Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Esculpir o coração

Esculpir o coração

15/04/2015 Claudia Honorato

O talento de Michelangelo, nas esculturas Pietà e Davi, levou-me a pensar na maneira podemos esculpir nossa própria vida.

“O escultor se volve do mármore para seu modelo, a fim de aperfeiçoar sua concepção. Todos nós somos escultores, que trabalhamos em formas variadas, modelando e cinzelando o pensamento.

... Precisamos formar modelos perfeitos no pensamento e contemplá-los continuamente, ou nunca os esculpiremos em uma vida sublime e nobre”. A pensadora metafísica, Mary Baker Eddy, escreveu isso em um de seus livros.

Esculpir está relacionado com tirar o excesso, limpar e descobrir o que já existe. Ao refletir sobre emoções, pergunto-me se, assim como basta limpar uma janela suja para enxergar bem a paisagem, ao eliminar a irritação e o rancor, veria bem uma pessoa.

O que aconteceria se nos identificássemos mais com qualidades como a paciência e a alegria? Iríamos desenvolver um coração nobre, esculpi-lo, arrancar o que prejudica, limpá-lo e colocar nele somente qualidades que enriquecem. Com esse ideal podemos alcançar saúde e felicidade.

Em uma entrevista, a Dra. Mimi Guarneri, especialista em cardiologia e autora do livro El corazón habla [O coração fala], mostra a relação entre as emoções e o coração, como este se altera devido a elas. Segundo suas pesquisas, quando sentimos alegria, gratidão e emoções positivas, os batimentos cardíacos se harmonizam.

Muitas pessoas têm comprovado o ditado “querer é poder”. Para isso é importante que nos peguntemos: “Quero enxergar em mim problemas ou boas qualidades?”

Ideias para um coração saudável:

1- “Lançar fora” a irritação, a intolerância e o hábito de culpar-se a si mesmo.

2- Ver que esses sentimentos não pertencem à sua natureza espiritual.

3- Amar-se a si mesmo, despojar-se do que não serve e cultivar boas qualidades.

Esses passos fazem a diferença. Podemos caminhar rumo ao bem-estar. Manter esse objetivo no pensamento nos dá força para seguir adiante e alcançá-lo.

* Claudia Honorato é Comitê de Publicação da Ciência Cristã no Chile.

 



Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil


Como melhorar a segurança na movimentação de cargas na construção civil?

O setor da construção civil é um dos mais importantes para a economia do país e tem impacto direto na geração de empregos.

Autor: Fernando Fuertes


As restrições eleitorais contra uso da máquina pública

Estamos em contagem regressiva. As eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro, em todas as cidades do país.

Autor: Wilson Pedroso


Filosofia na calçada

As cidades do interior de Minas, e penso que de outros estados também, nos proporcionam oportunidades de conviver com as pessoas em muitas situações comuns que, no entanto, revelam suas características e personalidades.

Autor: Antônio Marcos Ferreira