Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Efeito pandemia: mercado de seguros é alvo da catalização da transformação digital

Efeito pandemia: mercado de seguros é alvo da catalização da transformação digital

30/05/2022 Rafael Quintana

A pandemia da COVID-19 acelerou novos movimentos de migração de consumidores para o universo online, gerando um salto catalizador para a transformação digital.

Por conta das restrições do isolamento social, em todo o mundo, vimos as pessoas adaptando seu comportamento de compras, passando a consumir de forma periódica - ou até exclusivamente - pelos canais digitais.

Sabendo deste salto inovador, quando falamos sobre a indústria de seguros, qual é a primeira coisa que vem à sua mente? De que maneira o setor de seguros, um dos poucos que ainda mantém significativa parte de processos no modelo tradicional, vem se preparando para o mundo online?

A resposta é simples: transformação digital. Uma pesquisa da TransUnion, empresa global de informações e insights de dados, mostra que a pandemia prejudicou muito mais as seguradoras não transformadas digitalmente do que as demais.

O que aponta a pandemia como um impulsionador plurianual da transformação digital, com a mudança de um mundo intermediário para um ambiente de integração e prestação de serviços sem identificação. A disrupção já bate firme na porta da indústria de seguros e a tendência é vermos a intensidade desse movimento só aumentar daqui em diante. 

É bem verdade que a oferta de produtos de seguros por canais digitais não é algo novo. Pelo contrário, já existe por aqui há algum tempo. São várias as seguradoras oferecendo algum tipo de iniciativa digital aos seus clientes e parceiros.

Porém, cabe a pergunta: será que as seguradoras estão realmente entregando uma experiência digital completa? Estamos preparados para atender (e, por que não, exceder) as expectativas destas novas pessoas consumidoras, que recentemente mergulharam de cabeça na experiência digital?

Esse novo consumidor é alguém mais experiente no consumo através de canais digitais e por isso também mais exigente. Deseja receber a mesma experiência de compra digital que outros setores já entregam: uma jornada simples, com atritos na medida certa, segura e focada na sua necessidade.

Arrisco dizer que podemos estar diante de uma grande tendência de aumento na pesquisa por novas marcas, onde aquelas empresas que estiverem preparadas para oferecer as melhores experiências estarão em vantagem. O futuro do processo de compra será moldado pela forma que vivemos atualmente.

Globalmente, a TransUnion observou que seguradoras mais avançadas no relacionamento digital com seus consumidores e parceiros de distribuição de produtos enfrentaram melhor o período de maior impacto no volume de negócios em suas respectivas regiões.

Como ajudamos o setor? Com soluções especializadas: analytics e data insights auxiliam as companhias a enxergar novas dimensões. Por meio do poder de dados alternativos é possível ampliar a análise de riscos e a capacidade de novos negócios.

Além disso, a automação de processos traz celeridade às operações de seguros nos mais diversos ramos, uma vez que nossa solução contempla informações de mais de 600 fontes de dados para a tomada de decisão.

Ao mesmo tempo em que a transformação digital ajuda tanto empresas e consumidores, também exige atenção. O aumento no tráfego digital traz novas ameaças para os canais de interação com clientes neste ambiente online.

Nossa função é disponibilizar canais que facilitem a segurança de dados das empresas. Para isso, atuar de forma colaborativa nas diferentes camadas de combate à fraude e aumentar o poder de segurança e prevenção é essencial.

Este é o momento certo para o setor de seguros apostar na tecnologia e inovação no mercado, captando novos usuários para os seus serviços e criando novos relacionamentos. Ser inovador em um ambiente tradicional é quebrar paradigmas. E nossa missão é nos reinventarmos. Te convido para trilharmos juntos essa jornada!

* Rafael Quintana é Head da Vertical de Seguros da TransUnion Brasil.

Para mais informações sobre transformação digital clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Sing Comunicação de Resultado



A importância do financiamento à exportação de bens e serviços

Observamos uma menor participação das exportações de bens manufaturados na balança comercial brasileira, atualmente em torno de 30%.

Autor: Patrícia Gomes


Empreendedor social: investindo no futuro com propósito

Nos últimos anos, temos testemunhado um movimento crescente de empreendedores que não apenas buscam o sucesso financeiro, mas também têm um compromisso profundo com a mudança social.

Autor: Gerardo Wisosky


Novas formas de trabalho no contexto da retomada de produtividade

Por mais de três anos, desde o surgimento da pandemia em escala mundial, os líderes empresariais têm trabalhado para entender qual o melhor regime de trabalho.

Autor: Leonardo Meneses


Desafios da gestão em um mundo em transformação

À medida que um novo ano se inicia, somos confrontados com uma miríade de oportunidades e desafios, delineando um cenário dinâmico para os meses à frente.

Autor: Maurício Vinhão


Desumanização geral

As condições gerais de vida apertam. A humanidade vem, há longo tempo, agindo de forma individualista.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O xadrez das eleições: janela partidária permite troca de partidos até 5 de abril

Os vereadores e vereadoras de todo país que desejam trocar de partido têm até dia 5 de abril para realizar a nova filiação.

Autor: Wilson Pedroso


Vale a renúncia?

Diversos setores da economia ficaram surpresos com um anúncio vindo de uma das maiores mineradoras do mundo, a Vale.

Autor: Carlos Gomes


STF versus Congresso Nacional

Descriminalização do uso de drogas.

Autor: Bady Curi Neto


O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A Stellantis é rica, gigante, e a Stellantis South America, domina o mercado automobilístico na linha abaixo da Linha do Equador.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A verdade sobre a tributação no Brasil

O Brasil cobra de todos os contribuintes (pessoas físicas e jurídicas) sediados no território nacional, cerca de 33,71% do valor de todos os bens e serviços produzidos no país.

Autor: Samuel Hanan


Bom senso intuitivo

Os governantes, em geral, são desmazelados com o dinheiro e as contas. Falta responsabilidade na gestão financeira pública.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


População da Baixada quer continuidade da Operação Verão

No palanque armado na Praça das Bandeiras (Praia do Gonzaga), a população de Santos manifestou-se, no último sábado, pela continuidade da Operação Verão da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves