Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Em tempos de mercados bicudos…

Em tempos de mercados bicudos…

04/11/2015 Silvio Bianchi

É impressionante a capacidade de se reinventar do empresariado brasileiro.

Em qualquer outra economia do mundo, em vista das condições econômicas em que o país atravessa, grande parte do empresariado já estaria completamente desesperado com a situação atual.

Não que isso não ocorra mas o brasileiro aprendeu a lidar com a crise de uma forma com que os outros não suportariam como nós suportamos.

Ai eu destaco o jogo de cintura e a nossa criatividade. Temos uma enorme capacidade em estabelecer parcerias e alianças para identificar novas oportunidades, mesmo que os ganhos ocorram somente para não fazer a "bicicleta parar de pedalar" até a crise recuar.

Temos ainda dados suficientes que nos permitem acreditar que ainda existe oportunidade de crescimento no Brasil em muitas áreas. Sempre ouvimos falar que o Brasil é o país do futuro, hoje temos que nos esforçar para criar o Brasil do presente.

Temos vários fatores a considerar, temos um grande mercado interno, temos uma classe média muito robusta e sabemos que existem muitos tipos de negócios que crescem em tempos de crise, e se você estiver preparado, um ambiente econômico que pode parecer desfavorável, pode acabar lhe proporcionando ótimas opções de investimento.

Historicamente, os momentos de dificuldades econômicas tem sido o berço de ótimos negócios. Enquanto está todo mundo desanimado e se deixando levar pelo derrotismo, alguns empreendedores identificam oportunidades para começar seus negócios.

E ainda como pequenos empresários, temos que considerar que as empresas grandes não conseguem resolver alguns problemas que uma empresa pequena pode resolver. Em empresa menor, você tem muito mais flexibilidade, principalmente em termos de receita.

E podemos usar toda a nossa especialização para fazermos a diferença. Com a tecnologia de brasileiro sabemos que é possível pegar uma avenida com menos trânsito, procurando um mercado com um menor contingente de pessoas.

Com a crise as pessoas voltam a usufruir de serviços mais básicos. Por exemplo, o de reforma em geral, o de venda de carros usados, retomando hábitos antigos que nos últimos tempos foram perdendo utilizadores e negócios.

Este é o momento certo para criar um negócio numa destas áreas. Precisamos botar a imaginação para funcionar. A hora é de trabalho, muito trabalho. Olhe para seus parceiros, colaboradores, clientes, stakeholders e até mesmo concorrentes buscando oportunidades de gerar novas demandas que antes poderiam ser encaradas de baixa potencialidade.

Vejo que com crise ou sem ela o mercado vem sofrendo uma enorme mutação. Os empresários não mais se apegam ao governo aguardando as suas isenções como alguns anos atrás. A hora é de repensar e de propor novas atitudes.

Lembre-se que nada é definitivo. Um dia a crise vai embora e você estará mais forte e preparado para o novo mercado que esta surgindo.

Como disse Charles Darwin, “Não são as espécies mais fortes que sobrevivem nem as mais inteligentes, e sim as mais suscetíveis a mudanças.”

* Silvio Bianchi é publicitário, diretor presidente da Trilha Tecnologia, empresa especializada em negócios B2B.



A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado