Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Ensino Fundamental: período crucial na formação do futuro cidadão

Ensino Fundamental: período crucial na formação do futuro cidadão

15/02/2018 Luiz Antonio Namura Poblacion

O segredo de uma educação de qualidade está na adequada utilização das ferramentas disponíveis, a boa e velha didática.

Ensino Fundamental: período crucial na formação do futuro cidadão

Muito tem se falado sobre a reforma do Ensino Médio, que é realmente necessária, conforme demonstram os dados do Censo Escolar da Educação Básica 2017, divulgados pelo MEC no último dia 31. É importante ressaltar, no entanto, que as deficiências encontradas nos anos finais da Educação Básica – e que trazem por consequência dificuldades de ingresso na faculdade e no mercado de trabalho – são oriundas, muitas vezes, da má formação dos alunos lá atrás, no Ensino Fundamental. Aí está o cerne do problema. Para ingressar no Ensino Médio e ter um bom desempenho, crianças e adolescentes precisam primeiro ter passado por um Ensino Fundamental de qualidade. Infelizmente, não é isso que acontece em grande parte dos casos.

Uma das causas desse problema é a formação precária dos professores. Cerca de 15% dos docentes da Educação Básica não têm ensino superior, segundo mostrou o Censo. Analisando a formação dos professores na Educação Infantil, verifica-se que 6,2% deles estudaram somente até o Ensino Fundamental e 18,1% não terminaram nem o Ensino Médio. O mais preocupante é que no Ensino Fundamental – quando começa verdadeiramente o aprendizado das diversas disciplinas em sala de aula – 3,7% dos professores que estão lecionando não terminaram o Ensino Médio e 5% deles estudaram só até essa etapa. Existem ainda 6% que estão na faculdade. E mesmo entre os 85,3% formados na universidade, muitos não fazem cursos de formação e atualização, importantíssimos neste mundo cada vez mais globalizado e digital.

De acordo com o Censo, também falta adequação dos docentes às disciplinas que lecionam. Em Língua Estrangeira, por exemplo, apenas 42% dos docentes têm formação adequada na área. E o agravante é que 23,7% desses professores não têm sequer Ensino Superior completo. A baixa remuneração é um dos motivos para a falta de entusiasmo do professor. E é fato que cada vez menos jovens querem abraçar a profissão.

O problema de repetência, de evasão escolar e de baixa qualidade no aprendizado durante o Ensino Fundamental é grave. E os municípios são os responsáveis por 61,3% das escolas brasileiras – o equivalente a 112,9 mil instituições de ensino. As escolas estaduais representam 16,6% e as federais, 0,4%. É verdade que muitos gestores municipais vêm se esforçando para mudar esse quadro – é só verificar os índices do IDEB que estão melhorando em muitos municípios do país. Mas muito ainda precisa ser feito e as prefeituras têm que arregaçar as mangas e oferecer um ensino cada vez de maior qualidade, começando por promover cursos de formação e atualização profissional, possibilitando assim que seus professores tenham condições de dar aulas mais criativas e mais instigantes, incluindo aí a tecnologia, computadores e aplicativos que tornam o aprendizado mais completo e mais dentro da realidade das crianças e jovens do século 21.

Torna-se urgente modernizar a metodologia de ensino nas escolas públicas, começando pelo Ensino Fundamental. O “ensino industrial” empregado há muitos anos já não supre as necessidades inerentes aos alunos nativos digitais, em um mundo em que tudo muda num piscar de olhos. E os professores devem acompanhar essa constante ebulição de novidades. Giz e quadro negro não bastam. Agora, o professor precisa estar munido de recursos digitais, elementos lúdicos de aprendizagem e ferramentas diversas que permitam que ele também transmita ensinamentos de forma criativa, inovadora e fique tão antenado em temas atuais quanto seus alunos.

Centenas de escolas públicas do interior paulista já contam com laboratórios de informática e fazem uso de recursos tecnológicos, oferecendo um aprendizado mais amplo e moderno. Que isso se multiplique por todo o país, transformando a Educação desde os primeiros anos da criança na escola, a fim de que ela chegue ao fim do Ensino Médio verdadeiramente preparada para fazer uma boa faculdade e consiga deste modo o seu espaço em um mercado de trabalho cada vez mais exigente e competitivo.

Porém, acrescento, de nada valerão os “gadgets”, tais como computadores, laptops, celulares, lousas digitais, entre outros, se aos professores não for dado conhecer e aplicar metodologias educacionais que façam uso adequado deste ferramental. O segredo de uma educação de qualidade está na adequada utilização das ferramentas disponíveis, traduzindo, na boa e velha didática, potencializada, hoje em dia, pelo melhor conhecimento do cérebro humano e como ele adquire, organiza, analisa, sintetiza e guarda as informações que recebe.

Para tal, metodologias que fazem uso adequado de todo conhecimento que hoje temos acerca do funcionamento do cérebro humano fazem toda diferença no processo de ensino e aprendizagem. Cabe aos gestores proporcionar aos educadores acesso a estas novas metodologias e estes, através dos cursos de formação continuada, se inteirarem destas modernas ferramentas a fim de propiciar uma regência de aula mais suave para si e mais eficaz para seus alunos.

* Luis Antonio Namura Poblacion é Presidente da Planneta (www.planneta.com.br); Engenheiro Elétricista pelo ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica 



Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes


Como lidar com a dura realidade

Se olharmos para os acontecimentos apresentados nos telejornais veremos imagens de ações terríveis praticadas por pessoas que jamais se poderia imaginar que fossem capazes de decair tanto.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra