Portal O Debate
Grupo WhatsApp


Educação empreendedora é ponte para o sucesso

Educação empreendedora é ponte para o sucesso

25/04/2018 Ricardo Motta

Nem só de espírito empreendedor vivem os negócios.

O sucesso no mundo business vai muito além de coragem e determinação. No entanto, a educação empreendedora pode resolver essa equação de maneira satisfatória. De que forma?

Atualmente, são vários fatores que atrapalham a vida de quem está começando nos negócios. A falta de conhecimento e educação empreendedora são as principais delas, por exemplo.

Há quem diga que nosso ambiente empresarial é ruim, burocrático, lento e joga contra. Outros reclamam dos impostos altos que não permitem o crescimento dos pequenos negócios. Ou ainda há quem não recomende empreender num mercado como o brasileiro por falta de apoio governamental.

Por esses motivos, somente a vontade de crescer nos negócios não irá ajudar. Para ser bem-sucedido, todo empreendedor, mesmo aquele que realiza por necessidade, precisa se preparar. Isso envolve buscar entender sobre finanças, a parte jurídica, contabilidade, legalização, marketing entre outros fatores.

Empreender é uma opção que demanda muito esforço, mas pode ser muito satisfatória se bem desempenhada. O outro detalhe importante para o sucesso são as boas ideias. Porém, não se pode viver somente delas. É preciso aprender a coloca-las em prática. Caso contrário, não tem como ir a lugar algum.

A diferença está em quem consegue executá-las. As ideias hoje são como commodities, pois temos muita gente no mundo com ideias. Mas para que elas possam se tornar realidade, é preciso conversar sobre elas com outras pessoas. Veja a opinião delas, avalie se o que propõe realmente está ajudando ou trazendo facilidades para alguém.

Aprenda sobre o mercado no qual o seu negócio está inserido. Avalie sobre seus possíveis clientes, sobre o produto ou serviço que será vendido, sobre as necessidades de seus futuros clientes e o que você pode fazer para resolver essa dor ou necessidade.

Pesquise, estude e queira aprender sempre. Por exemplo, busque entender sobre MVP (mínimo produto viável), prototipação, validação de hipóteses. Tudo isso é primordial para quem acredita ter boas ideias.

Caso não saiba como dar os primeiros passos, busque ajuda. Há diversos programas voltados para novos empreendedores e startups, como, por exemplo, as pré-aceleradoras. E, acima de tudo, não se esqueça de amar o que faz.

* Ricardo Motta é CEO da StartupGrid, consultor de negócios e mentor de startups.

Fonte: Drumond Assessoria de Comunicação



Aos mestres, com carinho, nossa gratidão!

“Vivemos um tempo atípico” e “Precisamos nos reinventar” são algumas das frases mais pronunciadas nesses últimos meses.


Como a crise ajudou na popularização do Bitcoin?

Com a notícia da pandemia do coronavírus todo o mercado de investimentos tradicional e digital foi impactado com a notícia.


O receio de opinar

Antes de me aposentar, prestei serviço em empresa, que possuía e possui, milhares de trabalhadores.


Uso consciente do crédito pode ajudar a girar o motor da economia

Muita gente torce o nariz quando o assunto é tomar empréstimo, pois quem precisa de crédito pode acabar não conseguindo honrar essa dívida, tornando esse saldo devedor uma bola de neve.


Voltar primeiro com os mais velhos: mais autonomia e continência

Nunca pensei que chegaria esse dia, mas chegou! Um consenso global sobre o valor da escola para as sociedades, independentemente do seu PIB.


Adolescentes, autoestima, família: como agir, o que pensar?

A adolescência é um tempo intenso, tanto pelo desenvolvimento físico, quanto neurológico, hormonal, social, afetivo e profissional.


Digital: um tema para o amanhã que se tornou uma demanda para ontem

Durante muito tempo, a Transformação Digital foi considerada uma prioridade para o futuro dos negócios.


Compliance como aliado na estratégia ESG das organizações

A temática que atende aos princípios ambientais, sociais e de governança, ou seja, o ESG (Environmental, Social and Governance), está em forte evidência.


A humanização da tecnologia no secretariado remoto

A tecnologia deu vida a inúmeras oportunidades de negócios, como o trabalho à distância.


Bolsa vs Startups. Porque não os dois?

Vivemos um momento de grandes inovações e com os investimentos não é diferente.


Os pecados capitais da liderança

“Manda quem pode, obedece quem tem juízo.”


“Pensar Global, Agir local”: O poder do consumo consciente

A expressão “Pensar Global e Agir local” já é lema em muitas esferas de discussões políticas, econômicas, sobre sustentabilidade e solidariedade.