Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Embarque nesta aventura

Embarque nesta aventura

25/06/2015 Marco Ferraz

Após o último navio ter deixado o País, encerrando a Temporada 2014/2015 dos Cruzeiros Marítimos no início de maio, os Agentes de Viagens brasileiros devem voltar a atenção para outras fronteiras, renovar seus portfólios e oferecer novas e incríveis atrações a seus clientes.

O fim da temporada aqui, na verdade, pode representar a abertura de novos horizontes no mundo dos Cruzeiros, a partir de grandes aventuras para os turistas brasileiros.

Falamos, por exemplo, dos luxuosos cruzeiros fluviais em todos os continentes, e os especiais – estes de expedição, com muita ousadia, irresistíveis para pessoas audaciosas.

A CLIA está investindo pesado nesses dois segmentos em virtude de sua ótima aceitação.

Com navios sofisticados, iates de luxo e muita elegância, esses cruzeiros especializados tiveram crescimento médio anual de 21% entre 2009 e 2014.


Não é para menos, pois as ofertas são fantásticas ao redor do Planeta: embarcações navegam pelo Danúbio na Europa, pelo Yang-Tsé na China, pelo Mississipi nos Estados Unidos, pelo Mekong ao longo dos cenários exóticos de Vietnã e Camboja.

A CLIA recomenda ficar de olho este ano nas regiões de Bordeaux, no sudoeste da França, e nas paisagens deslumbrantes de Miamar, na Ásia.

De Bordeaux, que falem os amantes do vinho e da melhor culinária francesa. As atrações dos cruzeiros de expedição seguem o conceito de inovação e bom gosto.

Os turistas que preferem essa modalidade gostam de se aventurar por novos destinos, de roteiros temáticos, de embarcações mais lentas e de serviço personalizado. São pessoas que, em geral, gostam de cultivar novas amizades.

Alguns destinos imperdíveis dos Cruzeiros Especiais: Amazônia Peruana, Patagônia Argentina e Chilena, Ilhas Maldivas, região de Kimberley na Austrália, Galápagos, Antártica.

Como se vê, não há limites para as descobertas dos cruzeiros, qualquer que seja sua modalidade. O importante é explorar sempre a última fronteira e todos os mistérios do Planeta.

É, antes de tudo, um excelente negócio. A indústria de Cruzeiros receberá este ano 23 milhões de passageiros em todo o mundo, um crescimento de mais de 27% em seis anos - eram 17,8 milhões em 2009 -, o que comprova seu ótimo desempenho.

Desse contingente, 61% embarcam por meio de agentes de viagens, repetindo o feito do ano passado. Serão visitados perto de mil portos por 421 navios (270 transatlânticos e 151 fluviais), com 482 mil leitos.

Mais de U$ 4 bilhões foram investidos em 22 novas embarcações (seis marítimas e 16 fluviais), com vinte mil leitos ofertados a mais do que o ano passado.

Dessa forma, essa indústria provocará um impacto econômico acima de U$ 117 bilhões em todo o mundo; entre outros benefícios, gera perto de 900 mil empregos – ou U$ 38 bilhões em salários. Como se percebe, o que o Agente de Viagens tem a fazer é embarcar nesse mundo. Vale muito a pena.

* Marco Ferraz é Presidente da CLIA Abremar Brasil (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos).



Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes