Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Entregou-se à bebida, por vergonha

Entregou-se à bebida, por vergonha

15/03/2019 Humberto Pinho da Silva

Conheci-o, já lá vão muitos anos; era, ainda muito jovem, e raras vezes se encontrava sóbrio.

Mal rompia o Sol, bebia o bagacito, e chegava à noite, cambaleando, como boneco teimoso. Trabalhava no escritório de fábrica. Emprego que mantinha, por caridade dos patrões, condoídos da sua triste situação.

Andava sempre a sorrir, mostrando os dentes amarelecidos pelo tabaco. Sorria, quiçá, para abafar a dor que trazia sempre no coração; mas, por dentro, chorava lágrimas de ingratidão e tristeza.

Certa ocasião, pelo Natal, encontrei-o – caso raro, – totalmente sóbrio. Apertou-me a mão generosamente, e a meio da conversa, revelou-me sua mágoa e a razão de se entregar à bebida: Casara ainda adolescente com moça pobre, balconista de profissão, que vivia numa “ilha” da preferia.

Os pais, e os amigos, contrariaram-lhe o enlace…Mas a rapariga, tinha rostinho bonito, e charme que deveras cativava. Estava apaixonado! …

- “Um homem, quando ama verdadeiramente, fica criança: só pensa no ser amado! …” - Disse-me com sorriso forçado, dançando nos lábios descorados.

Decorridos meses (cansada, talvez, de ser dona de casa,) confidenciou-lhe, que seria bom, para ambos, que ela continuasse os estudos.

Concordou. Matriculou-a num Centro de Explicações, com professores particulares. Conseguiu, em três anos, completar o Curso Geral dos Liceus. Para isso, teve que abandonar o emprego.

No ano seguinte, concluiu a alínea de Letras, e entrou em Direito, com boa classificação. Eram um casal feliz. Para arcar com as despesas, trabalhava como mísero galego. Mas, sentia-se contente e orgulhoso, com o progresso da esposa, e esperança de vida mais confortável.

Mas…já no final do curso, a mulher encantou-se: pela simpatia, gentileza e gestos polidos, de colega; e tão entusiasmada ficou, que assentou fugir de casa na companhia do estudante.

O pobre homem, desgostoso, e envergonhado, refugiou-se no álcool. Com os olhos rasos de lágrimas, voz apertada e compungida, disse-me:

- Fui buscá-la a uma “ilha”; eduquei-a; dei-lhe professores particulares; e quando se apanhou, quase com o “canudo”, abandonou-me, com colega. O que me dói, é a ingratidão! … De me ter feito bobo…Passei a vida a trabalhar…Dei-lhe tudo…Até amor! …Entreguei-me à bebida… porque tenho vergonha, como homem, de ter sido abandonado! … - Concluiu, retorcendo os lábios ressequidos.

Compreendi a tragédia. Compreendi, porque nada fere mais, do que a ingratidão e o desprezo, mormente, quando provêm daquela ou daquele, que amamos apaixonadamente.

* Humberto Pinho da Silva

Fonte: Humberto Pinho da Silva



Missão do avô

Na família os avós são conselheiros dos pais e dos netos.


A importância das relações governamentais e institucionais

As relações governamentais e institucionais têm sido um instrumento de alta relevância para qualquer organização no atual momento político brasileiro.


Namoro na adolescência: fato ou fake?

O início da adolescência coincide com o final do Ensino Fundamental, fase em que desabrocham as paixões e, com elas, o convite: “quer namorar comigo?”.


Autobiografias: revelações das experiências em família

A curiosidade de muitas pessoas sobre a (auto) biografia de personalidades tem se tornado cada vez mais crescente, nos últimos anos.


What a wonderful world

Louis Daniel Armstrong foi um cantor e instrumentista nascido na aurora do século 20, e foi considerado “a personificação do jazz”.


A violência doméstica

Em Portugal, desde o início do ano, apesar de se combater, por todos os meios, a violência na família, contam-se já mais de uma dezena de mulheres, assassinadas.


O desrespeito ao teto constitucional e o ativismo judicial

O ativismo do Executivo e do Judiciário está “apequenando” o Legislativo.


Indicadores e painéis urbanos aliados à administração pública

A cidade com fatos visualizados está remodelando a forma como os cidadãos e gestores vêm a conhecê-la e governá-la.


Os perigos do Transporte Aéreo Clandestino

Os regulamentos aeronáuticos buscam estabelecer critérios mínimos a serem seguidos pelos integrantes da indústria em questão.


A agenda do dia seguinte

A reforma da Previdência será aprovada no Congresso, salvo fatos graves e imprevistos. A dúvida, hoje, se restringe a quanto será, efetivamente, a economia do governo, em dez anos, já que as estimativas variam entre 500 a 900 bilhões de reais.


Comissão de Justiça e Paz

A CJP de Vitória foi criada em 1978 pelos Bispos Dom João Baptista da Motta e Albuquerque e Dom Luís Gonzaga Fernandes.


A sabedoria dos mineiros em ajudar os menos favorecidos

Há quatro organizações não governamentais de assistência social situadas em Belo Horizonte que estão fazendo um trabalho maravilhoso para ajudar os menos favorecidos.