquigrafia no Reino Unido.

Finalmente em 1892 a primeira graduação: Hebraico na Universidade de Chicago.

No Brasil, desde 1904 já existem registros de cursos por correspondência, como o de datilografia no Rio de Janeiro.

Em 1923 a recém-fundada Rádio Sociedade do Rio de Janeiro passou a oferecer cursos de Português, Francês, Silvicultura, Literatura Francesa, Esperanto, Radiotelegrafia e Telefonia.

Já em 1940 o Instituto Universal Brasileiro passou a ofertar cursos profissionalizantes por meio de correspondência.

Mas é fato indiscutível que com o advento da internet, houve uma contribuição decisiva para a disseminação desta modalidade de ensino no país.

Podem-se destacar dois pontos com relação ao ensino à distância, sendo um positivo e o outro negativo: a possibilidade de adaptação do ensino ao tempo do aluno e a brecha para o oportunismo, tanto de alunos quanto de instituições que se dizem de ensino.

Milhões de brasileiros tiveram (e ainda tem) que iniciar sua vida profissional demasiadamente cedo para contribuir no sustento de suas famílias.

Por este motivo estas pessoas não tiveram as devidas condições de obterem a necessária qualificação em cursos de nível técnico ou superior.

A modalidade de ensino à distância proporciona a oportunidade para que esse grupo alcance a capacitação, já que o estudante pode estudar de acordo com a sua disponibilidade.

Somado à isso, por não demandar estruturas tão complexas quanto a de cursos presenciais, o seu custo é menor, permitindo tanto que o poder público o expanda com menos dificuldade (como tem feito desde 2005 com a criação da Universidade Aberta do Brasil – UAB) como que a iniciativa privada exerça a cobrança de mensalidades mais baixas garantindo dessa forma o acesso de um maior número de pessoas.

No entanto, o ensino à distância, ao mesmo tempo em que proporciona a flexibilidade de horários, exige também bastante comprometimento por parte dos alunos e infelizmente não é isso que ocorre em muitos casos.

Vários estudantes, visando apenas o “diploma”, fazem cursos de maneira completamente displicente. Além disso, justamente pelo fato de exigir investimentos relativamente baixos, muitas faculdades privadas vêm abrindo cursos tanto de nível técnico quanto de nível superior de baixíssima qualidade, com tutores mal pagos e preparados, material didático deficiente, instalações precárias etc.

O objetivo destas instituições torna-se apenas a busca do muitas vezes suado dinheiro do aluno, ou da União (o que é ainda mais grave já que é um dinheiro da coletividade) por meio de programas como o Universidade para Todos – PROUNI.

Uma prova de como uma modalidade de ensino pode ser utilizada de forma oportunista é que entre 2009 e 2011 a Universidade Luterana do Brasil – ULBRA enfrentou problemas com a justiça por falha dos processos de avaliação dos alunos.

Provas e trabalhos de conclusão de curso sequer eram corrigidos, além de mais de 92 polos da instituição existirem somente para entrega de correspondências e não para apoio dos alunos.

Outro caso complexo foi o que envolveu no início dos anos 2000 servidores da Prefeitura de Belo Horizonte e as Faculdades Integradas de Jacarepaguá – FIJ.

Quase 1000 funcionários, a maioria da área da educação, perderam na justiça e foram obrigados a ressarcir os cofres públicos por terem conseguido progressões de carreira que tiveram como consequência aumentos salariais graças as especializações da FIJ.

De acordo com o Ministério Público, muitos sequer foram aos polos EAD. Após o fato a PBH alterou os critérios para a concessão de progressões de carreira.

Ele passou a ser válido somente para funcionários com diplomas em instituições reconhecidas pelo MEC e que tenham feito cursos presenciais.

Esta modalidade de ensino pode ser uma boa alternativa para melhorar a qualificação da mão de obra brasileira.

Porém é necessário o comprometimento do poder público na fiscalização de instituições e também mais seriedade dos alunos que optam por esta modalidade de ensino.

* Fábio Liberato



Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Como a integração entre indústria e universidade pode trazer benefícios

A parceria entre instituições de ensino e a indústria na área de pesquisa científica é uma prática consolidada no mercado que já rendeu diversas inovações em áreas como TI e farmacêutica.

Autor: Thiago Turcato


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes


Como lidar com a dura realidade

Se olharmos para os acontecimentos apresentados nos telejornais veremos imagens de ações terríveis praticadas por pessoas que jamais se poderia imaginar que fossem capazes de decair tanto.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O aumento da corrupção no país: Brasil, que país é este?

Recentemente, a revista The Economist, talvez a mais importante publicação sobre a economia do mundo, mostrou, um retrato vergonhoso para o Brasil no que diz respeito ao aumento da corrupção no país, avaliação feita pela Transparência Internacional, que mede a corrupção em todos os países do mundo.

Autor: Ives Gandra da Silva Martins


O voto jovem nas eleições de 2024

O voto para menores de 18 anos é opcional no Brasil e um direito de todos os adolescentes com 17 ou 16 anos completos na data da eleição.

Autor: Wilson Pedroso


Um novo e desafiador ano

Janeiro passou. Agora, conseguimos ter uma ideia melhor do que 2024 reserva para o setor de telecomunicações, um dos pilares mais dinâmicos e relevante da economia.

Autor: Rafael Siqueira