Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Erros ao lidar com seu chefe

Erros ao lidar com seu chefe

23/05/2015 Anderson Coutinho

Seu chefe é o único capaz de fazer você crescer ou estagnar.

Muitos profissionais até sabem disso, mas, não agem de modo coerente com esta verdade. Por isso, vai aqui uma pequena lista de erros que você deve evitar cometer com seu chefe.

Ao receber uma solicitação específica do seu líder, daquelas que fogem à rotina do dia a dia, priorize e deixe-o perceber que ele tem a preferência. Atenção, ‘deixe-o perceber’, não pode ser superficial, você não deve parecer dar prioridade. É preciso comprometer-se de dentro para fora efetivamente e espontaneamente.

Trabalhe para compensar as deficiências de seu chefe, nunca para apontá-las ou expô-las. Dificilmente ele chegou ao cargo por acaso e certamente haverá bons motivos para que ele se mantenha no mesmo. Expor suas deficiências é uma prática inútil, quando não prejudicial a você mesmo.

Ao ouvir um pedido de seu chefe, nunca diga que aquilo é difícil, muito menos que é impossível. Comprometa-se e faça! Se não ficar bem feito ou se não puder ser feito porque efetivamente é difícil ou impossível, mostre a ele que seu esforço não andou de mãos dadas com o desânimo.

Quem faz e mostra que não deu certo de maneira colaborativa, ganha pontos. Você não precisa ser amigo do seu chefe, nem precisa gostar dele, mas é indispensável que você o respeite, dentro e fora da empresa. Um chefe desrespeitado torna-se seu inimigo. Não minta. Esse é o mais grave erro que um colaborador poderá cometer com seu superior. A primeira mentira marca o início do fim da confiança. E acredite: chefes têm memória de ‘elefante’ e jamais se esquecem.

Portanto, se você errou, assuma. Está diante de uma pergunta difícil, responda a verdade. Por pior que sejam as consequências de assumir uma falha, elas nunca serão mais graves do que aquelas onde você assumir uma mentira. Entre demonstrar fidelidade ao seu chefe e aos seus colegas de trabalho, seja fiel ao chefe.

Chefes detestam situações onde os colaboradores se protegem, evitando que erros sejam corrigidos e falhas sejam resolvidas. Não é o colega de trabalho que paga seu salário, nem será ele que te dará aumento, menos que protegerá sua imagem.

Colaboradores que se mostram fiéis ao chefe, criam merecimento para terem um chefe fiel a eles. O relacionamento com seu chefe deve ser verdadeiro, profundo e intenso. Não no sentido de se tornar amigo de seu chefe, pois alguns abominam essa possibilidade, mas, no sentido de se mostrar verdadeiro, presente, proativo e realmente interessado em prover soluções para os problemas do dia a dia. Não de fora para dentro, mas de dentro para fora. Ao ser repreendido pelo chefe, nunca assuma posição de revide.

Chefes irritados não o são por gosto, ou por prazer. Antes, são atormentados por pesados compromissos que você certamente nem conhece. Revidar uma chamada de atenção no momento do nervosismo do chefe é o mesmo que tentar apagar o incêndio com petróleo.

Acate a ordem, assimile a repreensão e, depois, quando as coisas se acalmarem, peça desculpas sinceramente pela falha. Nesse momento você cria empatia, simpatia, confiança e solidez. Mas lembre-se: não pode ser algo forjado.

Se não for sincero, fruto de uma reforma íntima onde você vença o orgulho próprio em prol de um bem maior, não vai funcionar. Apesar de aparentemente essa ser uma forma de se situar em uma zona de conforto, acredite: o puxa saco não tem raízes. Você poderá fazer gentilezas, e até se propor auxiliar seu chefe em níveis pessoais, mas, o faça pelo puro prazer de ver alguém que você admira e respeita, satisfeito.

Não leve assuntos pessoais de seu chefe a ninguém. Vença aquela mórbida vontade de mostrar a todos que você tem o privilégio da confiança e proximidade do chefe. Exposições como ‘hoje vou almoçar na casa do chefe’, ou ‘o chefe me deixou dar uma volta no carro dele’ não possuem absolutamente nada de proveitoso, nem para ele e, menos ainda para você.

* Anderson Coutinho é Consultor de planejamento estratégico da CH&TCR.



A importância do financiamento à exportação de bens e serviços

Observamos uma menor participação das exportações de bens manufaturados na balança comercial brasileira, atualmente em torno de 30%.

Autor: Patrícia Gomes


Empreendedor social: investindo no futuro com propósito

Nos últimos anos, temos testemunhado um movimento crescente de empreendedores que não apenas buscam o sucesso financeiro, mas também têm um compromisso profundo com a mudança social.

Autor: Gerardo Wisosky


Novas formas de trabalho no contexto da retomada de produtividade

Por mais de três anos, desde o surgimento da pandemia em escala mundial, os líderes empresariais têm trabalhado para entender qual o melhor regime de trabalho.

Autor: Leonardo Meneses


Desafios da gestão em um mundo em transformação

À medida que um novo ano se inicia, somos confrontados com uma miríade de oportunidades e desafios, delineando um cenário dinâmico para os meses à frente.

Autor: Maurício Vinhão


Desumanização geral

As condições gerais de vida apertam. A humanidade vem, há longo tempo, agindo de forma individualista.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O xadrez das eleições: janela partidária permite troca de partidos até 5 de abril

Os vereadores e vereadoras de todo país que desejam trocar de partido têm até dia 5 de abril para realizar a nova filiação.

Autor: Wilson Pedroso


Vale a renúncia?

Diversos setores da economia ficaram surpresos com um anúncio vindo de uma das maiores mineradoras do mundo, a Vale.

Autor: Carlos Gomes


STF versus Congresso Nacional

Descriminalização do uso de drogas.

Autor: Bady Curi Neto


O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A Stellantis é rica, gigante, e a Stellantis South America, domina o mercado automobilístico na linha abaixo da Linha do Equador.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A verdade sobre a tributação no Brasil

O Brasil cobra de todos os contribuintes (pessoas físicas e jurídicas) sediados no território nacional, cerca de 33,71% do valor de todos os bens e serviços produzidos no país.

Autor: Samuel Hanan


Bom senso intuitivo

Os governantes, em geral, são desmazelados com o dinheiro e as contas. Falta responsabilidade na gestão financeira pública.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


População da Baixada quer continuidade da Operação Verão

No palanque armado na Praça das Bandeiras (Praia do Gonzaga), a população de Santos manifestou-se, no último sábado, pela continuidade da Operação Verão da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves