Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Estabilidade emocional: o melhor presente para uma criança

Estabilidade emocional: o melhor presente para uma criança

14/12/2014 Heloísa Capelas

Está chegando o Natal e você está pensando qual o melhor presente para dar para seu filho?

Nada de errado em presentear as crianças com aquilo que elas desejam, mas já que estamos falando de uma época de reflexão sobre o que somos e o que queremos que nossos filhos sejam, aqui vai um presente precioso. Um estudo da LSE (London School of Economics) com mais de 9 mil crianças afirma que estabilidade emocional no lar tem mais influência na felicidade futura de crianças do que dinheiro ou, até mesmo, um bom desempenho acadêmico.

Os pesquisadores concluíram que a "saúde emocional" na infância é fator determinante. Nos muitos anos lidando com pessoas e estudando a inteligência comportamental, também defendo que muitas das características que apresentamos na fase adulta são definidas durante a infância e que os comportamentos que observamos daqueles que são próximos nessa fase é que refletirão nas nossas emoções futuras. A inteligência emocional é a mais vivida em toda a primeira infância, por volta dos sete anos.

Quando a criança nasce, ela é seu corpinho e todas as sensações dele. Em resumo, sobressaem suas partes física e emocional, já as outras inteligências estão lá, mas em latência. Essa afirmação é fundamentada no Processo Hoffman, no qual me tornei especialista. Criado por Bob Hoffman em 1967, o método consiste em uma teoria que considera a integração das inteligências humanas: intelectual, emocional, espiritual (ou intuitivo) e corporal (ou físico). Quase no mesmo período, o psiquiatra e psicoterapeuta Carl Gustav Jung, descreveu as quatro funções psicológicas humanas (pensamento, sentimento, sensação e intuição).

Mais tarde, por voltada da década de 1990, a inteligência emocional se tornou reconhecida como fator essencial da personalidade humana para as soluções de problemas do dia a dia. Em suma, o aprendizado na infância depende da nossa inteligência emocional e ocorre sempre por cópia e repetição. A criança nasce com toda a capacidade de sentir e vai desenvolvendo-a à medida que percebe como é que o outro vive. Como é que o outro expressa raiva? Tem abraço? Não tem abraço? Como é que a mãe fala? Alto, baixo, depressa...

Tudo isso a criança segue aprendendo a expressar, tendo como referencial o próprio corpinho. E nosso aprendizado, na infância, é sempre por cópia e repetição. E é esse aprendizado que absorvemos quando somos crianças que nos acompanha por toda a vida e, se não tivermos consciência dele, podemos reproduzir maus hábitos sem perceber. A maneira como expressamos a raiva, por exemplo, tem influência dessa fase. Por isso, antes de analisar o comportamento de seu filho e o que o faz feliz, reflita sobre o seu próprio comportamento e que exemplos está dando a ele.

*Heloísa Capelas é autora do livro recém-lançado, o Mapa da Felicidade (Editora Gente).



A importância do financiamento à exportação de bens e serviços

Observamos uma menor participação das exportações de bens manufaturados na balança comercial brasileira, atualmente em torno de 30%.

Autor: Patrícia Gomes


Empreendedor social: investindo no futuro com propósito

Nos últimos anos, temos testemunhado um movimento crescente de empreendedores que não apenas buscam o sucesso financeiro, mas também têm um compromisso profundo com a mudança social.

Autor: Gerardo Wisosky


Novas formas de trabalho no contexto da retomada de produtividade

Por mais de três anos, desde o surgimento da pandemia em escala mundial, os líderes empresariais têm trabalhado para entender qual o melhor regime de trabalho.

Autor: Leonardo Meneses


Desafios da gestão em um mundo em transformação

À medida que um novo ano se inicia, somos confrontados com uma miríade de oportunidades e desafios, delineando um cenário dinâmico para os meses à frente.

Autor: Maurício Vinhão


Desumanização geral

As condições gerais de vida apertam. A humanidade vem, há longo tempo, agindo de forma individualista.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O xadrez das eleições: janela partidária permite troca de partidos até 5 de abril

Os vereadores e vereadoras de todo país que desejam trocar de partido têm até dia 5 de abril para realizar a nova filiação.

Autor: Wilson Pedroso


Vale a renúncia?

Diversos setores da economia ficaram surpresos com um anúncio vindo de uma das maiores mineradoras do mundo, a Vale.

Autor: Carlos Gomes


STF versus Congresso Nacional

Descriminalização do uso de drogas.

Autor: Bady Curi Neto


O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A Stellantis é rica, gigante, e a Stellantis South America, domina o mercado automobilístico na linha abaixo da Linha do Equador.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A verdade sobre a tributação no Brasil

O Brasil cobra de todos os contribuintes (pessoas físicas e jurídicas) sediados no território nacional, cerca de 33,71% do valor de todos os bens e serviços produzidos no país.

Autor: Samuel Hanan


Bom senso intuitivo

Os governantes, em geral, são desmazelados com o dinheiro e as contas. Falta responsabilidade na gestão financeira pública.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


População da Baixada quer continuidade da Operação Verão

No palanque armado na Praça das Bandeiras (Praia do Gonzaga), a população de Santos manifestou-se, no último sábado, pela continuidade da Operação Verão da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves