Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Em tempos de crise, invista na solidificação da sua marca

Em tempos de crise, invista na solidificação da sua marca

22/10/2015 Patricia Casseano

Hoje, frente ao cenário econômico que dispensa comentários, muitas empresas e profissionais têm tido atitudes tímidas com relação ao desenvolvimento de ações que contribuam para o fortalecimento da marca e de sua carreira.

Porém, é justamente nesse contexto que digo que é preciso andar na contramão.

O que quero dizer com isso? A hora de investir em comunicação e relacionamento de modo a construir ou solidificar uma marca é, justamente, agora.

Uma boa reputação não dispensa cuidados em tempos de crise. Por isso, focar todos os esforços em vendas, com soluções que tragam resultado em curto prazo, pode não ser o suficiente para obter os efeitos desejados, seja para uma marca ou para uma personalidade, como um autor de livros, por exemplo.

Perca o medo, ouse. Olhe para o seu orçamento e, se concluir que tem uma verba para investir em qualquer outra coisa, ou investir em sua marca, decida por sua marca.

Afinal, hoje podemos contar com a força das redes sociais, da comunicação ágil por meio de blogs, sites, rádios e até mesmo da própria imprensa tradicional.

Em outras palavras, nunca houve tantas possibilidades para se superar um período de turbulência e, ao mesmo tempo, cuidar da imagem.

Orçamento limitado não pode mais ser desculpa, pois há estratégias de comunicação super eficientes que não necessitam apenas de investimento financeiro.

Elas exigem muito mais da criatividade e do relacionamento. Um case de sucesso me vem à mente nesse momento. Não faz muito tempo, uma empresária do ramo de estética estava um tanto quanto desmotivada com seu negócio.

Ela havia decidido reformar sua clínica, nesse ano, para melhor atender ao cliente, mas não contava com o retrocesso econômico.

Conclusão: com a sede fechada, ela passou a atuar em outro local que não a agradava e aos poucos seus clientes foram debandando.

Ela não tinha os maiores recursos do mundo, mas ainda assim, decidiu ouvir um especialista em comunicação e construção de marcas e foi surpreendida.

Uma matéria sobre sua clínica e suas ações para superar a crise, divulgada em um dos maiores jornais da cidade, fez a situação mudar. A clínica ainda não voltou para a sede oficial, mas a proprietária modificou sua percepção do negócio.

Passou a acreditar mais em seu potencial, e tomou atitudes para investir em relacionamentos e na construção de sua marca. Em tempos de crise, ela investiu em comunicação enquanto seus concorrentes ficaram retidos em ações de vendas.

Ela saiu na frente. Se neste ponto do artigo você estiver pensando: mas eu não sei fazer isso. Minha resposta é “ainda bem”. Cuide de seu negócio, pois há especialistas para resolver essa questão para você.

A única alternativa que precisa ser descartada é a de que nada pode ser feito em tempos de crise. Escolha vender lenço, ao invés de chorar e invista em ações de comunicação que construam e solidifiquem a sua marca. Depois disso, comemore os resultados.

* Patricia Casseano é jornalista, especialista em Estratégias de Comunicação para Construção e Solidificação de Marcas e CEO do Grupo Image, agência full em comunicação.



Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes


Como lidar com a dura realidade

Se olharmos para os acontecimentos apresentados nos telejornais veremos imagens de ações terríveis praticadas por pessoas que jamais se poderia imaginar que fossem capazes de decair tanto.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra