Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Esperando a auditoria

Esperando a auditoria

02/10/2013 Marcos Assi

Algumas empresas, sejam elas familiares ou não, financeiras ou não, ainda não entenderam ou não querem entender que a necessidade de profissionalização da gestão deve ser realizada o quanto antes, pois devemos obedecer e observar as regras e regulamentos que norteiam o negócio.

Sem contar os conflitos de interesses e ausência de segregação de funções. Quando alguém questiona, a resposta é sempre a mesma: “quando a auditoria vier a gente muda…”. Falar para este povo sobre controles internos e compliance, prevenção a lavagem de dinheiro, governança corporativa, governança de TI, segurança da Informação, continuidade de negócios, gestão de riscos, entre outros, a gente fala, e é verdade que muitas empresas levam isso a sério, mas têm algumas que fazem de conta que estão atuando e como os órgãos reguladores não têm equipe suficiente…

Então o que podemos fazer? Choque de gestão não funciona quando quem manda não quer realizar. Muitos fazem somente para mostrar para as auditorias e em curto prazo de tempo não conseguem ver tudo e precisam acreditar que estão seguindo a regra. Há empresas em que a auditoria interna fica subordinada à diretoria de controladoria, a segurança da informação responde à auditoria interna ou à área de TI, e assim por diante. Agora pergunto: isso estaria politicamente correto?

Não é suficiente criar uma área de compliance que possa suportar a administração e o negócio, com base na busca de alinhamento das regras externas (órgãos reguladores), da matriz e internas que são implementadas para gerar maior segurança na gestão. Publicar normas e procedimentos não significa que estejamos em conformidade, devemos ter evidências que as regras estão sendo cumpridas por todos na organização, principalmente pelos responsáveis pela gestão, sejam eles contratados ou “donos” do negócio.

Afinal, a não realização e cumprimento dessas normativas podem trazer prejuízos, suspensão de atividades, sanções, penalidades e denegrir a reputação e imagem de uma marca ou de uma empresa. Mas, normalmente, a alta administração trabalha com assuntos macro, com foco nas decisões, e não tem condições de perceber desvios, falhas ou erros gerenciais e os riscos operacionais.

Por isso devemos estar alinhados com os negócios e mais próximos da atividade, oferecer maior segurança para quem exerce as funções administrativas e para quem faz a gestão dos negócios, de riscos, segurança e governança da organização. Tenho convicção de que em breve todos entenderemos a necessidade de conhecer melhor o negócio e de perseguir o cumprimento das regras para segurança da empresa, dos funcionários, dos clientes, fornecedores e toda uma comunidade, que depende do bom funcionamento da organizações, com conduta profissional e ética acima da média existente atualmente.

*Marcos Assi é professor do MBA Gestão de Riscos e Compliance da Trevisan Escola de Negócios.



As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes