Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Enem e matérias Exatas: não precisa ser tão difícil

Enem e matérias Exatas: não precisa ser tão difícil

10/11/2016 Dirceu Fedalto

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) costuma reservar algumas interessantes conclusões.

São os resultados das edições anteriores que podem ajudar nossos alunos que irão fazer as provas nos dias 5 e 6 de novembro a ter um desempenho melhor.

Disciplinas como Química, Física e Matemática concentram os menores acertos no ENEM. O levantamento realizado pela plataforma AppProva, com base nos microdados do exame de 2014, mostram situações que precisam ser revertidas na área de Exatas.

A taxa de acertos em Química ficou em 27%. Já Matemática e Química registraram 25% de questões corretas. Por quê? Muitos alunos ainda têm muita dificuldade em Matemática, Física e Química. Essas disciplinas, via de regra, são consideradas as mais difíceis.

Dentro da escola, os dados apenas confirmam isso, com uma quantidade maior de alunos que ficam em recuperação nessas matérias. Reverter esse quadro exige um esforço grande por parte de toda a comunidade escolar. As disciplinas mencionadas necessitam de algumas habilidades e conhecimentos que vão além da interpretação e compreensão do texto.

Para resolver uma questão contextualizada de Matemática não basta saber aplicar esta ou aquela fórmula. É preciso compreender o que deve ser calculado e interpretar o resultado obtido. Essa habilidade o aluno adquire e aprimora ao longo de toda a Educação Básica.

Será que essas disciplinas, por envolverem cálculos tidos como complicados, não as colocaria naturalmente no patamar dos menores acertos? Considero que essa visão é produto de um fator cultural, embora não seja irrelevante.

A família e os amigos podem criar falsas expectativas relativas às dificuldades que essas disciplinas têm. É comum você ouvir de colegas sobre as dificuldades que encontraram num determinado ano ou série e, com base nisso, cria-se a cultura desse ou daquele ano, desse ou daquele conteúdo específico (por mais que às vezes eles realmente existam).

A forma como os estudantes são cobrados é que faz toda a diferença: a prova deve refletir e abordar o que e como o assunto foi ensinado. E aí teremos a principal dificuldade: se um professor tem dificuldade de fazer isso para sua turma, imaginem uma prova que vai ser aplicada para todos os alunos que concluíram o Ensino Médio.

O que se pode fazer é tentar preparar os alunos para os mais variados tipos de prova. Não é uma tarefa fácil. Nas redes particulares de ensino, isso é realizado de uma forma mais intensa do que na rede pública. De um certo modo, essa postura se reflete nos resultados apresentados pelo Enem.

Ostentar conhecimento de uma disciplina difícil, que os alunos têm dificuldade, que reprovam, ainda é visto por muitos professores como algo positivo. Essas mudanças começam na formação dos professores e passam por modificações dentro da estrutura da escola.

Os primeiros passos começam na Educação Infantil e depois seguem para o Ensino Fundamental I, em que nem sempre o professor “domina” a Matemática como seria necessário ou, pelo menos, razoável. Depois vem o Ensino Fundamento II, no qual o aluno verá as bases do que será ensinado no Ensino Médio - é nesse período que surgem os maiores problemas relativos à Matemática.

Em função disso devemos concentrar mais esforços. Se a base do aluno foi bem construída, então muitas dificuldades serão minimizadas. Chega a ser piegas de tanto que é falado e repetido. Mas é a pura verdade.

* Dirceu Fedalto é assessor de Matemática e professor do Colégio Positivo.



A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado