Portal O Debate
Grupo WhatsApp


Em terras de ciberataques, empresas devem ser gigantes

Em terras de ciberataques, empresas devem ser gigantes

27/04/2018 Leonardo Barros

O modelo terceirizado é a melhor opção às PMEs frente às novas ameaças.

O crime cibernético como serviço está mais sofisticado com o número crescente de ataques a empresas de todos os portes, inclusive no Brasil. As organizações se movimentam de várias formas ao realizarem maciços investimos na ampla variedade de ferramentas e serviços existentes para combater ataques virtuais.

Dados da consultoria global Protiviti, especializada em Gestão de Riscos e Compliance, cenarizam este movimento ao apontar que 41% dos executivos brasileiros se engajam atualmente para levarem melhores práticas de cibersegurança em seus departamentos de TI.

Se de um lado há uma séria preocupação com os ataques por outro lado é preciso também estar atento sobre a forma como o ambiente de TI é monitorado e sustentado. E quando falamos em pequenas e médias empresas a preocupação é ainda maior, pois enquanto as grandes companhias nativamente se blindam, as PMEs protegem as suas infraestruturas tecnológicas com alguns cliques em softwares gratuitos, baixados até mesmo em lojas de aplicativos.

Frente às novas ameaças, a dica para essas empresas é apostar na contratação de uma equipe terceirizada para monitorar remotamente o ambiente de tecnologia da empresa. Do inglês, Network Operations Center (NOC), o serviço realiza o acompanhamento de todo a operação de TI por meio de softwares específicos e com uma equipe especializada que monitora os alertas gerados nos sistemas e nos ativos de TI, tais como computadores, roteadores, dentre outros.

O modelo terceirizado é a melhor opção às PMEs porque é substancialmente mais barato do que a implantação de um NOC interno e, ao mesmo tempo, mais produtivo pelo fato de eliminar a dependência de profissionais internos que assumem esse posto dentro da operação.

Tudo porque a terceirização traz mais disponibilidade à equipe caseira de TI que passa a cuidar dos assuntos estratégicos do negócio. Trazendo para o universo atacadista distribuidor, no qual a disponibilidade dos sistemas é essencial para o negócio, ter um NOC terceirizado significa maior agilidade nas performances de vendedores externos, que necessitam de informações e de suporte sistêmico online.

Portanto, a hora é de usar os recursos internos para inovação e manutenção em nome da segurança e produtividade do seu negócio.

* Leonardo Barros é diretor executivo da Reposit Tecnologia, provedora de soluções completas em gerenciamento de dados, especializada no atacado distribuidor e varejo.

Fonte: IMAGE Comunicação



Igualdade como requisito de existência

Na última cerimônia de entrega do EMMY, o prêmio da TV Norte Americana, um ator negro foi premiado, fruto de reconhecimento praticamente unânime de seu trabalho.


Liderança é comunicação, conexão e confiança

Cada dia que passa, percebo que uma boa comunicação e liderança têm total relação com conexão.


“A educação é a arma mais poderosa…” mas para quem?

Tudo o que se cria ou se ensina no mundo tem dois lados. Geralmente as intenções são boas e as pessoas as tornam ruins.


“Golpe do Delivery”

Entregadores usam máquina de cartão para enganar consumidor.


A inclusão educacional e o mês das crianças

O tema da inclusão está na ordem do dia, dominando as agendas no mês das crianças.


A velha forma de fazer política não tem fim

Ser político no Brasil é um grande negócio, uma dádiva caída do céu, visto as grandes recompensas de toda a ordem obtidas pelos políticos.


Procedimento de segurança

“Havendo despressurização…”, anuncia a comissária, em tom calmo, aos ouvidos dos senhores passageiros daquele voo atrasado, sob a umidade e a monocromia do céu de quase inverno.


Envelhecimento: o tempo passa para todos

Todos nós, em algum momento de nossas vidas, já ouvimos a frase: “o tempo passa para todos”.


Os passos para encontrar a si mesmo e a Deus

Mar da Galileia, Mar de Tiberíades ou Lago de Genesaré, um lugar significativo de tantos milagres e narrativas do Evangelho.


A babá e o beijo

Se eu tinha dúvidas, agora não tenho mais.


A despolitização do Supremo Tribunal Federal

Não pode funcionar bem e com total isenção uma corte ou tribunal de indicação e nomeação política.


E o cartão caminhoneiro?

O objetivo é proteger os caminhoneiros da oscilação diária no preço do diesel, durante um serviço de frete.